Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Review: PUMA FAAS 500 S v2

 

DSC00307.JPG

Por : Luís Moura:

 

Depois de experimentarmos muitas sapatilhas, ficamos com um certo feeling para a análise das mesmas, numa primeira fase visualmente, numa segunda de observação e numa terceira a experimentar.

 

Com estas sapatilhas, as Puma Faas 500 S v2 tive uma primeira reação mista, pois se elas são visualmente apelativas e tem um desenho ergonómico engraçado, a sola inicialmente provocou-me alguma apreensão. Fiquei convencido na primeira fase, mas na segunda fiquei com muitas dúvidas. E quando cheguei à terceira...

DSC00320.JPG

DESIGN

Eu pessoalmente não ligo muito ao design das sapatilhas, desde que sejam ergonómicas e práticas de usar. Apesar disso, não posso deixar de dizer que gosto muito deste desenho e da combinação de cores. Parece-me ao mesmo tempo que fica uma sapatilha sóbria e muito na moda ( esta é para ti Filipe Gil :) )

 

No limite, vai sempre depender dos gostos de cada um, mas ao fim de 182km ainda continuam quase igual a quando as retirei da caixa e a provocar-me a mesma sensação. Isso é bom e demonstra que de facto tem um impacto positivo na maneira como a vemos.

 

A combinação dos materiais na parte frontal, o mesh da parte superior e a "borracha" que envolve toda a biqueira tudo da mesma cor, e a parte lateral na borracha imprime uma imagem brilhante e diferente das demais. Os cordões fáceis de manusear e a língua que se confunde com a estrutura central superior da mesma cor.

 

Esta combinação de cores também ajuda imenso na parte apelativa da mesma. Em outras cores já não tem tanto impacto visual.

DSC00336.JPG

CONFORTO

Se numa primeira análise a sola me parecia algo confusa, fiquei rendido depois de a testar. São muito confortáveis, quer no alcatrão, quer na calçada, quer a subir qualquer obstáculo na cidade. Tem um excelente balanceamento entre dureza e conforto. Já fiz treinos curtos e treinos de 25km e sempre conseguiram manter o pé confortável e bem aconchegado. Em alguns treinos senti o pé a subir de temperatura em determinadas inclinações, mas ao contrário de outros modelos, a parte da ventilação conseguiu sempre fazer com que nunca passasse acima de determinados valores.

 

A maneira como a língua foi desenhada faz com que nem nos apercebamos que ela está lá, ao contrário de tantos outros modelos em que ou movem-se durante a corrida ou tem tendência para magoar na parte de cima do pé porque não ficam exatamente onde queremos.

Parece-me que acertaram no desenho e nos materiais que compõem a parte superior da sapatilha, que muitas vezes é negligenciado.

10842306_10206325381641509_672025436601318140_o.jp

AMORTECIMENTO

Na sequência do ponto de cima, o amortecimento para mim está no ponto. A sola não é demasiadamente fofa nem dura. Sente-se bem as impurezas da estrada/escadas sem nos sentirmos desconfortáveis. Para mim conseguiram um bom equilíbrio de maneira a que se consegue ter um bom feel da estrada que pisamos e ao mesmo tempo, continuar confortável.

 

Não é fácil de nos sentirmos confortáveis e estáveis tanto em treinos muito rápidos de 5km ou provas longas de +20km, no entanto esta sapatilha e a sola que tem, consegue. O amortecimento sente-se desde o primeiro momento até quando paramos de correr. Faz-me lembrar as minhas velhinhas Saucony GUIDE 7.

E a sensação de conforto e qualidade no amortecimento mantem-se à medida que vamos fazendo km's. A ver se se mantêm assim durante muitos mais km's.

11026582_1126364444056166_5507780286897503527_n.jp

ESTABILIDADE

Ponto muito importante para mim, devido à quantidade de km's que faço a subir e descer escadas e rampas muito inclinadas.

Nunca senti o pé a fugir nem senti em qualquer situação que a sapatilha não fosse um prolongamento do pé nas mudanças de direção ou de desnível. Mesmo em linha recta sinto sempre que a sapatilha é envolvente e mantem o pé sempre na posição ideal. Mesmo sendo uma sapatilha relativamente "grande".

Corri com ela a temperaturas elevadas e debaixo de chuva quase torrencial e frio, e a estabilidade da passada esteve sempre controlada. A mesma sensação de conforto e de estar a controlar o que estávamos a fazer.

Tendo um drop baixo de 4mm, vai obrigar a que algumas pessoas mais habituadas a correr com 6 ou 8mm, conscientemente ou inconscientemente façam o ataque ao solo de maneira ligeiramente diferente, pois ela quase que pede que se faça uma entrada no piso pela secção média da sola e não pelo calcanhar como a maior parte das pessoas correm.

 

PREÇO

O preço normal de +/- 100€ coloca-a em patamares onde a concorrência já está estabelecida e tem nome no mercado. A Puma ainda não tem esta identidade com a corrida no publico geral. Quem souber do que ela oferece, pode torna-se uma opção nesse valor mas muita gente pelo mesmo preço vai pela concorrência.

Se conseguirem apanhar promoções, consegue-se fazer compras por 60/70€, o que é um excelente valor preço/qualidade para esta sapatilha e torna-se um dos modelos mais equilibrados e transversais para fazer km's com conforto.

DSC00597.JPG

Conclusão

Continuo a achar que elas são leves para o que se propõe a fazer ( +/- 255gr ), mas no entanto não são das sapatilhas mais leves do mercado. Principalmente quando olhamos para elas com este impacto inicial mais robusto, mas depois de as usarmos, ficamos com uma impressão média das mesmas.

Conseguimos fazer muitos km's sem se notar muito o peso nas sapatilhas, mas não é este o principal foco da sapatilha. Segundo a própria marca o modelo 500 (nível intermédio que eles definiram de conforto, numa escala de 100 a 1000) tentam atingir um equilíbrio de conforto, velocidade e qualidade geral.

 

Único ponto negativo sério que encontrei até agora aconteceu no evento Wings for Life que participei com elas em Abril. Debaixo de uma chuva forte e constante, as sapatilhas ao fim de 10km ficaram pesadas como é normal, mas ao fim de 20km pareciam que pesavam quase 1kg cada uma. Os materiais e o desenho da sapatilha não escoava a humidade em excesso e fiquei um pouco desconfortável no pé e na passada devido ao peso extra. Nunca me aconteceu uma sapatilha demorar tanto tempo a escoar ou a secar num ciclo normal de corrida. Provavelmente o problema será dos materiais e do desenho dos mesmos na secção entre a sola e a estrutura superior. Vou acreditar que estava a chover muito :) Apesar de todo o peso extra e algum desconforto por puxar tanto peso, o pisar no chão continuou confortável e suave.

 

Como tenho estado a treinar nestes últimos tempos mais para trail, tenho feito poucos kms com elas, mas já tem 182km com 4.500D+ com uma média de 5:55/km. A sola continua em excelentes condições e a estrutura superior não apresenta qualquer desgaste.

Para mim, são uma companhia excelente para pessoas que queiram fazer meias-maratonas ou maratonas com um peso médio ou médio alto. Para pessoas muito leves existem outras opções mais leves e rápidas.

Existem melhores opções no mercado em diversas categorias, umas mais confortáveis e outras mais leves, no entanto acho que estas tem um excelente compromisso entre todos os parâmetros importantes.

 

Sinceramente vão ser a minha companhia para os próximos meses de verão nos treinos pelo meio de Lisboa.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

DESIGN: 18

CONFORTO: 18

AMORTECIMENTO: 19

ESTABILIDADE: 18

PREÇO: 18

 

TOTAL: 91/100