"Teremos, certamente, mais de milhar e meio a correr em Monsanto"
No próximo dia 23 de fevereiro, domingo, realiza-se a 5ª edição da Corrida da Árvore, prova de 10K com caminhada na Serra da Monsanto em Lisboa. Entrevistamos José Abreu, Diretor de Projectos da Xistarca, sobre esta prova que a cada ano que passa ganha mais adeptos e que já faz parte das provas
Entrevista por Filipe Gil
Há quantos anos existe a Corrida da Árvore e como nasceu a ideia para esta prova?
Esta corrida vai ter a sua 5ª edição. A ideia da sua realização deveu-se, essencialmente, à preocupação generalizada sobre o meio ambiente, à qual a Xistarca não é alheia, tendo estabelecido como principal objetivo do evento a contribuição para o desenvolvimento do meio ambiente, entregando a cada participante uma árvore. Para lá da causa mencionada, é também um modo de levar os amantes da corrida a praticarem esta atividade num percurso despoluído e a conhecerem o chamado "pulmão" da capital, o Parque do Monsanto.
Quem tem sido os participantes mais frequentes desta prova: corredores experientes ou muita gente que se inicia nas corridas?
Tanto os corredores experientes como os que iniciam esta prática estão bem representados no conto geral de participantes. Os que habitualmente correm, pela beleza do percurso e os que iniciam como modo de conhecerem o belo Parque do Monsanto, que de outro modo não seria fácil conhecerem.
O percurso é o mesmo dos anos anteriores ou há novidades?
O percurso será o mesmo do anterior, não havendo razões justificáveis para alteração, até porque o número de participantes tem aumentado de ano para nao.
É um dos circuitos mais conhecidos dos corredores de Lisboa e arredores, muitos fazem-no várias vezes por semana e conhecem as curvas e subidas como a palma da mão. Mesmo assim, como organizador da prova, o que destaca neste percurso?
A beleza do percurso e a diversidade ambiental da mata que, certamente, cativa todos os praticantes da corrida e da caminhada.
Que conselhos dá a quem se vai estrear nesta prova?
Essencialmente que usufruam de um espaço único para a prática da corrida e da beleza que envolve todo o percurso, com uma vista panorâmica fantástica sobre o Tejo e a zona monumental dos Descobrimentos.
Apesar de ser em Monsanto, a prova não passa por locais que não sejam de asfalto. Nunca ponderaram incluir um pouco de trail à prova?
A caminhada é toda feita em terra batida, fugindo do asfalto. Na corrida julgamos ser mais complicado sair do asfalto, uma vez que a prova se realiza em plena época de inverno e aumentaria a dificuldade. No entanto, poderemos numa futura edição vir a introduzir alguns troços de terra batida.
Quantos participantes esperam para a prova deste ano?
Teremos, certamente, mais de milhar e meio a correr em Monsanto, contudo gostaríamos de atingir os 2000 participantes.
Gostavam que a prova crescesse em número de participantes, ou preferem que continue a ser uma prova de tamanho médio, com muitos fiéis?
Não temos nenhuma reserva ao aumento do número de participantes. O percurso permite, perfeitamente, uma participação de 3000 pessoas e são sempre bem vindos novos amantes da corrida.
fim