5 Dicas para correr com calor e sol
Como já notaram os próximos dias serão de grande calor e muito sol em todo o território continental português, com especial incidência no sul do país. Quem for correr tem de, necessariamente, tomar precauções. Deixamos aqui cinco dicas puramente baseadas na experiência pessoal e naquilo que vimos aprendendo nos últimos anos com as corridas no verão.
- Se as temperaturas estiverem altas e o sol forte, não há outra hipótese: não corra! Pelo menos entre as 10h30m e as 18h30m. Evite sair para a rua para correr nas horas de maior calor, o resultado não vai ser bom, é garantido! Mais vale ficar em casa e fazer exercícios de força ou ir até ao ginásio correr na passadeira (é chato e aborrecido, mas se quiser mesmo fazer desporto é o melhor). Há cerca de dois anos, em pleno feriado de Santo António, organizei a minha vida para ir correr uma horita pelas 16h. Isto porque queria muito ir correr e porque pelas 17h30 a Seleção Nacional jogava contra a Dinamarca (em jogo de boa memória para nós). Foi a pior corrida que já fiz. Para além de me ter sentido prestes a vomitar acabei por não correr nada de jeito e estragar o meu treino. Com calor, nunca mais!
- Coloque protetor solar na cara e nos braços e peito (especialmente para as senhoras). Utilize o mesmo protetor que utiliza quando inicia a sua época balnear. Coloque-o uns minutos antes de sair de casa e não quando já estiver a iniciar a sua corrida. É assim que faz efeito (a mesma recomendação para quando for para a praia). Mas é mesmo para colocar! A maioria dos corredores “esquece-se” sempre de o fazer, eu inclusivé.
- Use boné, ou buff (lenço), que o proteja dos raios solares. Já há muita oferta no mercado de lenços e de bonés que protegem dos raios solares e ultra violetas durante a sua corrida. É essencial, não só para o proteger do calor mas também para evitar que o suor lhe escorra para os olhos provocando aquela sensação de ardor “tão agradável”. No verão até os corredores de estrada, e não só os de trail, podem (devem usar lenços na cabeça). Óculos de sol também são um must. Sou daqueles que ou usa chapéu ou usa óculos de sol a correr, as duas coisas já me parece mais um disfarce do que proteção solar. Mas um lenço e óculos de sol, já me parece razoável. Mas depende do gosto pessoal. Mais importante que modas, deve ser a proteção.
- Hidratação. E S S E N C I A L ! A não ser que saiba exatamente onde ficam os bebedouros no seu percurso de corrida habitual. Mas imagine que estão fechados ou avariados? Por isso aconselhamos a levar água consigo. Ou na mão (há soluções caras mas engenhosas, como esta da Salomon) ou nos bidões em cintos próprios à venda no retalho especializado. Oscila, faz barulho, incomoda um pouco, é certo. E os mais puristas preferem ir mais “leves”. Mas garanto que mais vale uma água na mão que uma bela desidratação. Rimou!
- Roupa leve. Já tenho lido teorias que a roupa escura é melhor para correr no calor. Já tive uma discussão sobre o assunto com várias pessoas que afirmaram que os trajes negros dos países quentes, ou mesmo no Alentejo, têm alguma razão de ser. Eu continuo na minha: roupa clara, especialmente branca é o ideal. E leve. Atenção que as marcas (das mais caras às mais baratas) têm coleções de verão feitas em material diferente das coleções de Inverno, tenha atenção a esse pormenor na escolha da t-shirt ou calção para o treino. Ah, e, com calor, é o tempo de correr de alças. Mas atenção aos inestéticos pelos nos ombros, convém tratar disso antes de nos fazermos à estrada, rapazes. E, já agora, evitem a tentação de correr em tronco nú. Sabe bem mas quer os outros corredores quer os restantes transeuntes não têm que olhar para o seu six pack (em alguns casos, one pack). Faça-o apenas na praia.
Bons treinos e muita atenção ao calor. Não facilite, é mesmo um assunto muito sério.