Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Treino de subidas por Monsanto

O Luís Moura (um dos mais recentes membros do Correr na Cidade Running Crew - um assunto a que iremos voltar no início de setembro) começou a sua preparação para o Ultra Trail de Serra D'Arga (53Km) e ontem, sexta, iniciou a sua preparação para a já mítica prova organizada por Carlos Sá. Aqui fica o seu relato de um treino por Monsanto (Lisboa).

Por Luís Moura:

 

Depois do teste do 53km do Ultra Trail Nocturno de Óbidos há duas semanas atrás, e depois de na primeira semana ter feito apenas três treinos leves para dar tempo às pernas de recuperar do esforço, esta semana foi dado o inicio para o ciclo da corrida da Serra D'Arga, os 53km do Ultra Trail no Gerês no próximo dia 28 Setembro. Esta semana depois de dois treinos a subir e descer as colinas de Lisboa e de um treino de 11km quase a direito para dar algum descanso pelo meio, foi altura de forçar mais um pouco.

 

O objectivo era fazer perto de 20km a subir e descer Monsanto, sempre muito perto das capacidades que o tempo e as pernas deixassem. Calcei as Salomon XT Wings 3, enchi uma garrafa de água que me acompanha sempre nos treinos, pois a hidratação é fundamental, principalmente no verão, e lá fui eu. O ponto de encontro foi na Praça de Espanha, onde a Eugénia, que foi a companhia de treino hoje (sexta, 15 de agosto) já lá estava.

 

Os primeiros 2km foram até rua S.Domingos de Benfica, onde passamos por cima da via rápida e da linha de comboio para seguirmos em direcção à subida pela Av. 24 de Janeiro. De seguida a primeira subida do dia, com quase 2km seguidos até ao topo da avenida, no cruzamento junto ao Estabelecimento Prisional de Monsanto. Foram 2km de aquecimento em cerca de 10 minutos com um acumulado de +/-130metros. De seguida uma descida de cerca de 1km até à entrada do "Cozido", um troço muito conhecido de Monsanto por puxar um "bocado" por quem lá passa. Chegámos ao início do "Cozido" com 5km certinhos feitos. Estava feita a primeira volta de duas, que consistiu descer até ao fim do cozido, na Rua Estrada Serafina e regressar pelo mesmo caminho.

 

O total da descida: 2.450 metros. Com um desnível negativo de 90 metros, o que dá cerca de 4,9km em cada "volta". Como o objectivo era puxar, lá fomos os dois, cada um a seu ritmo. A Eugénia para treinar kms ao ritmo dela e eu a tentar ver onde estaria o meu limite. Primeira descida foi feita em 11minutos, o que dá um ritmo perto dos 04:30/km, ou 13,3km/h.

 

Senti-me bem mas nada do outro mundo. Esperei um pouco pela Eugénia antes de iniciar a segunda vez pelo "Cozido" acima, que foi feito em 14,5 minutos, dando uma média próxima dos 06:15/km. No topo da primeira volta, enquanto esperava que a Eugenia chegasse da subida, bebi o resto da água que levava (pena nestes treinos não termos "carros" de apoio :) ), ingeri uma pastilha da Isostar com grandes quantidades de vitaminas, dextrose e frutose.

 

 

Objectivo era dar algum apoio ao corpo quando fosse altura de fazer a segunda subida, já que demoram uns minutos a ser assimilados. Depois da Eugénia chegar com a sua simpatia sempre presente, foi tempo de iniciar a segunda subida "Cozido" acima. Apertei um pouco mais, já rodando num sitio com uma visão clara de ter sido feita uns minutos antes e também já com o sol um pouco mais fraco, permitindo melhores andamentos, fiz a segunda descida em 10:30 min. Ritmo próximo dos 4:15/km ou 14Km/h.

 

Depois de esperar uns 3 ou 4min novamente pela Eugénia no fim do "Cozido", já dava para sentir que as pernas já não se encontravam tão frescas como no início, mas é mesmo para isso que estes treinos servem, não só para levar o corpo mais à frente, mas também para o conhecer melhor, saber onde somos mais fortes e também onde estamos mais fracos e onde temos que melhorar para as provas.

 

A segunda subida foi feita em 15min, a 06:30/km. Já com algum esforço na parte final, com o "automático" ligado na cabeça, sem pensar quanto faltava para o fim , se ia apanhar subidas ou não, o objectivo era manter a cabeça ocupada e não pensar no esforço. Quando voltei a mim, já estava na ultima subida, e sempre a um ritmo constante, sem ceder ao esforço. Acho que a conclusão deste treino foi atingida.

 

Verifiquei onde estou mais forte e onde estou menos forte. Mas com a consistência nos tempos de subida, estou a aprender a controlar a velocidade inicial nas provas, que foi um dos meus calcanhares de Aquiles em provas como o Ultra Trail de Sesimbra ou nos 100km de S.Mamede.

 

Depois da Eugenia chegar, descemos os dois mais tranquilamente em direcção à Serafina, depois seguimos pela Av. General Correia Barreto, Rua Campolide, Avenida José Malhoa e por fim Avenida Columbano Bordalo Pinheiro até à  Praça de Espanha. Estes kms já em ritmo de descontracção a rolar bem acima dos 6/km. O meu último km, depois de deixar a Eugenia em casa,  ainda deu para rolar a 5:40/km para descontrair. No final, e por uma grande coincidência o treino totalizou 21,2km, ou seja uma Meia Maratona em 2:01:47min, com três subidas brutais em Monsanto.Média final de 5:45/km com uma boa parte a rolar a 4/km e outra perto dos 7/km.

 

Lisboa tem condições para a pratica da corrida excepcionais, seja para quem quer fazer alcatrão, iniciação ao Trail ou ao City Trail. Convém andar sempre bem calçado, com roupa confortável e água, muita água.

 

Neste momento já estou muito perto do objectivo para o peso final que quero ter em 2014, que são 70kg, e que me vai permitir gerir melhor as provas e ter andamentos que dificilmente se tem com mais uns quilos em cima.

No final do treino fica a curiosidade de, no Strava e na vertente dos segmentos que a aplicação gere de todos os que colocam lá os seus treinos, ter o melhor tempo na descida do "Cozido", com uma média de 4:19 e de estar em 38º melhor tempo a subir o mesmo percurso. Já sei onde tenho que melhorar :)