Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

SwimRun chega a Portugal

capaswimruncapaevento.jpg

Corrida e natação juntas! Este é o conceito de uma modalidade nova, pelo menos em Portugal, que conjuga estes dois desportos, estamos a falar do SwimRun

 

Pelas mãos da organização SwimRun Portugal, terá lugar no próximo dia 4 de Junho na Serra da Arrábida, a 1º competição desta nova modalidade no nosso País.

 

O desporto surgiu em 2006 quando a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha), teve lugar pela 1ª vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo, nadando entre elas, numa distância total de 75 km, sendo que 10km são de natação em águas abertas.

 

 

Envolve, portanto, múltiplas transições entre a natação em águas abertas, e a corrida, habitualmente em trilhos, com a particularidade de os participantes não mudarem de equipamento ao longo da prova. No Swimrun não há lugar a mudanças de equipamento como no Aquatlo ou Triatlo, o que significa que os atletas, correm com o fato de Neoprene adaptados especificamente para este desporto (menos denso nos braços e nas pernas permitindo uma melhor locomoção) ou com o fato tri-suit (vulgarmente usado no Triatlo). Outra opção viável é o uso de calções e t-shirt de compressão.

 

A natação é sempre realizada com os ténis calçados, o que torna estes eventos muito dinâmicos e interessantes. Apesar de ser bastante recente, tem vindo a registar um enorme crescimento e adesão em todo o Mundo, chegando agora pela 1ª vez ao nosso País com 2 distâncias: 

111.jpg

 Curioso? Fique a conhecer um pouco melhor esta modalidade.  

 

1. O que é o SwimRun? O Swimrun é um desporto que combina a natação em águas abertas com a corrida crosscountry, habitualmente em trilhos. Distingue-se do Aquatlo na medida em que, ao contrário deste último, são vários os segmentos de natação e corrida existentes numa prova de Swimrun, com a particularidade de não haver paragens nem mudanças de equipamento da natação para a corrida e vice-versa. É portanto vulgar neste tipo de provas, o participante correr com o fato de Neoprene e nadar com os ténis calçados, o que torna estes eventos muito dinâmicos e interessantes.

 

2. Como e onde surgiu o SwimRun? O desporto surgiu em 2006 quando a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha), teve lugar pela 1ª vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo, nadando entre elas, numa distância total de 75 km, sendo que 10km são de natação em águas abertas. Esta prova ganhou enorme notoriedade (sendo nesta altura a prova de Campeonato do Mundo) e o Swimrun começou a ser praticado nos outros Países Nórdicos espalhando-se rapidamente pelo resto do Mundo, e ganhando cada vez mais adeptos.

 

3. O SwimRun é apenas para atletas de elite ou experientes no Triatlo ou Aquatlo? Não. Em virtude de não haver distâncias padronizadas quer para os segmentos de natação, quer para os de corrida, é possível encontrar hoje em dia provas que vão desde distâncias “sprint” muito curtas e acessíveis a todos, a distâncias “ultra” adequadas para os mais experientes. É necessária no entanto saber nadar convenientemente em águas abertas. Não é obrigatório contudo usar nenhum estilo em particular, e tendo em conta a possibilidade de utilização do fato e de diversos equipamentos que ajudam na flutuação, a tarefa fica mais facilitada. Para além disso, e por razões de seguranças, os segmentos de natação são sempre acompanhados por barcos de apoio, prontos para qualquer eventualidade.

 

4. E como é relativamente ao equipamento a usar durante a prova? No Swimrun não há lugar a mudanças de equipamento como no Aquatlo ou Triatlo, o que significa que os atletas, correm com o fato de Neoprene ou com o fato tri-suit (vulgarmente usado no Triatlo). Outra opção viável é o uso de calções e t-shirt de compressão. A natação é sempre realizada com os ténis calçados. Pode parecer um pouco estranho de início, mas faz parte do desafio e dá um interesse acrescido a estes eventos. Além disso hoje em dia há inúmeras soluções que são permitidas usar em prova, e que facilitam a progressão, sobretudo na água: pullbuoys, palas para as mãos etc.

comenda view_1.jpg

5. A competição é a solo ou por equipas? Existem as 2 possibilidades, embora a maioria das provas seja disputada em dupla, muitas vezes até por razões de segurança, em virtude dos longos e difíceis trajetos de natação existentes em alguns eventos. Em Portugal, e tendo em conta que esta modalidade está a começar, a SwimRun Portugal optou por organizar a 1ª prova apenas a solo, de forma a dar a oportunidade a todos de se iniciarem neste desporto. Isto não significa que nos próximos eventos se mantenha esta regra, sendo até natural que se introduza também a vertente equipa/dupla.

 

6. Na vertente disputada por equipas, estas têm de se manter sempre juntas? Sim. Este é aliás outro dos aliciantes desta modalidade, o fato da dupla ter de se manter junta nos vários segmentos até à meta final. Algumas equipas usam inclusive uma pequena corda durante os segmentos mais longos de Natação, permitindo que o atleta mais forte nesta modalidade puxe pelo mais fraco, mas esta prática, embora permitida, não é obrigatória.

 

7. E como funcionam as transições? Como não há paragens para mudança de equipamento, as transições são mais rápidas e interessantes e é nestas fases que é habitualmente feito o controle de registo de passagens, permitindo desta forma ter sempre o controlo de onde os participantes se encontram.

 

8. E há regras padronizadas ou não? As regras variam de prova para prova, até porque os ambientes em que se realizam podem ser muito diferentes. No entanto, por cortesia ao evento original, segue-se a sua tendência. Mas nada como ler atentamente o regulamento de cada uma delas.

poster_swimrun.jpg

Quer saber mais sobre a 1º competição desta nova modalidade no nosso País? Consulte o site oficial da prova www.swimrunportugal.com ou siga o facebook e instagram www.facebook.com/SwimrunPortugal 

www.instagram.com/swimrun.portugal

 

Nós não iremos faltar. 

 

1 comentário

Comentar post