1ª impressão: Hoka One One Mafate 3 – Voar
Por Tiago Portugal:
O entusiasmo para experimentar estes imponentes sapatos de corrida era tanto que já tinha decidido que iam ser postos à prova ao longo dos 23 km do Trail da Arrábida. Por descargo de consciência, não se deve experimentar tênis em provas, fiz, antes da prova, um test-drive rápido de 4km por Monsanto, onde deu logo para perceber que amortecimento não me ia faltar.
Estes sapatos são efectivamente imponentes, só vendo-os ao vivo e pegando neles é que temos realmente a noção do tamanho, sendo que apesar de serem pesados, a relação tamanho-peso é boa.
3,3cm mais alto e 25 km depois a 1ª impressão dos Hoka Mafate 3 é positiva. Os meus receios iniciais relativamente à altura ficaram dissipados, em relação ao peso são precisos mais testes. Senti muita estabilidade e conforto ao longo de toda a prova.
Para mim o ponto alto foi a sensação extraordinária que proporcionaram a descer as encostas da Arrábida. Bastaram 5 minutos para ganhar confiança a descer com este modelo. Pedras, buracos e afins? Nada disso me incomodou. Nunca tinha corrido tão depressa a descer, parecia que ia a “voar”. O enorme amortecimento, a aderência e a proteção são extraordinários e permitiram-me encarar todas as descidas cheio de confiança.
Tivesse sido a prova toda a descer e se calhar não tinha reparado em alguns pormenores que precisam de ser revistos. Apesar de compensarem, com a velocidade com que permitem descer, os sapatos são pesados e isso nas subidas notou-se. O terreno lamacento também não ajudou. Senti por vezes que levava um tijolo cheio de barro nos pés.
Apesar de ser o meu tamanho normal de sapatos de corrida, achei o sapato apertado nos dedos dos pés, o que me fez 2 bolhas. O sistema de cordões para apertar os sapatos, ao estilo dos da Salomon, também deixa a desejar e tive algumas dificuldades em apertar bem o pé. No entanto, os Hoka vem com um par de cordões tradicionais para quem quiser substituir.
No entanto, apesar destes problemas, irão ser a minha 1ª escolhas nos próximos treinos e provas. As sensações que dão a correr, especialmente a descer, são muito boas.
Além disso fazem-me mais alto.
Boas corridas…