Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Review: Merrell ALL OUT CRUSH LIGHT

merrel_review_0

 

O mercado das sapatilhas para Trail ultra leves e rápidas é dominado pelas Salomon Sense Ultra há alguns anos. Muitas marcas tentaram copiar o lider do mercado e falharam. Apesar deste modelo da Merrell não tentar fazer isso directamente, algumas das caracteristicas, como o peso super reduzido, colocam-nas em posição de comparação directa.
Vamos ver como se comportaram ao longo destes últimos meses nos meus pés de elefante :)

Podem ver a preview feita em Abril aqui 

 

 

Intro
Tal como disse na preview, a sapatilha grita por todo o lado a sua leveza. Os materiais usados são leves e em pouca quantidade. O objectivo é criar uma sapatilha que seja usada em percursos curtos e/ou com muita lama.
O facto de usarem cordões normais iguais ao que encontramos nos modelos de estrada e costuras entre os diferentes gomos de borracha tecido que fazem toda a parte superior da sapatilha, indica uma preocupação em tornar a mesma super leve.
Não esperem que seja uma todo o terreno como algumas sapatilhas que andam no mercado há algum tempo e pesam bem acima das 300gr. Tem o seu mercado bem especifico como vamos ver mais abaixo.

merrel_review_1

( Meio do treino )


Conforto
Para treinos curtos ou em locais onde o piso seja "soft", seja estradões sem pedra ou a percorrer single tracks no meio das arvores, a sapatilha apresenta um bom compromisso entre rigidez, torção e conforto na passada.
Quando o piso começa a ficar mais duro, seja com pedra pequenas ou raizes das arvores salientes, a sola fina começa a vir ao de cima. O material usado na sola faz com que seja muito leve e flexivel, mas tem muito pouco apoio e sendo demaisado flexivel, leva a que as rogosidades do piso passem quase todos para a planta do pé. Filtra muito pouco.
Para quem for muito leve ou tiver uma passada de queniano, pode ser um pormenor. Para quem corre como um elefante como eu, ás vezes nota-se bem e chega-se ao final de 15km com algumas dores na planta dos pés.

merrel_review_2

( Final do treino com muita lama no percurso )


Estabilidade/Aderência
Testei a sapatilha em pisos duros, suaves, molhados, secos, enlameados até ao tornozelo, etc. até alcatrão andou a fazer nas transições entre trilhos. A aderência que apresentou foi sempre razoável e suficiente para manter um ritmo vivo, sem apresentar aquelas escorregadelas que ás vezes tememos quando entramos em descidas enormes com muito declive.
Com alguma paciência e a olhar para o terreno com antecipação, consegue-se descer rapidamente sem perder confiança na passada. Mas sem exageros !
Em termos de estabilidade, sendo a sola muito flexivel, permite ritmos elevados, mas quando temos que andar aos ziguezagues em trilhos, convém ter alguma atenção para que as curvas não sejam demasiado rápidas e vai o pé para um lado e a perna para o outro. A sola é demaisado flexivel para ritmos muito elevados. Em linha recta não tem qualquer problema mas quando temos que virar rapidamente, temos que o fazer com algum controlo e sem exagerar. Requer alguma habituação a esta dureza da sola. Não encontrei até agora mais nenhuma sapatilha que fosse tão mole como estas.

merrel_review_3

( Cuidado com os laços dos cordões em single tracks fechados )


Preço
Nos ultimos 2 meses tem surgido bastantes promoções neste modelo e ficam com um racio de preço/performance muito interessante. Já vi à venda em lojas fisica em Lisboa perto de 50€ e online na Europa por perto de 40€.
É um bom valor para sapatilhas com estas caracteristicas. O preço de lançamento para mim seria um pouco elevado.

merrel_review_4


Conclusão
As sapatilhas criaram-me grandes expectativas. Em provas curtas ( até 40/50km ) ou com piso mais suave, costumo usar as Salomon Sense Ultra, e é esse o ponto de comparação que invariavelmente este modelo vai ter.
São demasiado parecidas em termos de peso e formato. E ficam-se por ai. O upper da sapatilha cumpre sem problemas. Devido à malha usada fina, é preciso ter algum cuidado em trilhos fechados e com muitos galhos no caminho.
A sola é demasiado flexivel. Filtra pouca coisa do solo e algumas vezes torna-se desconfortavel. Com um pouco mais de rigidez na estrutura da sola e dos seus gomos, penso que a sapatilha fica com uma dinamica muito mais interessante e quase a ombrear com as marcas que já se instalaram no terreno.
Uma das frases de batalha no lançamento foi a sua capacidade para enfrentar a lama com "facilidade". Diria que pode ser verdade em outras modalidades como as provas Spartan por exemplo, mas quando é para correr depressa em trilhos super enlameados, elas perdem toda e qualquer aderencia, como 99% das sapatilhas que já experimentamos.
Com cerca de 130Km e quase 4000D+, as sapatilhas apresentam um excelente estado de conservação.
Nota-se um ligeiro desgaste nos gomos exteriores mas nada de relevante e é perfeitamente normal.

 

merrel_review_5

 

Resumo

Pontos positivos
- peso oficial de 220 gramas
- adaptação ao pé devido a serem super flexiveis em ritmos elevados e piso constante
- preço muito interessante


Ponto negativos
- sola muito fina e demasiado flexivel. em terrenos mais duros sente-se bem
- pouca protecção contra pedras e outros objectos na parte superior da sapatilha no centro e traseira


Conforto 15/20
Design/Construção 15/20
Estabilidade/Aderência 17/20
Amortecimento 13/20
Preço 20/20

Total 80/100

 

 

1 comentário

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D