Saiba tudo sobre o III Trail de Bucelas (entrevista)
Já falta pouco para a 3ª edição do Trail de Bucelas (dia 1 de fevereiro), nas distâncias de 15 ou 27 quilómetros organizado pelo Bucelas Aventura. Falamos com Maria José Couceiro e José Miguel Ferreira (do grupo Bucelas Aventura) e com José Falcão (presidente da Ass. Humanitária dos Bombeiros de Bucelas) sobre a prova. Os responsáveis confirmaram-nos um novo percurso nesta edição, várias questões de segurança e abastecimentos e, para os mais guloso, a confirmação da distribuição do já "famoso" cacau quente no início da prova.
(entrevista feita por Filipe Gil)
Nesta terceira edição que novidades vão existir a nível de percurso, tanto na distância menor como na maior
Trilhos abertos só para este evento, garantido assim que nunca temos o mesmo percurso em cada edição, aproveitando os pontos mais bonitos da nossa freguesia.De notar que passamos por propriedades privadas que não podem ser trailados noutro dia.
Quantos abastecimentos irão existir (para ambas as distâncias) e do que serão compostos?
Na partida teremos o famoso cacau quente e depois três abastecimentos no percurso. Um que abrange os 15 Kms e os 27 Kms. Outro só para os 27 Kms e um na chegada para todos. Os abastecimentos terão fruta(laranjas e bananas e maças) batatas fritas, bolos secos e água
Quantos participantes esperam receber em Bucelas, tanto para os 27Km como para os 15km?
Inicialmente abrimos para 750 atletas mas devido à forte procura, aumentámos mais 100, logo teremos 850 atletas já confirmados sendo que temos cerca de 350 para os 15 Kms e cerca de 500 para as 27 Kms.
Qual o ponto mais alto do vosso percurso?
O ponto mais alto é na Serra de Fanhões a cerca de 300 metros de altitude. A nossa zona não tem pontos muitos altos, porém é sempre a subir e a descer.
Como estará a prova organizada em termos de marcações?
Existem fitas vermelhas e brancas a marcar todo o percurso, assim como placas a indicar km a km para cada atleta ter a noção de onde está, bem como placas com indicação de zonas perigosas e de mudança de direcção.A indicação km a km torna a prova mais segura pois se algum atleta tiver algum problema, terá a noção a que quilómetro se encontra.Também teremos sinalização com pó branco no chão.
Como será assegurada a segurança dos participantes, nomeadamente pela época de caça?
Já nos informamos junto da Ass.de Caçadores de Bucelas e nesta altura só existe a caça ao javali que é só das 21h00m às 06h00m pelo que não existirá caça na hora da passagem dos atletas
Que conselhos dão aos participantes, em ambas as distâncias? (Calçado, tipo de material obrigatório, roupa?)
Aconselhamos calçado próprio para trail.O uso do telemóvel está como obrigatório no regulamento, assim como o recipiente para líquidos pois não serão disponibilizados quaisquer copos durante o percurso. Nas nossas organizações, só utilizamos garrafões de 5 litros para distribuição de água.
Quem é o corredor-tipo que vai às vossas provas?
Desde o iniciante ao ultra maratonista. temos de tudo.
Qual o apoio que dão aos Bombeiros Voluntários de Bucelas com o dinheiro angariado pela vossa prova?
A totalidade.Em todos os nossos eventos e até à data, toda a verba angariada é totalmente canalizada para os bombeiros. As inscrições são pagas para uma conta em nome deles. Todos os membros da organização são voluntários que recebem, única e exclusivamente o "almocinho" no dia da prova
Para mais informações sobre esta prova, cliquem aqui.