Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Correr em grande forma em 2016: 8 dicas

 18350682_wRAQO.jpeg 

1. Comece por analisar os seus últimos 12 meses

Nada como analisar de onde viemos para saber para onde queremos ir. Examine os seus treinos de 2015 e anote os seus melhores tempos e recordes pessoais. De igual forma tome nota dos treinos que correram menos bem, daqueles que fugimos o ano todo a "sete pés" e das semanas que não treinamos por lesão. Faça uma lista dos objetivos que atingiu e das áreas onde precisa de melhorar.

 

2. Arranje um treinador/mentor

Nem todos precisamos de treinador, mas nenhum corredor sabe tudo. Procure um mentor ou alguém experiente em quem confie e respeite para partilhar ideias e ter feedback dos seus progressos ao nível dos treinos.

 

3. Estabeleça pequenos objetivos atingíveis

No início de cada ano os corredores traçam os objetivos que desejam ver cumpridos, sejam eles quebrar recordes pessoais, correr uma maratona ou participar no seu primeiro trail. Esses serão os seus grandes desafios do ano. Ao longo do percurso estabeleça pequenos objetivos alcançáveis com os quais se possa comprometer, sejam eles treinar mais vezes, fazer um treino de velocidade por semana ou mesmo descansar.

IMG_3086.JPG

4. Planeie o seu descanso

Uma das coisas que os corredores mais detestam, além de não poder treinar por lesão, é estabelecer e planear o descanso e ficar alguns dias sem correr. Não parece mas é difícil e por norma vem associado a um período de mau humor. Não espere por estar doente ou lesionado para parar e descansar. O descanso faz parte integrante do treino. Após uma prova esgotante faça uma semana de pausa para restabelecer forças e recarregar energias antes do seu próximo grande desafio.

 

5. Trabalhe nos seus pontos fracos

Concentre-se nos seus pontos fracos e durante alguns meses foque-se em treinos específicos para os melhorar. Existem vários tipos de exercícios próprios para treinar a velocidade, a força ou a resistência. Se o vosso forte são as maratonas e a resistência, dedique dois meses a treinar para provas curtas e rápidas, 10 quilómetros por exemplo, vai ver que vai desenvolver novas capacidades.

 

6. Exceda-se de vez em quando

A fronteira que separa um treino otimizado e o sobretreino é ténue. No entanto, em algumas ocasiões correr atrás de quem é mais rápido do que nós pode aumentar o nosso nível e fazermos evoluir. Treinar com um grupo mais rápido pode permitir-nos passar para o próximo nível.

IMG_3046.JPG

7.  Participe mais em provas

A verdade é que só atingimos o pico da nossa forma algumas vezes durante o ano. Utilizar provas menos importantes, para nós, como treinos competitivos é uma forma de adquirir experiência ao mesmo tempo que a adrenalina da competição nos faz aumentar o ritmo. A chave do sucesso é definir bem as provas "chaves" para nós e aumentar os nossos índices competitivos noutras provas.

 

8. Olhe para o futuro

Não pense só nos objetivos que quer atingir em 2016 e planeie já os objetivos para os próximos 2/3 anos e os grandes desafios que quer completar. Adote uma visão a longo prazo do seu plano de treinos e estabeleça objetivos gradualmente mais difíceis até estar capaz de atingir o seu "Santo Graal". Não queira tudo para amanhã e dê um passo de cada vez.

 

Boas corridas a todos!