Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Review: Under Armour Speedform Apollo

Por Tiago Portugal:

 

Após mais de 50km de testes nos mais diversos tipos de piso posso garantir uma coisa: os Under Armour Speedform Apollo fazem jus ao nome, ténis leves e rápidos adequados para treinos rápidos, treinos de séries e corridas de 5/7 km.

 

Sem entrar em grandes especificidades técnicas sobre o método de construção ou os materiais utilizados os Speedform Apollo detém algumas características inovadoras no mercado: uma estrutura do calcanhar uniforme, sem costuras, com a palmilha integrada, e que segundo a Under Armour é a primeira do mercado. Esta tecnologia permite um ajuste perfeito ao pé e os ténis assentam como uma luva, realmente muito confortáveis, sendo que os sapatos são muito flexíveis.

 

A construção deste modelo é realmente única e isso sente-se ao testar o sapato e nas primeiras corridas. A sensação de conforto é imediato, mas o amortecimento e o suporte oferecido podem ser insuficientes, por vezes sentia que estava quase a correr descalço, estilo minimalista, o que para os corredores habituados a ténis com maior amortecimento e controle de estabilidade, ou mais pesados, pode causar algum desconforto ou dores.

 

O interior não possui costuras e a palmilha está incorporada e não pode ser removida o que permite um maior ajuste ao pé e conforto. No entanto, esta construção não permite o uso de palmilhas personalizadas ou ortopédicas. De igual forma para se lavar a palminha tem que se lavar o sapato todo, sendo que as instruções de lavagem estão no interior dos ténis.

Os ténis que testei são, para quem valoriza esta característica, vistosos, de um tom amarelo-torrado que não deixa ninguém indiferente. Esta visibilidade é uma vantagem nos treinos noturnos. Esteticamente acho os Under Armour Speedform Apollo espetaculares. Por fora existem muitos furos que permitem uma grande ventilação e respiração, ideias para o tempo quente.

 

Na parte da frente o espaço para os dedos é generoso e existe mesmo um molde para o primeiro dedo, puramente estético. A língua do sapato é constituída por uma única peça que não está presa nos lados mas que curiosamente não escorrega e é muito confortável.

 

Finalmente a sola, drop de 8mm com a tecnologia MicroG da Under Armour que permite amortecimento ao longo de toda a sola. A sola tem umas partes em forma de pegada que garantem maior aderência e facilitam a passagem para um ritmo mais rápido. Nos treinos de série os ténis respondiam muito depressa às mudanças de velocidade.

Os Speerform Apollo cumprem os seus objectivos, sapatos ultra leves, confortáveis que irão agradar a quem procura, ou precisa, de uns ténis adequados à velocidade. Pessoalmente uso-os em treinos de 5/7km, sendo que após essa distância causam-me algum desconforto e umas dores nos joelhos. Não são ténis apropriados a todos, para corredores mais pesados ou que necessitam de amortecimento e controle de estabilidade não serão os ténis mais adequados.

 

Ficha Técnica: UA Speedform Apollo

  • Construção sem costuras, palmilha incorporada, grande flexibilidade;
  • Camadas unidas por ultrassons para eliminar costuras, peso extra e proporcionar ajuste e conforto máximo, peso de 183grs., anunciado, para o modelo masculino;
  • Ventilação e respiração extra graças ao perfurado existente, perfeitos para o tempo mais quente;
  • Tira de silicone no tornozelo para criar suporte e permitir melhor adaptação ao pé.
  • Amortecimento Micro G™ em toda a sola para conseguir uma corrida cómoda, sem esforço e com grande capacidade de resposta, ao correr sentia os Onde Armou a puxar por mim e a querer mais velocidade;
  • Drop de 8 mm (22/14 mm);
  • Elemento de TPU para aumentar o suporte no arco do pé e conseguir um apoio mais estável;
  • Sola com desenho anatómico para uma corrida natural;
  • Light Speed Grip nas zonas da sola de mais uso para maximizar a durabilidade, apesar de achar que com 50 km os ténis já apresentam alguns sinais de desgaste, mas também não os usei sempre no asfalto.

Pontos Positivos:

  • Ténis adequados á velocidade e ideais para bater recordes em corridas até aos 10km;
  • Estética;
  • Conforto, peso e ventilação;

Pontos Negativos:

  • Falta de apoio e suporte, ao fim de 5/7 km causam-me dores nos joelhos;
  • Não se pode utilizar palmilhas personalizadas/ortopédicas;
  • Algumas dúvidas acerca da durabilidade da sola interior e da sola.