Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Barra Nutritiva e Gel Energético Myprotein

A Myprotein é a uma das maiores marcas de suplementos desportivos do Reino Unido e recentemente lançou o seu site português.

 

Enviaram-nos algumas amostras dos seus geis e barras proteicas e a nossa Nutricionista Ana Guerra escreveu sobre a sua avaliação.

IMG_3402.JPG

Por Ana Guerra:

 

Energia, energia, energia…é disto que precisamos quando vamos treinar ou quando estamos a correr, certo? Errado! Não precisamos só de energia: precisamos de um conjunto de nutrientes que nos “alimente” antes e ao longo da corrida.

 

As barras e géis disponíveis no mercado são uma boa e prática opção para obter esses nutrientes. O problema é quando não sabemos em que altura devemos consumi-los.

 

A barra nutritiva Oats and Whey é uma barra substituta de refeição, ou seja, deve ser consumida cerca de 2h antes ou depois de um treino ou de uma corrida. Cada barra fornece 21,9g de proteína de soro de leite e não contém Aspartame, um adoçante artificial e muito controverso. O sabor é agradável (a amostra testada era de chocolate e amendoim) e a textura é a ideal.

 

Quanto ao valor nutricional, o teor em proteínas é bastante aceitável e corresponde ao valor proteico por refeição “grande”, podendo substituir um almoço ou jantar. Este fato também é comprovado pelo valor energético: 315 Kcal por barra. O teor em hidratos de carbono é 42,9g por barra, sendo que apenas 2,6g correspondem à quantidade de açúcares. Como contém vestígios de frutos secos, as pessoas que têm alergia ou intolerância a estes alimentos, não devem consumir esta ou outra barra.

 

O teste ao gel ENER:GEL foi feito na prova VI Trilhos de Casaínhos e a experiência foi positiva. O sabor a lima-limão é fresco e nada enjoativo. A textura foi uma surpresa, pois estava habituada aos géis mais viscosos e este é mais líquido. Este fato melhora e muito a digestibilidade do gel durante a corrida. Relembro que todos os géis devem ser consumidos juntamente com água.

 10693832_275829542626937_1805951339_n.jpg

Cada saqueta deste gel tem 60ml (70g) e 101Kcal. A quantidade de hidratos de carbono é de 25,2g, sendo que a quantidade de açúcares situa-se nas 10g. O teor em vitaminas e eletrólitos é suficiente para auxiliar o metabolismo dos hidratos de carbono durante uma corrida e evitar o aparecimento de cãibras musculares. A marca anuncia o consumo de 2 a 3 saquetas de gel por hora para um ótimo rendimento energético, mas acho mais importante indicar que cada saqueta deve ser consumida em treinos superiores a 90 minutos e deve ser repetida a cada 40 a 45 minutos.

 

A amostra de gel que experimentei não tinha cafeína e notei essa ausência. A cafeína é um estimulante importante em alguns treinos, pois potencia o “disparo” de energia fornecida pelos hidratos de carbono presentes no gel. Mas a marca MyProtein tem a opção deste gel com adição de cafeína.

 

Como nota final deixo uma crítica não aos produtos, mas sim ao site da marca: o site está muito bem estruturado mas a tradução para português está muito mal feita. É importante facilitar a leitura e interpretação das informações presentes no site.