Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

A corrida não morreu

12745547_10154116157309050_3999515240439377819_n.j

As notícias de que a corrida tinha morrido e que havia cada vez menos gente a correr foram manifestamente exageradas.

Basta olhar para as nossas ruas, especialmente de manhã e ao final da tarde, para perceber que há mais gente a correr. Muito mais gente. Talvez a pandemia de covid-19 tenha sido uma das razões.


Afinal, podemos correr sozinhos, custa pouco dinheiro (pelo menos no início) e é quase um momento de meditação. O que, sem qualquer dúvida, ajudou a manter a sanidade mental de muitos de nós que se viram fechados em casa por causa do pandemia.

Quem anda atento a isto das corridas sabe que nas vésperas de provas populares, é natural ver mais gente a correr. Basta estarmos a poucas semanas de uma Corrida do Tejo, de uma São Silvestre ou das Meias e Maratonas das principais cidades que as sapatilhas saltam para a rua e passamos a ver milhares de corredores amadores a preparem-se para as provas.

Mas agora é diferente. As provas que existem são apenas para a elite profissional. Os trails ora vão sendo agendados ora reagendados e a incerteza de voltar a colocar um dorsal numa t-shirt é tão grande que ninguém, nem mesmo os organizadores,habituados à logística pesada de uma corrida conseguem vislumbrar data ou época.

Contudo, os corredores andam aí. Cada vez mais. Voltaram a sair do ginásio para ir para as ruas, voltaram a calçar as sapatilhas de corrida que estavam a ser trocadas por as de outros desportos. A corrida está a crescer e vai continuar a crescer.
Vem aí um novo ciclo, um novo boom da corrida. Pela nossa sanidade mental, pela nossa saúde e pelo grande prazer que dá em troca de muito pouco.

Um ciclo certamente diferente de todos os que já vivemos, com menos consumo, menos investimento em material, mas se calhar com mais alma. E sim, já está a acontecer. Nas ruas, nas pistas, nos trilhos. Vemo-nos por aí?

p.s. - Corram com toda a segurança devida em tempos de pandemia. Evitem correr em grupos e muito juntos. Evitem locais com grandes aglomerados de pessoas.

 

1 comentário

Comentar post