A corrida está tão na moda que esta semana li numa das revistas do social uma das cronistas "VIP" debitar dicas de running e looks para correr. O que é positivo, mas não tanto.Dos looks escolhidos pouco a reparar. A escolha é quase irrepreensível (como se pode ver na foto acima - até lá estão uns Newton, o que é de salientar). O problema é que neste aconselhamento existem uns Vans (modelo normal
tigresse) para correr. Como é possível alguém aconselhar este modelo de ténis (são de skate e de streetwear) para a corrida? Corram com eles e vão ver no que se tornam os vossos pés, joelhos, coluna, etc.Depois vem o pior:
Dicas de running. Onde a senhora escreve umas verdadeiras pérolas.A saber:
"deve inspirar pelo nariz e expirar pela boca" - sabemos que a respirar assim não aguentamos muito mais que um par de metros. A respiração deve ser feita tanto com o nariz como com a boca, senão não temos oxigenação nos músculos, sobretudo quando estamos em grande esforço.
Outra preciosidade:
"em teoria o melhor é treinar à tarde pois é quando temos o pico mais alto do nosso bioritmo". E quem corre de manhãzinha porque trabalha depois? E quando está calor? E porque razão as provas são quase sempre de manhã? E onde foram inventar esta do pico do bioritmo?E mais uma:
"procure correr em terra ou relva, já que o asfalto é mais duro e sobrecarrega muito as articulações" - só tem desculpa se a senhora for praticante de trail, porque de resto, isto não faz o mínimo sentido.Não quero ser mau, mas penso que alguém debitou alguma informação sobre corrida à senhora, e como a corrida está na moda, esta decidiu lançar umas dicas um pouco baralhadas. Não tem mal para nós que corremos, mas tem informação errada para quem lê a senhora e quer começar a correr. Já estou a ver alguma leitora ou leitor de Vans
tigresse calçados a correr em cima de terra ou relva, pelas 4 da tarde, evitando o asfalto, e a arfar pelo nariz". Enfim.