Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Sabe o que comer antes e depois de um treino de corrida?

Por Ana Sofia Guerra:

 

Muito se fala e escreve sobre o que comer antes e depois duma prova de corrida, eu mesma já o fiz aqui no blogue. Mas, e o que se deve comer antes e depois de um treino?

 

Primeira regra: não existem fórmulas mágicas! O que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para si. Eu dou muito este exemplo: alguns amigos meus comem sempre uma banana cerca de 15 a 20 minutos antes dum treino; se eu fizer o mesmo, já não consigo treinar, fico enfartada, mal disposta. É importante ter a noção que cada corpo é único e que devemos tomar atenção aos sinais que ele nos dá.

 

Segunda regra: experimentem, arrisquem! Existem mil e uma combinações de alimentos que podem fazer nesses lanches e que nem todas correm mal. A alimentação deve ser orientada tendo em conta o seu organismo, gosto pessoal, horários e tipo de treinos.

 

E foi baseado nessas dúvidas que fui desafiada pela Joana Malcata a elaborar lanches para corredores antes e depois do treino e que coubessem numa lancheira que podemos transportar para qualquer lado. Eis o resultado:

2h antes do treinos.JPG

Foto Nº1: exemplo dum lanche 2 a 3h antes dum treino. O alimento mais importante para o nosso organismo é a água! E, por isso mesmo, não podia faltar na nossa lancheira. Numa refeição pré-treino, principalmente umas horas antes, é necessária a ingestão de alimentos que contenham hidratos de carbono complexos, de forma a garantir um aporte de energia que dure mais tempo (aumentam a reserva de glicogénio muscular). Neste caso dou o exemplo dum pão de centeio pequeno com queijo fresco. Também podia usar a batata-doce combinada com um ovo cozido, por exemplo. A maçã representa o alimento com hidratos de carbono simples e que pode ser alternada com outro tipo de fruta mais "prática" como a pêra.

Pré-treino com banana e frutos secos.JPG

Foto Nº2: exemplo de um lanche cerca de 30 minutos antes do treino. Antes dum treino é necessário hidratar (daí a presença da água na mesma) e ingerir uma porção de alimentos que contenham os hidratos de carbono simples, como é o caso da banana. Esta fruta também fornece uma boa percentagem de potássio e magnésio que vão dar mais impulso aos nossos músculos, principalmente ao mais importante - o coração. Estes alimentos, quando combinados com alimentos ricos em ácidos gordos essenciais (gordura "da boa"), atrasam um pouco a absorção dós açúcares e promovem a saciedade. Neste exemplo indiquei as nozes, mas podem ser amêndoas ou avelãs ou cajús. Mas atenção: estes alimentos têm de ser consumidos de forma muito moderada, pois podem causar desconforto abdominal durante um treino (no máximo, 5 nozes).

Pós-treino com proteína e chocolate negro2.JPG

Pós-treinos com iogurte e chocolate.JPG

Fotos Nº3 e 4: um exemplo de lanches imediatamente após o treino. Imagine aqueles treinos em que "dá o litro", que se sente exausto e faminto...está a imaginar? Assim que terminam o treino, é importante fazer 3 coisas: hidratar, dar energia rápida e fornecer proteínas para estimular a recuperação e renovação celular. A água representa a hidratação e não podia falta na lancheira. Uma fonte de energia rápida imediatamente antes do treino e que estimula a reserva de glicogénio é o chocolate negro (20g). Um conselho: mastigue devagar e respire bem. Para começar a estimular a recuperação muscular vamos ingerir uma fonte proteica: nestes exemplos indiquei uma bebida proteica comercial já pronta e muito prática e um iogurte (mais propriamente, leite fermentado). Também podia ser um pouco de queijo ou frango ou presunto.

Para quem não se decide.JPG

Foto Nº5: este é um exemplo para aqueles que, como eu, têm dificuldade em saber o que lhe apetece comer antes ou depois do treino. Neste caso, o pão foi substituído por uma barrita de alfarroba (do Algarve). E tudo isto coube na lancheira.

 

Antes de terminar gostaria de fazer um alerta: estas fotos são apenas exemplos de lanches. Se tiver alguma dificuldade em organizar as suas refeições tendo em conta os seus objectivos e treinos, procure um nutricionista. E experimente a diferença no seu rendimento e na sua saúde em geral.

 

Quero agradecer à colaboração da Joana Malcata pela ideia e da loja Bairro Arte por cedido uma lancheira tão gira e que pode ser uma boa sugestão de prenda de Natal.

 

Boas corridas!

 

  

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D