Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

UTAX: Entrevista ao Diretor de Prova

 

Dia 18 de Outubro é o dia do meu maior desafio no âmbito das corridas até hoje. Vou me aventurar nos 42km do AX Trail na Serra da Lousã. A Dream Team desta aventura será composta pelo Nuno Malcata, da crew, e as nossas amigas Patrícia Mar e Rute Fernandes, e quem se queira juntar à nós, claro. Se já estava mega ansiosa e motivada, com esta entrevista fiquei aos pulos! :D E tu, se estavas na dúvida sobre a tua participação, lê a entrevista que segue abaixo, e vens connosco de certezinha!

 

1. O AXtrail®series é organizado pela Go Outdoor. Quem é a Go Outdoor?

A Go Outdoor é uma empresa de animação turística que nasceu em 2007 na Aldeia do Xisto do Casal de S. Simão. Actualmente tem as suas instalações em Condeixa-a-Nova. Os nossos principais programas são os passeios pedestres, de BTT e em kayak. Dispomos também de outro tipo de programas, na área da espeleologia, ou programas culturais e didáticos, direccionados para famílias ou grupos escolares. O AXtrail® é um dos nossos eventos mais importantes, direccionado para o trail running. Paralelamente especializámo-nos em sinalética e equipamentos para espaços naturais, através da marca Floema®. Neste âmbito desenvolvemos uma vasta gama de produtos: sinalética para Percursos Pedestres e Centros de BTT, soluções personalizadas para empreendimentos turísticos ou outros, mobiliário urbano, estruturas de segurança como pontes e corrimões. Representamos ainda a marca francesa Ferriol Matrat, na comercialização de equipamentos de desporto e lazer para pessoas com mobilidade reduzida.

 

2. Qual o número desta edição? Desde quando organizam as AXtrai®series? Porque decidiram criar esta prova?

O AXtrail®series teve a sua primeira edição em Outubro de 2008, ligando as Aldeias do Xisto (AX) de Casal de S. Simão e Ferraria de S. João, num percurso que fez as delícias dos amantes do trail running. Nessa altura o trail running era ainda uma modalidade desconhecida para muitos, mas que nos cativava a todos. Poder contribuir para o seu crescimento era um dos nossos principais objectivos. Cada evento que organizávamos era um encontro de amigos, um dia de convívio, e orgulhamo-nos muito do impulso que demos para o crescimento do trail running em Portugal e de ter visto “nascer” grandes atletas nacionais. Face ao sucesso da primeira edição, a Go Outdoor realizou em 2009 e 2010, circuitos de trail running compostos por séries de jornada dupla, formadas por duas provas em Aldeias do Xisto distintas no mesmo fim-de-semana. O ano de 2011 foi marcado por um circuito bastante completo, composto por 4 séries, cuja final se realizou na Lousã, trazendo a Portugal o K42 Adventure Marathon Series. O UTAX (Ultra Trail das Aldeias do Xisto) nasceu no ano seguinte como prova de encerramento do circuito AXtrail®series, totalizando 82 km de trilhos na Serra da Lousã. O sucesso repetiu-se em 2013, num evento que agregou 2 provas: o UTAX com 77 km, e o Trail Serra da Lousã com 42km. Em 2014, o AXtrail®series celebra a sua 7.ª edição, que coincide com a 3.ª edição do UTAX. A realizar em Castanheira de Pêra, no fim-de-semana de 17, 18 e 19 de Outubro, o evento será composto por 3 provas de trail running, uma caminhada, um evento de trail running para crianças e ainda uma corrida de joëlettes. Ao longo dos três dias do evento decorrerá ainda uma Feira de Equipamento Técnico, Artesanato e Produtos Regionais.

 

3. Que recomendações pode dar aos atletas que irão participar no UTAX de 100K?

O UTAX 100 km é uma prova para atletas experientes e que requer preparação específica. É necessário que quem se inscreva tenha noção disso e se prepare convenientemente. Estamos a finalizar o percurso e tudo indica que o desnível positivo andará a rondar os 6000 m. Este fator aliado a uma grande percentagem de percursos técnicos torna a prova dura e muito exigente a todos os níveis. Este tipo de provas requer não só preparação física específica, mas também uma gestão mental por parte do atleta visto serem muitas horas em prova. A nutrição também se torna crucial e é aconselhável que o atleta teste os alimentos de forma a saber quais deve e não deve usar em prova. Cada atleta é um atleta e nada melhor neste tipo de provas do que o atleta se conhecer a si próprio. A preparação deve ter em conta todos estes factores, ou seja, distância, desnivel, nutrição e condições climatéricas que o atleta deve com o aproximar da prova consultar. Por fim devem estar atentos as informações do site. No dia é desfrutar de uma serra de excelência para a prática desta modalidade que é a Serra da Lousã e de um território especial que é o das Aldeias do Xisto.

 

4. O que podem os atletas esperar desta prova? Como é o percurso (altimetria, locais emblemáticos, etc.) e quais são os abastecimentos?

Os atletas podem esperar uma prova que os vai absorver por completo. A qualidade dos trilhos e dos locais por onde passa o percurso vão certamente ser uma grande ajuda no desenrolar da prova. O percurso será encerrado ainda em Julho e nessa altura divulgaremos o gráfico altimétrico, ainda assim podemos adiantar que irá ter 100 km e desnível positivo de cerca de 6000 m. Locais emblemáticos são muitos. Vamos apenas enumerar alguns pela ordem da prova. A vila de Castanheira de Pêra ( Partida / Chegada), Aldeias do Catarredor, Vaqueirinho, Talasnal, Casal Novo, Terreiro das Bruxas, Praia Fluvial da Louçainha, Vila Nova, Srª Piedade de Tábuas, Gondramaz, Vila da Lousã, Ermida da Sra da Piedade e Castelo de Arouce, Aldeias do Xisto do Candal e da Cerdeira, Aigra Nova, Comareira e Pena, Povorais, Stº António das Neves, Coentral e as Praias Fluviais do Poço de Corga e das Rocas já no regresso a Castanheira de Pêra. Todos estes locais estão carregados de história e simbolismo fazendo com que os atletas revivam o passado. No UTAX os atletas vão perceber a riqueza paisagística mas também cultural de toda esta região da Serra da Lousã.

 

5. Em relação ao equipamento o que considera essencial para esta prova?

No que diz respeito à prova maior (UTAX), consideramos que o essencial será a posse do material obrigatório (mochila, corta-vento ou impermeável, manta térmica, frontal e pilhas de reserva, depósito de água, copo, alimentação de reserva, telemóvel, apito e luz traseira). Para além deste é recomendado o uso de bastões; dependendo das condições atmosféricas, luvas e gorro ou boné, calças compridas que no mínimo cubram o joelho e algum dinheiro para fazer face a um eventual imprevisto. Aos participantes do UTAX será concedida a possibilidade de enviar um saco (a fornecer pela organização) com uma muda de roupa e/ou outros haveres para o abastecimento principal que estará localizado sensivelmente a meio da prova. Os atletas entregam o saco aquando da sua entrada na zona de partida, o qual ser-lhes-á devolvido na zona de chegada mediante a apresentação do dorsal. Não é permitido colocar bastões dentro do saco. Nas provas de 42 e 20 km apenas é obrigatório o atleta levar consigo um copo com o mínimo de 15 cl de capacidade, para poder utilizar nos abastecimentos.

 

6. Que conselhos podem dar a quem está agora a iniciar-se no mundo do trail?

O melhor conselho que se pode dar é participar. O Trail Running é um desporto simples e acessível a qualquer pessoa. Os conselhos vão aparecendo naturalmente com o convívio com outros atletas com mais experiência. Este desporto tem cativado muita gente porque quem participa é bem recebido e sente-se bem. Nas provas existem sempre ritmos para todos e para uma grande parte dos atletas acabar é o objectivo!!! Resumindo o melhor conselho é mesmo participar.

 

Uma frase de incentivo aos atletas: AXtrail, trail em estado puro!

 

Nós vamos! E tu? :D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D