Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Review: Adidas Adizero XT Boost

Modelo: Adidas Adizero XT Boost

Testado por: João Gonçalves

Características pessoais: Neutro e 73Kg de peso

Condições de teste: Cerca de 70km percorridos em trilhos por Monsanto e Sintra passando por vários tipo de terreno.

 

Quando vi este modelo pela primeira vez confesso que me despertou bastante curiosidade, primeiro pela sua componente estética e por ser fã incondicional de cores escuras especialmente de preto e como escreveu o Filipe no preview, estas XT "Black in Black" encheram-me o olhar, segundo por me fazerem lembrar aquelas sapatilhas de tecido que todos usávamos quando eramos mais novos, só que estas vem equipadas com uma sola todo-o-terreno e por último pela curiosidade que aquela poliana bem pronunciada me despertou.

 

Acho que todos concordam comigo neste ponto, são sapatilhas que pelo seu design e irreverencia desperta curiosidade. Esta marca alemã há muito que nos habituou a incorporar inovação nos seus produtos e nestas Adizero XT Boost isso não foi excepção... Portanto não me levem a mal que tenha sido demasiado extenso na secção de Design e Construção, mas à muito a dizer sobre este modelo, somente por um unico motivo - Serem diferentes!

 

IMG_20160209_161632.jpg

 

Design e Construção

 

No que toca aos acabamentos, nada a apontar, aqui a casa alemã a mostrar porque é reconhecida a nivel mundial.

Todos os pormenores estão prefeitos em termos de construção, nota-se que a Adidas teve sempre em mente na concepção destas sapatilhas - Reduzir ao máximo o peso! Basicamente são constituídas por uma sola Continental, um upper composto por um mesh leve e fino que por sua vez é ligado a uma polaina de um material mais elástico e resistente e pouco mais.

 

Será suficiente? Vamos aos detalhes... Debaixo para cima.

 

Estas XT como já referi apresentam uma sola Continental, que logo à partida nos garante um grip excelente no contacto com o solo, com muitos tacos bem prenunciados capazes de lidar n apefeição com terrenos mais moles e com alguma lama, contudo este desenho de sola tende a não soltar a lama com facilidade. Na media sola como o próprio nome indica, estas XT possuem a tecnologia Boost da Adidas, uma tecnologia já sobejamente conhecida pelas suas capacidades elásticas e de retorno energético da passada e neste ponto a Adidas inovou, ao invés de colocar e esta tecnologia ao longo de todo o comprimento da sola, apenas colocou esta "espuma" na zona mais dianteira da sapatilha, sensivelmente desde a zona do metatarso para a frente, permitindo assim, que corredores que possuem uma boa passada - do meio do pé para frente - tirem o melhor rendimento desta tecnologia.

Já na região do calcanhar a casa alemã aptou por usar EVA de forma a permitir uma maior protecção do atleta nesta região, ainda na sola e numa tentativa de poupança de peso a Adidas optou por não incorporar uma rockplate nestas XT, solução esta, que dependo do tipo de piso não foi a melhor, pois ao pisar uma raiz ou uma pedra maior ou mais ponte aguda, vamos sentir bastante e pode magoar a planta do pé.

 

IMG_20160209_161848.jpg

 

Em termos do corpo a casa Adidas optou por utilizar um mesh fino deste a sola até às polainas, isto permite aumentar a capacidade de transpiração destas XT, bem como, aumentar o tempo de secagem, contudo em corrida com o tempo de chuvoso ou húmido, verifiquei que rapidamente ficamos com os pés molhados e frios, devido ao minimalismo no tecido utilizado.

No que toca a alguma protecção e controlo, a Adidas utilizou um TPU na biqueira das sapatilhas para prevenir que nos aleijemos ao embater com algum objecto, bem como um reforço bastante forte na zona calcanhar que garante um ajuste firme nesta área garantido algum controlo na passada, se bem que no início da utilização este ajuste é bastante firme, chegando mesmo a magoar um pouco, mas ao fim de alguns quilómetros este desconforto passa rapidamente de firme a perfeito, pois o material adapta-se muito bem ao calcanhar.

Em termos de suporte lateral este não é perfeito e no meu ver pode ser melhorado facilmente recorrendo a mais cintas de estabilização que em conjunto com os atacatadores permitiam uma melhor envolvencia do pé, sentindo especialmente esta necessidade em trilhos mais técnicos e exigentes.

 

Chegando ao topo da sapatilha e para mim o melhor pormenor destas XT - a polaina - feita de  material elástico e confortável mesmo se usado directamente sobre a pele, estas polainas fazem o seu trabalho na perfeição, um pouco mais elevadas que o normal não deixam passar para o interior detritos que podem incomodar o corredor, no inicio apenas pode parecer estranho e difícil calçar estas Adidas devido à existência da polaina, mas apanhando o jeito o pé entra facilmente e bastante rápido - Excelente pormenor Adidas. Top!

 

IMG_20160209_161717.jpg

 

Estabilidade e Aderência

 

Quanto à aderência, a sola da Continental é irrepreensível, agarra bem a todos os tipos de piso, especialmente em piso, arenosos e de lama, apenas se mostra mais frágil em passagem sobre algumas rochas molhadas, mas este é um ponto comum a quase todas as sapatilhas.

Em termos de estabilidade como já referi acima, as XT mostram-se um pouco instáveis em pisos técnicos, muito por culpa de serem muito minimalistas em termos de construção e as secções laterais que ligam aos atacadores não são as suficientes e não dão a segurança necessária para este tipo de terreno mais instável, contudo para pisos menos técnicos estas XT são mostram-se à altura.

 

 

Conforto

 

Ao calçar estas XT pela primeira vez, não se sente que estamos a calçar umas sapatilhas de corrida, mas sim umas sapatilhas casuais devido ao seu conforto e facilidade de uso, contudo existem alguns pontos que podem ser melhorados, tais como:

A não presença de uma rockplate na sola, especialmente em terrenos com mais acidentendos sente-se a falta deste pormenor que protege o pé quando pisamos materiais mais rijos e ponteagudos;

O material mais reforçado no zona do calcanhar para controlo de estabilidade aperta um pouco nas primeiras utilizações e leva algum tempo a partir e ficar confortável, contudo depois destes quilómetros o ajuste é perfeito;

Falta de mais portecção face ao aperto dos atacadores. Devido à falta de pontos de suporte lateral para estabilidade, temos tendência em apertar um pouco mais os atacadores, mas uma vez  que estas XT não possuem língua devido à polaina, magoamos um pouco o pé com o aperto que damos nos atacadores, existe de facto, um acolchoado nesta zona mas não é o suficiente.


Mas nem tudo é mau em termos de conforto, são umas sapatilhas super fáceis de utilizar, a polaina permite que não entrem detritos para o seu interior garantindo maior conforto, a parte dianteira da sapatilha é larga permitindo abrir os dedos dos pés sem qualquer problema, o mesh utilizado nestas sapatilhas é confortável e muito respirável e faz com que sejam umas sapatilhas frescas e muito transpiráveis.

 

IMG_20160209_161751.jpg

 

Amortecimento

 

Não irás fazer uma ultramaratona com estas XT, penso que o seu limite estará entre os 25 e os 30 quilómetros por utilização. Devido à notória intenção da Adidas de reduzir peso, foram retirados acolchoados e outros pormenores que minimizam o impacto do solo sobre os membros inferiores.

A zona do calcanhar é reforçada com EVA para garantir mais protecção, contudo ariscaria-me dizer que a Adidas deveria ter mantido o Boost na media sola até ao calcanhar, pois acho que iriam ganhar um pouco de mais amortecimento especialmente em descida.

 

Preço

Com um PVP que situado entre os 80€ e os 100€, de acordo com a loja ou o site online que pesquisemos e tendo conta, no meu ponto de vista, serem muito especificas. Específicas em termos de terreno - Excelentes para provas ou treinos que não ascendam os 30 quilómetros executados em pisos mais moles/arenosos e pouco tecnicos, específicas em termos clima - Perfeitas para climas quentes devido à sua excelente capacidade de transpiração e frescura e fragilidade com chuva ou humidade, e específicas em termos corredor - por serem uma sapatilhas leves e rápidas, feitas para corredores também com estas características.

 

Avaliação Final

Design/Construção 15/20
Estabilidade e Aderência 15/20
Conforto 15/20
Amortecimento 16/20
Preço 16/20

Total 15/20

Em resumo embora não tenho tido uma avaliação muito elevada dou os meus parabéns à Adidas por inovarem e trazerem ideias novas para o mundo do trail, estas XT podem não ser perfeitas para todos tipos os corredores e provas, mas trazem muitas ideias boas e podem ser melhoradas facilmente, apenas não atribui uma pontuação mais elevada, devido à sua especificidade muito grande.

 

Obrigado Adidas, adorei o teste e continuem a inovar.