Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Como cuidar dos nossos melhores amigos

Por Bo Irik:

O melhor amigo do corredor? A sapatilha! São caras e sem elas não corremos, por isso há que cuidar bem delas. Para manter a relação de amizade entre os ténis e o nosso nariz e olhos, há que lavá-los, mas como? Eis a questão.

 

Hoje em dia, a maioria das sapatilhas de running incorpora tecnologias específicas de amortecimento e estabilidade que merecem algum cuidado particular. Seguem alguns conselhos que espero que te possam ajudar a cuidar dos teus queridos ténis para que façam muitos mais quilómetros juntos.

IMG_20141115_121854.jpg

 

Em situações sem sujidade extrema:

Após cada corrida, deixa as sapatilhas numa área ventilada, ao pé da janela, por exemplo, e nunca fechados num saco ou armário. Desta forma permitimos que o material respire e seque. Caso a sapatilha tenha palmilhas removíveis, costumo tirá-las para que também respirem.

 

É importante manter o tênis sempre sequinhos pois, o calçado húmido deteriora-se mais rápido. No entanto, não te esqueças que o sol também aumenta o desgaste do material das sapatilhas, pelo que convém evitar que estejam expostas ao sol. Acelerar o processo de secagem com um secador de cabelo também não é recomendado, porque, como é o caso do sol, o calor resseca os materiais. Um truque para minimizar o tempo de secagem é forrar as sapatilhas com jornais que, pela sua natureza, irão absorver a humidade.

 

Uma vez secos, o melhor seria guardar as sapatilhas num armário arejado e seco.

IMG_20141115_122248.jpg

Em situações com lama e mais sujidade:

Quando se trata de apenas uns grãos de areia, da praia por exemplo, normalmente uso uma escova seca. Em casos de sujidade extrema, como após treinos em trilhos com lama, costumo lavar as sapatilhas no chuveiro com água corrente, fria e sem sabão (ou apenas um pouco de sabão azul e branco, que deve ser enxaguado exaustivamente), e com uma escova. Caso o cheiro e ou manchas persistam, pode-se optar pela máquina, mas eu normalmente evito porque tenho medo que afeta a qualidade da sapatilha, embora haja marcas que recomendam o uso da máquina para a limpeza.

 

Em situações extremas, recorro à máquina. Antes de colocar as sapatilhas na máquina recomendo tirar a sujidade extrema com uma escova. No caso de palminhas removíveis, retirá-las e lavá-las manualmente, bem como os atacadores. Sugiro usar programas curtos, de temperaturas baixas (30ºC) e não usar amaciador porque pode danificar as propriedades específicas do material. Um pouco de detergente pode ajudar a eliminar maus cheiros e bactérias.

 

Após a lavagem, manual ou na máquina, apertar o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e colocar as sapatilhas no estendal ou encostados a uma parede, para deixar a água escorrer. Para a secagem, seguir as dicas acima indicadas.

 

De resto, normalmente eu tento dar tempo ao calçado para descansar de forma a recuperar suas propriedades de amortecimento, pelo que vou rodando entre pares. Esta rotação, segundo os peritos também ajuda a evitar que o pé se vicie em determinado modelo.

 

Eu não sou nenhuma especialista em limpeza e manutenção de sapatilhas, mas tal como vocês adoro os meus ténis e quero que durem o máximo! Espero que vos tenha ajudado e caso tenham outras dicas ou sugestões, não hesitem em partilhar! Boas corridas!