Conheça as vencedoras do passatempo “Eu sou uma princesa que corre”
Já escolhemos, em conjunto com a Catarina Beato autora do blog "Dias de Uma Princesa", as vencedoras do passatempo "Eu sou uma princesa que corre" e que ganharam um exemplar do fantástico livro da Catarina, "Dieta das Princesas".
Escolhemos as vencedoras pelas suas histórias, pela força de vontade e pela coragem de mostrarem como conseguiram mudar a sua vida. Este post é também dedicado a todas as outras "princesas" que ainda não deram esse passo, o de mudar, a caminho de uma vida mais saudável e feliz.
Conheçam a Luísa, Vanessa e a Ana.
Luísa Mesquita:
Idade: 27
Peso antes: 83kg
Peso agora: 63kg
“Eu comecei a correr para perder peso (não vale a pena por aqui nenhuns floridos porque foi mesmo a única razão) e agora corro porque me liberta a mente, o stress e porque me faz sempre ter a certeza de que quando eu quero eu consigo. No inicio não corria nem 100metros e agora, - 20kg depois, corro 15km”.
--
Vanessa Casais
“Eu achava que correr era só para alguns, senão alguns, pelo menos para outros que não eu. Eu sempre fui asmática, nunca fiz desporto, e cresci envolta em antibióticos, bombinhas, e outros que tais. Na gravidez de risco que tive engordei mais de 20 kgs, e perdi muita força muscular. Foi apenas depois de ser mãe que comecei a praticar desporto.
Primeiro aulas pós-parto, de recuperação, e depois uma fisioterapia intensiva onde para além da falta de resistência eram trabalhados todo o género de músculos. Foi aí que conheci a corrida, em passadeira, duas vezes por semana. O que ao início me custava rapidamente se tornou um prazer, um vício, e da passadeira para a rua. Tudo tem a ver com treino, com testar os limites, a resistência, a resiliência. Aprendi rapidamente a dizer que não à dor momentânea em função do prazer e do bem-estar que sentia no final da corrida. Aprendi a controlar a respiração e pasmem-se fiquei muitooooo melhor da asma. Isso que não sirva de desculpa para asmáticos.
Correr é o melhor remédio para controlar respiração e deitar fora o que não presta. Ganhei força, resistência e alegria e por incrível que pareça força de vontade. Foi nesta altura que descobri uma lesão pré-cancerigena no palato mole, na boca. Fui operada duas vezes, fiz várias biopsias, e apercebi-me no elevador para o IPO que não era esta a vida que eu queria levar. O meu filho tinha um aninho apenas, era a minha alegria, mas eu não amava o meu companheiro. Foi através da ginástica, que aprendi o que significa resistência, ir mais além da minha capacidade, ou do que o que o meu corpo permite inicialmente. Fiquei boa. Fiquei em forma e decidi nessa altura divorciar-me, mas a história não acaba aqui. Perdi mais de 22 Kgs desde a gravidez de risco, ganhei força, consegui fazer pela primeira vez flexões e abdominais.
O gosto de correr manteve-se muito além da fisioterapia, participei em meias-maratonas, participo sempre na corrida sempre, participei em muitas outras corridas concelhias, daamizade, etc. Tenho várias medalhas expostas no pequeno ginásio que fiz lá em casa, onde a passadeira me recompõe nos dias mais tramados, ou naqueles dias de chuva em que não dá para correr lá fora.
Tenho o peso certo, a resistência e a força de vontade que nunca sonhei ter com 13 ou 14 anos e uma certeza, a de que o exercício é uma mais valia ao alcance de qualquer carteira, e que podemos começar com qualquer idade. Mesmo com problemas de saúde extremos é possível melhorar com corrida e exercício, e não há que ter medo de começar, puxem pelos amigos, convençam alguns e comecem. O nosso corpo é o que fizermos dele e é nosso compromisso para com a nossa felicidade e essa só depende de nós.
Frase:
Não há meta inalcançável,
barreira inultrapassável,
distância que eu não consiga percorrer,
resiliência é a minha palavra,
força de vontade a minha camisola,
meta tudo o que eu decida empreender,
o meu corpo é o meu instrumento
a minha determinação o meu alento
E eu mais feliz só por correr!
--
Ana Fernandes:
Idade: 34 anos
“Corro há muitos anos com o principal objetivo de desanuviar a cabeça do stress dos dias. Tenho 34 anos e comecei aos 18 a sair muito esporadicamente de casa para correr na cidade, sendo que tinha vergonha de andar de fato de treino na rua. Mais tarde começei a frequentar a "pista" do campo da Escola Agrícola de Santarém, onde me sentia mais à vontade e em contacto com a natureza.
Aos 25 anos regressei à cidade e iniciei as corridas à noite. Fazia-o sozinha e nunca via ninguém a correr mas aos poucos isso foi deixando de me fazer confusão e passei a desfrutar mais daquele momento. Tornou-se uma espécie de terapia psicológica, eu vou e quando regresso a casa o meu mundo está muito mais descomplicado. Há um ano descobri que na cidade se havia formado um grupo de amantes da corrida que se juntavam todas as 4ª feiras à noite para correr "desde as Portas do Sol até à lua cheia", os Scalabis Night Runners.
Passei então a juntar-me a eles e o convívio fez com que passasse também a participar em provas de estrada e depois em trails (que me têm conquistado). Continuo a sair para correr sozinha e às 4ª feiras sempre que posso junto-me a eles para os 12km da semana. As provas têm servido para me divertir e aliar o desafio da superação. Não tenho fotos do meu antes, vestida não se encontram grandes diferenças, contudo e naturalmente, que neste ultimo ano ganhei mais massa muscular, firmeza e uma silhueta mais simpática.
Também a alimentação sofreu alterações a pensar nestes dispêndios de energia extra e o que já procurava fazer de forma saudável passou a incluir outros cuidados, diversidade de sabores tornando-me mais atenta a qualquer refeição e fazendo-a de forma mais prazerosa. As fotos que vos envio são a prova da minha diversão e do bem-estar que tenho conquistado com as participações em vários eventos, dos quais regresso a casa sempre com um sorriso de me fazer sentir uma princesa nas suas sapatilhas de cristal.
2013
20Abr: Scalabis Night Race (10km) 54’20’’
02Jun: 12ª Corrida do Oriente (10km) 54’44’’
29Jun: 34ª Corrida das Fogueiras (15km) 1h19’ (aos 10km 53’33’’)
06Jul: Corredor Verde Lisbon Eco Marathon (19km) 2h06’
13Jul: SunsetTrail de São Pedro de Moel (21km) 3h02
17Nov: I Trail Ferreira do Zêzere (23km) 3h32’
15 Dez: Trail dos Casais da Sara (13km)
21 Dez: São Silvestre de Santarém (10km) 50’54’’
2014
23 Fev: I Trail de Almoster (25km) 3h30'
16 Mar: II Trilhos do Paleozóico (24km) 4h07’