Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Será que sou sedentário?

sedentarismo2-620x372.jpg

Por Ana Sofia Guerra

 

Há já algum tempo que estava para escrever este artigo e tocar num ponto em que há muita discórdia e algum desconhecimento. Eu mesma tive alguma dificuldade em encontrar uma boa bibliografia para poder discutir melhor este tema - o Sedentarismo!

 

É certo e sabido que a evolução da tecnologia, a facilidade de transporte, o acesso rápido à alimentação (nem sempre saudável, claro) e alguma dose de preguiça, tiveram um impacto enorme nas sociedades modernas. Como consequência, há cada vez mais pessoas com obesidade (30 % dos portugueses são obesos), doenças cardiovasculares e diabetes tipo II. E todas estas doenças podiam ser prevenidas ou controladas com uma actividade física regular. 

O que muitos não sabem é categorizar a atividade física que praticam. Tendo em conta a minha experiência como nutricionista, há muitas pessoas que vão ao ginásio e que não deixam de ser sedentárias. E agora devem estar a pensar: o quê? Como é que isso é possível?

 

 

Segundo um trabalho do sr. Sjostrom et al. (2006): são sedentários todos aqueles que não atingem a baixa actividade física, ou seja, 30 minutos a andar por dia ou a participar numa actividade de intensidade moderada em 5 ou mais dias da semana ou 20 minutos de actividade de intensidade vigorosa em 3 ou mais dias.

Portanto, se vão ao ginásio 2 vezes por semana para fazerem 20 minutos de passadeira, então continuam a ser sedentários. 

Sedentarismo2.jpg

De acordo com o Livro Verde da Actividade Física, para se ser suficientemente activo na idade adulta, tem de acumular 150 minutos por semana de atividade física moderada (30 minutos por dia, 5 dias por semana) ou 60 a 75 minutos por semana de actividade aeróbica de intensidade vigorosa (20 a 25 minutos por dia, 3 vezes por semana) ou uma combinação dos dois. 

 

A actividade física ajuda a diminuir a pressão arterial, melhora o nível de colesterol HDL (o popular "bom colesterol"), controla a glicémia (glucose no sangue), melhora e impulsiona a mineralização óssea (sim, a osteoporose pode ser controlada com o exercício físico de impacto ligeiro) e reduz o risco de vários tipos de cancro (como o cancro o cólon). 

 

Posto isto, é importante que avalie a actividade física que pratica e, caso tenha alguma dúvida, informe-se junto a um preparador físico ou contracte um personal trainer. Se é um atleta que corre 10 Km 3 vezes por semana, então não é considerado sedentário. Se tem algum daqueles problemas de saúde e gostava de começar a correr, então consulte o seu médico e faça um check-up completo para saber se está apto para começar a treinar, consulte um nutricionista para reorganizar o seu plano alimentar e comece a correr devagar. Se quiser companhia para correr, junte os seus amigos ou junte-se a uma running crew como a nossa.

chi-running-pic.jpg

 

 

 

6 comentários

Comentar post