1ª Impressão: Asics Gel Super J33
Por Filipe Gil:
Foi a medo, melhor, foi com muito receio que calcei pela primeira vez os Asics Gel Super J 33. Porquê? Porque desde a minha lesão que nunca mais tinha usados sapatilhas de corrida tão "naturais" e minimalistas. Apesar de ter lido que este modelo é para pronadores, não fiquei descansado. Contudo, a Asics indica que estes Super J 33 são os primeiros ténis para pronadores que querem ter um tipo de corrida mais natural.
Ainda em casa e quando os calcei pela primeira vez não gostei muito da sensação, pouco confortáveis, pareceram. E tive uma reação "Pavloviana", cada vez que calço algo minimalista parece que fico logo com dores na planta do pé. A mente é uma coisa estranha.
Mas enchi-me de coragem e lá fui eu correr pela primeira vez com este modelo. Escolhi um treino junto ao rio Tejo, sem grandes alterações de piso e com belas "pistas" de alcatrão para experimetar estes modelos a que ninguém, estéticamente falando, fica indiferente.
Os primeiros dois a três quilómetros não foram fáceis. Achei que o pé estava demasiado “natural” e muito minimalista, se preferirem, recordei outros modelos que usei em tempos, e de que tanto gostei.
À medida que mais fui correndo com eles mais fui notando leveza, conforto e...estabilidade.
Parei a meio da primeira corrida – algo que detesto fazer – e analisei a sola e percebi como a parte da estabilidade, da parte interna da sapatilha é bem diferente da parte exterior da sola, é uma tecnologia da marca nipónica chama de FluidAxis.
A partir do 7Km deixei de pensar em calçado e voltei a concentrar-me na minha corrida e na respiração - adoro quando isso acontece. No final da corrida de cerca de 10K fiz os meus alongamentos e não tive dores. Acho que encontrei os ténis perfeitos para treinos ou corridas mais curtas. Os próximos treinos dirão se estes são o modelo acertado para pronadores (não muito pesados) fazerem provas mais rápidas. Em breve publicaremos a review final. Fiquem atentos. Boas corridas.