Por Sara Dias (Naturopata):
Canelite é uma das patologias mais comuns em corredores.
Trata-se de uma dor localizada na parte interna da tíbia ou também conhecido por canela, quem padece desta patologia refere dor ao correr em especial quando há subidas, região sintomática de extrema sensibilidade ao toque, desconforto a subir escadas.
A descrição mais correcta para esta patologia é Síndrome Stress do Tibial Anterior, maior parte das vezes não existe inflamção propriamente dita mas sim um acumular de carga que não é aliviada.
O tibial anterior, músculo que fica comprometido nesta patologia, é o responsável por fazer a elevação do pé ou seja a flexão do tornozelo. Este músculo entra em fadiga muitas das vezes por falta de tonicidade, alongamento pouco eficaz ou inexistente, excesso de carga em plano inclinado ou movimentos repetidos.
Tratamento
- Diminuir a carga dos treinos
- Caso não haja sintomas de inflamação em especial calor e rubor, aplicação de gelo não faz qualquer tipo de sentido, chegando mesmo a piorar o quadro clínico. Por vezes nestes casos a aplicação de calor promove maior bem estar, por promover o relaxamento do músculo
- Alongar a área afecta
- Fortalecimento muscular em especial do músculo tibial anterior
- Procurar um especialista em terapia manual para que sejam aplicadas técnicas miofasciais ou de libertação de pontos gatilho na região sintomática
- Fisioterapia
- Rolo miofascial
Bons treinos!