Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Correr nos Açores - next stop: Santa Maria

11205033_453317974874870_3020102661176768549_n.jpg

Já partilhei convosco que adoro as nossas ilhas. Tanto a ilha da Madeira como os Açores que tive a oportunidade de conhecer o ano passado, são pérolas da natureza na Europa. Foi em Maio de 2015 que visitei os Açores pela primeira vez, no âmbito do Azores Trail Run (site oficial).  

 

Na sua primeira edição, esta prova superou todas as expetativas. Tive um azar durante a prova, pois caí e abri o joelho e as mãos mas não permiti que isso me tirasse o prazer de correr naquele lugar mágico (vejam o meu registo no Strava).

 

Foram 46 km que passaram por três vulcões grandes. Depois da Caldeira principal da ilha do Faial, tivemos direito a um percurso muito técnico e vistas e single tracks de cortar a respiração. Houve um troço lindo ao longo de uma levada, foi mágico, fez lembrar um dos meus trilhos preferidos na Lousã. Nunca me vou esquecer desse lindo troço. Embora me doessem as feridas nos joelhos e nas mãos, nos últimos 6 kms não queria mesmo parar, tinha entrado num transe. Entrei num modo automático, a desejar pelo vulcão dos Capelinhos. Descer do Vulcão até a meta foi de facto lindo. Uma imagem que jamais esquecerei, bem como o abraço dos meus amigos na meta.

 

ScreenHunter_158 Mar. 20 15.47.jpg

Foi uma das melhores provas na minha humilde experiência com provas deste tipo. Vários são os fatores que fizeram do Azores Trail Run um sucesso. Destaco, em primeiro lugar, a paisagem. Fiquei fã do Faial. Tanto pela tecnicidade dos trilhos como pela beleza e variedade da paisagem envolvente, desde vulcões áridos e secos à selva húmida com vegetação incrível. E as vistas… E as vaquinhas…

 

A prova em si foi extremamente bem organizada. O convívio e envolvência de acompanhantes foi muito bom.  Desde uma Tertúlia sobre Trail Running, Turismo, Desporto e Saúde; o “Carbono Zero”, uma iniciativa de plantação de árvores, à Pasta Party muito bem organizada na véspera, à festa de encerramento depois da prova com jantar incluído. Todos os eventos eram de livre acesso aos participantes e respetivos acompanhantes, criando um verdadeiro espírito de convívio para além da prova em si. A aposta internacional também foi um sucesso. Achei muito interessante conhecer pessoas de outros países que partilham a mesma paixão pelos trilhos, trocar experiências, planear desafios internacionais, conhecer novas marcas, etc. Também em termos de sinalização e abastecimentos não tenho nada a apontar. Era impossível perder-nos com tantas fitas e voluntários e nos abastecimentos tinha gente muito simpática e abastecimentos muito completos. Para mim, o cúmulo do Azores Trail Run foi a meta num cenário natural único, com um comentador, abastecimento final, cerveja e peixinho. Ah, e a bela da banhoca nas piscinas naturais do Vulcão dos Capelinhos foi TOP! Estava decidida que iria voltar a correr nos Açores.

 

18489971_hmWIG.jpeg

O Azores Trail Run, na ilha do Faial, será este ano no dia 28 de Maio com quatro provas: 10km, 22km,  48km e uma de 70km, e faz parte do circuito nacional de ultra trail. A prova maior, Trail Ilha Azul – Trail Ultra (70 km) contribui com 2 pontos Mont-Blanc® 2017 e o Faial Costa a Costa – Trail Ultra (48 km) com 1 ponto. Esta última é também pontuável para o Campeonato Nacional de Trail Ultra 2016.

 

Ainda o ano passado, depois da minha aventura no Faial, decorreu, pela mesma organização, o Azores Triangle Adventure, no final de Outubro.  O Triangle Adventure decorre nas ilhas do Pico, S. Jorge e Faial, uma etapa por ilha. Os atletas podem correr individualmente ou em equipa de 3 elementos. Através de amigos, soube que, embora as expectativas fossem muito elevadas, a organização não desiludiu em nada. Mais um evento de sucesso nas nossas ilhas. Na altura não estava fit. Tinha treinado pouco no Verão e estava já com os sintomas da anemia. Por isso, não foi aí que voltei às ilhas.

 

Para quem tem mais curiosidade pela ilha de São Miguel, temos o Ecologic Trail Run. Com uma filosofia ecológica na génese deste trail, este trail pretende proporcionar a todos os participantes uma experiência desportiva, num dos locais mais belos do mundo, os Açores - Ilha São Miguel - Ribeira Grande. A integração do Ecologic Trail Run Azores, no Circuito Nacional de Trail, da ATRP, vem confirmar o potêncial deste evento e bem como o nível de organização apresentado. O grau de dificuldade do trail será um pouco maior, pois haverá mais distância (aprox. 38kms) e mais desnível positivo (aporx. 1650m). Em simultâneo irá decorrer um trail mais curto (aprox. 15kms) e uma caminhada (aprox. 9kms). Esta prove decorre a 19 de Junho.

1900084_820201881399980_6717016000191819930_n.jpg

Foi agora em Janeiro que a organização do Azores Trail Run anunciou o Columbus Trail. Que excelente notícia! O Azores Trail Run – Columbus Trail invoca a passagem de Cristóvão Colombo por Santa Maria, entre 18 e 28 de fevereiro de 1493, conforme ficou registado no diário de bordo do navegador.  A prova tem duas distâncias, uma maratona de 42 km em trilhos e uma ultramaratona de 77 km. Ambas as provas decorrem no sábado dia 27 de Fevereiro na Ilha de Santa Maria.

 

Eu já estou inscrita e ansiosa! Recomendo aos interessados marcarem o alojamento no Hotel Colombo. No ato da reserva todos os participantes terão que utilizar o seguinte codigo promocional de reserva COLUMBUS2016 para usufruírem de um desconto (E-mails directos para as reservas: sandra.rodrigues@colombo-hotel.com ou santamaria@colombo-hotel.com).

 

 

12491779_1660960924169892_6982481700772319248_o.jp

Para as passagens aéreas, todos os inscritos terão 50% de desconto nas viagens pela SATA. As reservas devem ser efectuadas numa loja SATA ou Call Center. Atenção porque as reservas não são válidas através da internet! A SATA responderá num prazo de 72 horas (contacto: carina.franco@sata.pt).

 

Vemo-nos na Ilha de Santa Maria?