Lançamos aqui 9 regras de etiqueta a ter em conta por todos os corredores.
1.Cumprimentar os outros corredoresSempre que passar por um corredor que venha em direção contrária cumprimente-o com um breve “olá” ou um acenar de cabeça. A maioria dos ciclistas fá-lo sem problemas, já os corredores têm alguma dificuldade em fazê-lo. Porque será?
2.Limpar o nariz em públicoComo corredor irá ter a necessidade de desobstruir o nariz com alguma frequência enquanto corre para respirar melhor,
à lá jogador de futebol. melhor. Se as pessoas por quem passa vão notar? Sim, vão. O ideal é tentar fazê-lo quando passa por locais com menos pessoas. Se isso for impossível coloque aquela cara de envergonhado como que a dizer “eu nunca faço isto, mas hoje tem mesmo de ser”. A mesma regra se aplica ao cuspir. Olha à volta antes de o fazer. Se tiver muito calor, é inevitável. Não faça muitos ruídos quanto cuspir. Já ajuda.
3.Partilhar o espaço públicoCorrer em linha com outros companheiros em locais com muita afluência corredores ou estradas estreias é muito aborrecido para quem corre em sentido contrário. Se o tiver que o fazer, faço-o rapidamente. Nos locais com mais corredores corra com o seu grupo em fila indiana e deixe os outros corredores usufruir do caminho, também. Se correr com cão não o leve sem trela. Os outros corredores não conhecem o seu cão e não sabem como ele se comporta junto de pessoas a correr. Se o seu cão também é corredor, levo-o, mas com trela.
4.Vestir condignamenteHomens: num dia de calor não cedam à tentação de correr em tronco nú, a não ser que estejam na praia. Algum decoro é imposto quando se corre no meio da cidade junto a outras pessoas que nada têm a ver com a corrida e que não tem de verificar se fazem ou não depilação no vosso tronco.
5.Não deitar lixo para o chãoNão o faça, a sério, não deite o lixo para o chão Não deite a garrafa de água que acabou de beber ou a embalagem do gel energético que consumiu – numa prova ainda há a desculpa que a organização irá limpar o local depois, mas mesmo assim…., agora num treino na rua…; os corredores devem dar o exemplo de boa cidadania, seja um desses corredores.
6.Atenção ao trânsitoFaz algum sentido colocar a música nos headphones tão alta que nem irá conseguir ouvir os carros que passam perto de si? Ou fazer curvas cegas contra a direção do trânsito? Ou atravessar a rua a sprintar à frente dos automóveis só porque não quer “estragar” a sua média da corrida? Valerá a pena isto tudo em troca de um mais que provável acidente.
7.GasesÉ daqueles assuntos que ninguém quer falar, mas este blogue sente-se no dever de o fazer. Os gases intestinais vão acontecer, quer queira ou não, durante um treino ou uma prova. Só há duas formas de lidar com esta consequência natural da atividade física. a) afastando-se um pouco do grupo de pessoas com quem corre e aliviar-se, seja num treino ou numa prova; b) se não for possível evitar, peça desculpa de forma divertida, os outros corredores irão compreendê-lo, eles fazem o mesmo.
8.Não entre em corridas sem pagarMais do que falta de respeito pela organização do evento, é sobretudo uma falta de respeito para com os outros corredores que pagaram para estar ali a correr.
9.O mais importante: divirta-se!Não se leve demasiado a sério e divirta-se. Seja competitivo/a q.b., mas não deixe que a competição o/a impeça de usufruir da corridaBoas corridas!