Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Síndrome Banda Iliotibial

Por Drª Sara Dias:

 

Síndrome da Banda Iliotibial ou mais conhecido por “Joelho de Corredor” é a lesão mais frequente entre os corredores e ciclistas. Estudos científicos concluem que se trata da segunda lesão mais frequente no universo do Running, representando assim 15% das lesões desportivas.

 

 

A banda iliotibial é um tecido fibroso denso, que tem origem na crista ilíaca (bordo lateral do osso da bacia) passando pelo côndilo femoral terminando no tubérculo Gerby na tíbia (região lateral externa do joelho).    

 

Do ponto de vista biomecânico esta banda tem a função:

-          Estabilizar  a bacia e o joelho

-          Auxiliar os movimentos de abdução do membro inferior

-          Rotação interna da bacia

-          Movimento de extensão e flexão do joelho

 

O síndrome da banda iliotibial resulta de uma inflamação que ocorre na parte distal do tendão iliotibial, gerado pela fricção deste no côndilo femoral. Este atrito ocorre por movimentos repetidos de flexão e extensão do joelho.

Muitos atletas apresentam fragilidade nos músculos flexores e extensores do joelho,  sendo por isso solicitado o auxilio da banda iliotibial que deixa de ser uma estrutura estabilizadora, passando a ser uma estrutura flexora e extensora do joelho.

 

Diversos fatores podem contribuir para que esta patologia se instale:

-          Diminuição flexibilidade da banda iliotibial, originando aumento tensão na fase de acomodação do pé no solo, especialmente num ângulo de flexão inferior ou igual a 300 (ângulo no qual há fricção)

-          Encurtamentos musculares

-          Membro inferior desalinhado

-          Dissimetria do membro inferior

-          Correr em superfícies inclinadas e/ou duras

-          Ausência de aquecimento e de alongamento antes e depois da atividade desportiva

-          Calçado inadequado

-          Atletas de longas distâncias apresentam maior predisposição para esta patologia do que velocistas, devido estarem submetidos a maiores alterações de passada

 

Inicialmente a dor surge de uma forma difusa na região lateral externa do joelho que maior parte das vezes desaparece assim que se termina a atividade física. Ao longo do tempo a intensidade da dor vai aumentando, sendo esta diretamente proporcional á intensidade e ritmo da atividade. Maior parte das vezes limita os movimentos do joelho e a paragem é inevitável.

O diagnóstico consegue-se através de um historial clínico minucioso, alguns testes ortopédicos tal como o teste de Noble ou o recurso a Ressonância Magnética onde é possível verificar um espessamento da banda iliotibial.

 

Tratamento:

-          Repouso

-          Medicação anti-inflamatória e analgésica

-          Aplicação de gelo para eliminar a inflamação local, aconselhável ser gelo dinâmico

-          Alongamentos

-          Terapia miofascial

-          Acupunctura

-          Mesoterapia

-          Fortalecimento muscular

-          Consultar um profissional especializado para que este possa avaliar anatomicamente fatores que estejam a contribuir para a patologia

-          Reavaliar os treinos

 

É muito importante não esquecer que a dor é um sinal de que alguma coisa não está correta no seu corpo, consulte um especialista e aposte na prevenção.