Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Coronavírus - FAQ sobre alimentação (1ª parte)

1512353219-9330c68def9986b8342f68a41f40000024aa.jp

Estar em casa, com a família aos berros, com a frustação de ver a sua atividade reduzida e com a despensa ali à mão...não é fácil resistir à tentação de COMER!

Por isso, resumi algumas respostas aos problemas/constrangimentos desta quarentena e que sei que vos podem ajudar.

Q: Como planear as refeições de forma a não passar o tempo todo na cozinha?

R: Passar algum tempo na cozinha é inevitável, pois começámos a fazer todas as refeições em casa (para nós e para toda a família). Mas esse tempo pode ser reduzido se fizermos um planeamento das refeições ao longo da semana, tendo em conta o que temos na despensa, no frigorífico/congelador e com uma ou outra refeição take-away. Neste planeamento, é importante considerar que podem haver algumas sobras e que estas podem dar para uma refeição extra.

Q: Como posso adquirir produtos frescos se devo limitar as idas ao supermercado?

R: Quando pensamos em legumes e frutos frescos, não temos em conta estes alimentos na sua forma congelada. Os legumes pré-congelados são uma boa opção para manter o consumo de alimentos ricos em fibras e algumas vitaminas e minerais. Ao cozinharmos estes alimentos, temos algumas perdas nutricionais, tal como acontece com os produtos frescos. Contudo, se saltearmos ou cozinharmos a vapor, vamos reduzir essas perdas.

Q: Preciso de controlar o meu peso, mas tenho comida à minha disposição. Como fazer?

R: Este é um dos principais problemas de "estar em casa". Apesar dos alimentos estarem mais disponíveis, é importante tentar controlar as idas à cozinha. O primeiro passo é tentar manter ou definir um horário para as refeições. Estas refeições devem ser calmas (se possível), bem mastigadas e com uma porção generosa de legumes. Desta forma, vamos ajudar a prolongar a sensação de saciedade. Se, mesmo assim, não resultar: tranque a cozinha!

Q: Eu estava a fazer um plano alimentar com um nutricionista para fazer uma prova de trail em maio, mas reduzi o treino na quarentena e a prova foi cancelada. O que devo fazer para não "deitar o trabalho a baixo"?

R: O passo mais importante é falar com o seu nutricionista e definir uma estratégia para o próximo objetivo ou para o volume de treino atual. Apesar das consultas presenciais terem sido desaconselhadas, os nutricionistas continuam o seu trabalho via online. Esta forma não é a melhor (a avaliação dos parâmetros não é a mesma) mas o acompanhamento nesta fase é fundamental, de forma a que não desperdice meses de trabalho. Caso não esteja a ser acompanhado por um nutricionista e queira ter um acompanhamento nutricional nesta fase de quarentena (por ex, para planear a próxima prova ou mesmo para emegrecer até retomar os treinos), pode entrar em contacto comigo.

Fica atento ao próximo post para mais perguntas e respostas!