Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

BEQ: energia da natureza algarvia

11892364_1628110514138862_8714060577808507935_o.jp

Já conhecem a BEQ – Barra Energética de Querença? Nós fomos experimentar este produto 100% natural, feito à base de frutos secos e mel do barrocal algarvio. O conceito foi desenvolvido na Universidade do Algarve numa parceria com o Projecto Querença.

 

As barras destinam-se ao público em geral, sendo um excelente suplemento para desportista por ser uma excelente fonte de fibras, açúcar e sais minerais. Nos seus ingredientes conta com alfarroba, mel, figo, amêndoa e sal marinho, produtos típicos da região Sul do País. Este produto nasceu da ideia de um grupo de jovens que pretendem apoiar o desenvolvimento do interior algarvio, através da valorização dos seus recursos naturais.

 

Conheçam a nossa opinião:

 

Por Ana Sofia Guerra:

 

Foi com alguma curiosidade que aceitei o desafio de fazer a prova sensorial desta barra energética e de explicar, do ponto de vista nutricional, os benefícios (ou não) desta barra.

 

Começo por dizer que esta barra surge da parceria entre a Universidade do Algarve e o Projecto Querença, com o objetivo de desenvolver um produto energético com a utilização de matérias-primas típicas da região algarvia.

 

Uma dessas matérias-primas é a alfarroba, que se destaca pela sua cor castanha semelhante ao cacau puro, mas que possui outras propriedades nutricionais que a tornam especial. Uma dessas propriedades é o facto de ter uma boa quantidade de vitamina B1 e B2, essenciais para o metabolismo dos hidratos de carbono e das proteínas e que ajudam na redução da fadiga mental, estimulam o crescimento e renovação celular (especialmente dos cabelos, pele e unhas) e ajudam no bom funcionamento dos músculos.

 

beq2.jpg

A barra também possui quantidades vestigiais de cálcio, magnésio, sódio e vitamina A (que melhora a visão noturna). Ao contrário do cacau que contém cerca de 25% de gordura, a alfarroba possui menos de 0,8%, o que a torna numa boa opção para quem queira reduzir a quantidade de gordura na sua dieta. A farinha de alfarroba é muito utilizada na confecção de bolos e pão.

 

Para além da alfarroba, esta barra possui figo seco, amêndoa e mel, que fornecem energia rápida para os músculos.

 

A presença de flor de sal é muito importante, pois ajuda no controlo da entrada e saída de água nos músculos, essencial para a força de contracção muscular e prevenção da desidratação.

 

O seu sabor é um pouco “doce salgado” e a consistência da barra torna-a de fácil mastigação e digestão.

 

Posto isto e analisando a tabela nutricional presente no rótulo, esta barra energética pode ser consumida antes ou durante um treino.

 

 

Por João Gonçalves:

 

Confesso sou um fã da região algarvia por razões pessoais e afetivas e deste o momento que tive conhecimento que existiam uma barras energéticas feitas não só no Algarve mas como usavam produtos naturais da região fiquei cheio de vontade de experimenta-las.

 

Fiquei desiludido? Sim e Não.

 

O produto é novo em Portugal, o processo de produção talvez por ser menos industrializado e por depender muito da qualidade e do ponto da matéria prima, não confere uma uniformidade de textura e de sabor de barra para barra.

 

O que quero dizer com isto?

 

12401912_1673679069582006_573759088447252766_o.jpg

Não gostei da primeira experiência, a primeira barra que provei era bastante seca e com uma textura muito semelhante a esferovite, mas mesmo assim acreditei no produto e dei-lhe uma segunda e terceira oportunidade e ainda bem, as restantes eram mais a meu gosto bem suculentas e saborosas, onde se sente o sabor ao figo algarvio com um toque de sal, perfeito para repor a perdas dos sais minerais em treino e em prova.

 

Em conclusão, gosto das barras, aconselho a experimentarem, pois são saborosas, nutritivas e não pesam no estômago, tornando-as ótimas, para além do mais são nacionais e feitas com produtos naturais que é sempre de enaltecer. Acredito que o processo de fabricação ainda tem um caminho para percorrer, amadurecer e melhorar, mas de resto só me resta dizer: Parabéns BEQ!

 

Curiosos?

 

Com a nova loja on-line basta carregar em "Loja on-line" ou no botão "comprar agora", escolher a quantidade,variedade, efectuar o pagamento e irá receber as barras onde desejar. 

O pagamento pode ser feito por multibanco ou transferência bancária. Em encomendas superiores a 2 caixas os portes de envio são gratuitos. 

1 comentário

Comentar post