Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Review: Suunto Ambit 2 Black HR - 1ª Parte

 

 

 

Na fase final de preparação para o Triatlo de Oeiras, tive oportunidade de testar o Suunto Ambit 2 Black HR, um relógio com GPS integrado, para multi desportos, sobretudo de ar livre, com navegação, frequência cardiaca, altitude, velocidade e muitas mais funcionalidades.

 

Esta não será uma review muito técnica, cheia de detalhes das funções e ecrãns, sobretudo o que vou partilhar é a experiência de utilização que tive em cada uma das modalidade em que experimentei o relógio.

 

Utilizei o relógio em 4 modalidades distintas, natação em piscina, BTT, corrida de estrada e Trail.

 

Inicialmente para utilizar o relógio é necessário criar uma conta no Movescount, e associar o relógio a essa mesma conta. É no Movescount que podemos parametrizar todas as funcionalidades do relógio e personalizar para cada desporto a informação que vamos ter durante o treino efetuado. Esta parametrização inicial pode ser extensa e mesmo um pouco confusa ao início, mas com a utilização regular do relógio vamos ficando mais habilitados a configurar cada detalhe, e as hipoteses são imensas. Estão disponiveis muitas aplicações que podemos instalar e ter acesso a informações úteis ou engraçadas, por ex, o número de cervejas que podemos beber ao fim de um treino.

 

A primeira vez que utilizei o relogio em treino foi em natação em piscina. Ao colocar o relógio no pulso, no meu caso, o aperto da pulseira ou ficava largo demais ou apertado demais, pelo que tive de optar pelo mais largo e subir um pouco o relógio no pulso.

 

Comparativamente com outros relógios com GPS achei este bastante pesado e grande. No início do treino fui verificando as métricas, a distância deu sempre certa, o que me surpreendeu dado que na piscina não estava a utilizar o GPS.

 

Como não costumizei os ecrãns do relógio para a natação antes do treino, e não estava habituado ainda ao relógio, fiquei baralhado com as restantes métricas pelo que não liguei muito, mais tarde podia analisar o treino no Movescount.

 

Dado o peso e dimensão do relógio, achei um pouco desconfortável para nadar, o pulso necessita de mobilidade nas braçadas e terminei o treino dorido no pulso onde usei o relógio.

 

Analisado mais tarde o treino no Movescount verifiquei que embora a distância total estivesse certa em piscinas, a distância total dava inferior, não percebi porquê. O relogio identificou bem os estilos crawl e costas, mas em bruços identificou como crawl.

 

Uma semana depois, já mais habituado ao relógio, e com os ecrãns definidos com os dados que escolhi, fiz o segundo treino. O peso e tamanho do relogio são atenuados ao longo das utilizações pela habituação de usar o relógio. Na análise do treino o problema da distância total mais curta do que o total de piscinas certo manteve-se, como a falha em algumas identificações dos estilos. As restantes metricas são bastantes uteis. 

Apenas fiz 1 treino/prova em ciclismo na modalidade de BTT com o Suunto Ambit 2, em Tábua na Maratona de BTT. Como não tinha base para colocar o relógio na bicicleta, levei o mesmo no pulso, onde senti o mesmo desconforto que tinha sentido na natação. A captação do sinal de GPS é bastante rápida e a precisão da distância é excelente, bem como a altimetria.

 

Durante a prova é dificil consultar as métricas em movimento, embora tenha costumizado os ecrãns para ter as métricas que pretendia, em movimento tive dificuldade em distinguir os digitos com rapidez, também devido à intensidade de luz, o ideal é mesmo levar o relógio em suporte no guiador ou avanço da bicicleta.

 

Mais tarde no Movescount pude consultar o percurso efetuado, métricas várias e gráficos associados.

 

Na 2ª parte da Review vou falar da experiência que tive em corrida de estrada e trail com o Suunto Ambit 2, sem dúvida onde as melhores carateristicas do relógio se destacam, bem como as conclusões finais.

3 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D