Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Como manter a forma na gravidez 1/2

Correr grávida 0.jpg

É verdade, estou grávida! Como alguns já devem ter reparado nas redes sociais, estou grávida de uma menina. A data prevista de parto é já no início de Maio. Confesso que queria muito partilhar aqui no blog como tem sido a gravidez à nível do exercício físico mas sempre tive algum receio que algo pudesse correr mal. Assim, optei por uma abordagem mais discreta e agora que já estou com 9 meses, tenho todo o gosto e confiança em partilhar a minha vida desportiva de grávida aqui. Espero que sirva de inspiração!

Além da gravidez, foi também o confinamento que afetou os meus planos de treinos. Sem grandes objetivos a nível de provas nem oportunidades de treinar em grupo como o costume, fui-me adaptando tanto à realidade da minha barriguinha como às restrições do confinamento.

É geralmente sabido que fazer exercício físico na gravidez faz bem. Manter a forma na gravidez ajuda a minimizar os sintomas da gravidez bem como potenciar um parto mais fácil e rápido e ainda ajudar na recuperação pós-parto. Sobre a intensidade e tipo de exercício físico, os peritos ainda não se entendem. Enquanto uns obstetras defendem que se pode continuar desportos de impacto, como é o caso da corrida, até praticamente o fim da gestação, outros preferem não arriscar e recomendam passar para as caminhadas. 

Segue então o que funcionou para mim para manter a forma na gravidez. Relembro que cada caso é um caso e que é importante falar com o vosso médico e/ou treinador sobre este tema.

Correr grávida 1.jpeg

Corrida na Gravidez

A gravidez confirmou-se no início de Setembro, sendo que em Agosto foram as primeiras semanas desta maravilhosa viagem. Nesses dois primeiros meses, felizmente o Covid ainda nos deixou fazer os Happy Mondays, os nossos fantásticos treinos pelas colinas da cidade. São treinos intensos mas fazia ao meu ritmo e sentia-me bem. 

Havia dias que me sentia forte e outros menos forte, respeitava e ouvia o meu corpo. Ainda fiz alguns treinos de 13-15km e conseguia manter bons ritmos, por volta dos 5’. Também ainda fui correr nos trilhos de Sintra e Monsanto mas confesso que correr em trilhos assustava-me um pouco devido ao risco de queda.

No segundo trimestre de gestação, voltou a energia e comecei a adorar treinos de 5K que fazia até abaixo dos 5’. Entretanto voltamos a confinar e acabaram-se os Happy Mondays. Fazia então 2-3 treinos de 5K por semana. Mantive este registo até aos 7 meses de gestação. Foi às 30 semanas que, apesar de não ter queixas ou desconfortos, o meu obstetra recomendou que parasse as corridas. Aceitei. Apesar de não existir evidência científica que fundamente esta decisão e de haver muitos exemplos de mulheres que correm até ao fim da gestação, preferi abrandar e focar-me noutras atividades de menor impacto.

Lembro-me bem da minha última corrida e sinto muitas saudades! Tenho gostado mais das caminhadas do que esperava mas quando será que agora voltarei a correr? Vejamos!

20210212_165843.jpg

Dicas para correr na gravidez

Mais uma vez, cada caso é um caso e partilho isto apenas para mostrar o que funcionou para mim. Para correr na grávida, sugiro as seguintes dicas:

  1. Encontrar um profissional de saúde que compreenda a importância da corrida / desporto para ti e que te apoie;
  2. Garantir uma ingestão mais frequente e em menor quantidade de alimentos e hidratação durante o exercício para evitar enjoos, desmaios, etc que podem ser mais comuns nesta fase;
  3. Abrandar um pouco: pessoalmente, reduzi a carga semanal (kms por semana) bem como o ritmo (pace) e tipo de percurso (no final dava preferência a percursos mais planos e em estrada).
  4. Usar calçado adequado: apostar em ténis com um bom amortecimento. Pessoalmente adorei os meus queridos New Balance Beacon.
  5. Usar um sutiã adequado: por razões óbvias ;)
  6. Abrandar à medida que a gravidez evolui e, eventualmente, passar a dar preferência às caminhadas, natação, etc.

 

Espero que esta partilha vos inspire a manter a forma durante a gravidez. Em breve, partilho ainda as outras modalidades que tenho praticado durante esta fase tão especial: caminhadas, yoga, bicicleta e os treinos funcionais da Mom in Balance. Se tiverem alguma dúvida ou questão, já sabem, é só contatar-me por aqui ou pelas redes sociais. Boas corridas!