Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Training Mask - Verdade ou Mito?

Para escrever sobre a Training Mask, nada melhor do responder às questões que foram sido feitas ao longo deste tempo de utilização.

IMG_20160816_211227.jpg

O que é a Training Mask?

Segundo a marca é uma mascara que simula o treino em altitude... Pois mais ou menos, sim a Training Mask é um produto que simula o treino em altitude, mas apenas na vertente de redução do débito de oxigénio que os nossos pulmões recebem a cada inalação, outros factores como pressão atmosférica, etc, não são metidos na equação.

 

Mas reduz o oxigénio como?

Quanto mais em elevados estamos face ao nível do mar, mais difícil de torna respirar pois a quantidade de oxigénio é menor a cada inalação e a máscara simula, exatamente isto, através de um sistema de válvula reguláveis é possível simular a redução de oxigénio indo dos 3.000ft cerca de 900m ate altitude até aos 18.000ft, cerca de 5.500m de altitude, ou seja quanto mais forte mais difícil de torna respirar.

 

A Training Mask é confortável?

Sim os materiais, utilizados são de grande qualidade, quando colocada adapta-se facilmente ao rosto sem desconforto algum.

IMG_20160517_222355.jpg

 Mas é seguro?

Sendo este um produto diferente se pesquisarem pela internet vão encontrar dezenas de estudos que demonstram que o produto, não funciona e pode efectivamente trazer efeitos adversos e também vão encontrar outros tantos a dizer exatamente o contrário, eu acho que para esta questão a resposta está no meio.

Imaginem que não tem qualquer experiência com treino em altitude e vos colocam no topo do Evereste e fazem 100 Burpees, possivelmente a coisa não vai correr bem, aqui passa-se o mesmo e a solução é adaptação e moderação. A mascar inclusivé tem um video criado para as primeiras experiencias com a Training Mask.

Adaptação para começar devagar e à medida que se vão sentindo melhor vão aumentando de nível e moderação, para saber quando parar ou abrandar. Também não devem descorar a limpeza das válvulas para evitar a acumulação de bactérias.

 

Porque é que nunca vi ninguém a treinar com a Training Mask?

Em Portugal ainda não muito comum ver atletas a treinar com uma máscara de treino, mais genericamente por cá, apenas atletas ligados ao crossfit e ao MMA, estão mais habituados a usa-las.

 

Que cuidados devo ter com a Trainning Mask?

Os cuidados são os básicos, a máscara é composta por uma malha que se assemelha a um neopreno e um conjunto de válvulas que são totalmente removidas desta sua parte central, então os principais cuidados é mesmo a limpeza, pois vamos transpirar muito com ela, assim basta lavar a malha na maquina num programa próprio e proceder à higienização das válvulas, para limpar qualquer tipo bactéria.

 

Quais os benefícios?

Segundo a marca os principais benefícios são os seguintes: reforço do sistema pulmonar, redução do tempo de treino, maior concentração no exercício.

Quanto à primeira, não sei dizer dar com certeza, acho que precisava de um profissional médico e exames para ter uma opinião mais formada e aliado ao facto de ter deixado de fumar entretanto sinto uma maior resistência e força pulmonar muito devido só a este facto, o que posso dizer é que trabalha o sistema pulmonar de uma maneira intensa.

Quanto à redução do tempo de treino, a marca anuncia uma redução de 60 para 20 minutos... Uii!!! Tem razão, se o objectivo do treino é levares com a mareta em cima, a training mask leva-te lá rapidamente. Só tenho uma palavra impressionante.

E isto leva-me à ultima que no meu ver é aquela que mais de convenceu e na qual notei maior ganho, como o acto de respirar se torna mais difícil com a mascara, obrigatoriamente vai elevar os teus padrões de concentração e isso leva a um foco enorme no exercício.

 

Onde posso encontrar à venda a Training Mask?

Podem encontrar a produto seguindo esta ligação. A Training Mask é vendida em Portugal pela Roninwear uma loja especializada em produtos de desportos de combate, caso prentendam de uma informação mais especializada podem contactar-los directamente ou através da sua página de facebook, que a equipa da Roninwear terá todo o prazer em responder. Para lojas a Roninwear tem disponiveis preços de revenda para lojas no sistema Wholesale.

Bons treinos!

1 comentário

Comentar post