Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Vassouramos o Zêzere Swimrun

SwimRun Zêzere 3.jpg

Adoramos Swimrun. Para quem não sei lembra o que é isto do "Swimrun", recordo que é uma modalidade onde o atleta vai alternando entre natação e corrida, com o mesmo equipamento. Num percurso de 10km, pode por exemplo, haver 5 troços de natação e 5 de corrida em trilhos. A natação costuma ser entre 100 e 1000m a cada troço e a corrida de 500 a 5000m.
 
Decorreu este fim-de-semana a primeira etapa do circuito nacional de Swimrun, no Zêzere, mais precisamente na Aldeia do Mato. Quando o Bruno Safara, impulsionador da modalidade em Portugal, nos perguntou se poderíamos ser "vassouras" da distância Standard, aceitamos de muito bom gosto!

SwimRun Zêzere 2.jpg

O Nuno e eu, como alguns de vocês já sabem, gostamos de desfrutar das provas de trail e Swimrun, não dando grande importância a tempos. Por isso, o papel de vassoura coube-nos que nem uma luva. 
 
O Zêzere Swimrun, tal como as outras etapas, tem duas distâncias: o Zêzere Swimrun STANDARD 18KM  (3 km Natação / 14,750 km Corrida) e o o Zêzere Swimrun SPRINT 9km (1,8 km Nado / 7 km Corrida). Fomos "vassourar" a distância Standard.
 
Que belo dia que estava em Abrantes na manhã de sábado. Chegamos à praia fluvial e já se sentia o calorzinho do sol no céu azul. Estava um ambiente muito simpático e familiar, característico do Swimrun. Pois, nestas provas, costuma haver relativamente poucos participantes, quando comparamos com provas de Trail ou de Estrada. Este evento contou com cerca de 110 participantes.

SwimRun Zêzere 1.jpg

Depois de devidamente equipados, que é uma grande tarefa nesta modalidade que evolve fato, touca, dorsal, pullbuoy, óculos de natação, palas e ténis, o tiro da partida deu-se às 10h com as duas provas ao mesmo tempo. 
 
A nossa missão era garantir que ninguém ficasse para 'trás (nada de novo para nós que costumamos seguir essa ideologia nos treinos CnC) e que estava tudo bem com os participantes do fim do "cardume". Foi uma experiência muito gira. Foi muito engraçado ver que o último lugar ia sendo ocupando por pessoas diferentes, devido ao facto de as modalidades de natação e corrida se intercalarem. Nos troços de corrida, apanhávamos o Rui, que corri a um ritmo estável mas não muito rápido, mas nadava super bem. E nos troços de natação, houve dois casais que íamos apanhando e que, assim que chegássemos a terra, "fugiam"! 

SwimRun Zêzere.jpg

A parte mais gira de ser "vassoura"? Todos os elementos da organização, que são muitos no Swimrun, devido a sua complexidade logística, ficavam super contentes quando nos viam! Ver os "vassouras", para a organização era sinal de que estava tudo bem. E para quem estava nos abastecimentos (super bem colocados e frequentes), avistar os "vassouras" significava que podiam arrumar.
 
Foi uma experiência muito boa que gostava de repetir. Deu para pôr a conversa em dia com o meu partner in crime, o Nuno. Deu para desfrutar da natureza deslumbrante que caracteriza as encostas da Barragem de Castelo de Bode. Deu para treinar (ainda foram 4 horas a correr e a nadar). Deu para ajudar, tanto atletas como a organização. 
 
E no final, uma receção incrívei dos últimos a chegar, na Praia Fluvial da Aldeia do Mato, com muitas palmas, assobios, música e até uma cervejinha e medalha.

SwimRun Zêzere 4.jpg

Os nossos parabéns à organização. Já estamos ansiosos pelo próximo evento, seja prova ou treino. Queres experimentar? Segue a página de Swimrun no Facebook para saber dos treinos ou inscreve-te numa prova do Circuito Nacional Swimrun Portugal 2019:
 
  • ALQUEVA Swimrun – 09 Junho 2019 – Monsaraz
  • FAIAL Swimrun – 03 de Agosto 2019 – Faial
  • ARRÁBIDA Swimrun – 07 Setembro 2019 – Setúbal (Prova de Campeonato Nacional)
  • MADEIRA Swimrun – 10 de Novembro 2019 – Machico

 

Vemo-nos em breve? ;)