1ª impressão: Puma Faas 500 TR
Por Filipe Gil:
Estreei os Puma Faas 500 TR no último treino organizado pelo Correr na Cidade em Monsanto. Um treino que o nosso amigo Fernando Xavier nos levou para subidas e descidas (há quem diga que foram só descidas) na serra de Lisboa.
Pensava eu que seria um treino fácil e daí o ideal para experimentar novos ténis. Mas de fácil não teve nada. Foi durinho. Sobretudo por duas razões: pela escolha do percurso (grande Fernando!!!) e porque andei a tirar fotografias ao mesmo tempo que corria. Aliás, nesse mesmo dia o Tiago Portugal conseguiu fazer um vídeo, que publicámos aqui ,ao mesmo tempo que corria.
Ou seja, a crew não só leva para os seus treinos o lema “ninguém fica para trás” como também o“ninguém fica parado”. Por isso, tive que suar o dobro do esperado correndo ora na parte da frente do grupo ora na parte de trás. E nessa aventura levei comigo os Puma Faas 500 TR.
E, sem sombra de dúvidas fiquei surpreendido, não estava à espera de tamanha qualidade na sola. Sobretudo na sola. Agarrou muito bem nas subidas – e se virem o vídeo percebem que tivemos subidas...interessantes – e foram igualmente excelentes nas descidas.
Apenas fiquei com uma dúvida: a malha superior aguenta bem trails mais duros? Pareceu-me que falta ali um reforço ou outro em zonas que raspam em pedras ou galhos caídos no chão.
Um treino destes com uns ténis novos daria azo, certamente a bolhas, mas os Puma Faas 500 TR portaram-se muito bem. Bom amortecimento, tornando o pisar dos trilhos mais confortável, boa estrutura de apoio (embora sejam para corredores neutros). Uma fait diver: criaram alguma curiosidade nos corredores mais habituados a isto do "trail running", pois na sua maioria desconheciam a oferta da marca Puma neste campo.
A nível pessoal só tive um problema. O número da sapatilha que a Puma gentilmente nos cedeu é grandes demais para mim e senti, em partes mais técnicas que não estava a controlar as descidas, por exemplo, como gostaria. Assim, passei este bonito modelo ao Nuno Malcata e é ele que os anda a testar e que em breve irá escrever a avaliação final sobre estas sapatilhas de trail.