Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Resolução de Ano Novo? Alguém já as esqueceu?

capa.png

Ano novo, vida nova e… resoluções sempre iguais?

Já vamos a meio do mês de janeiro e quantos não devem ter feito as vossas resoluções de ano novo.

É o habitual, certo? O deixar de fumar,  mudar de trabalho, viajar mais,  passar mais tempo com a família, poupar mais, e, provavelmente a campeã de todas essas... perder peso!

Mas quem ainda as está a conseguir cumprir? Já desistiram???

 

Pois bem, para os que andam a tentar perder peso, deixo aqui uma pequena motivação e partilhar um pouco da minha experiência quando perdi pelo menos 42Kg já lá vai algum tempo e tenho me mantido em torno do valor final. 

Antes de mais aviso já. Se procuras aqui a receita da banha da cobra, vieste ao sitio errado. Não há tal coisa. A não ser que a banha da cobra seja foco, objetivo, dedicação e empenho

 

Houve várias razões para ter chegado ao ponto que cheguei. Tudo se somava numa espiral depressiva e uma grande bola de neve que só crescia. Não me revia no meu corpo e sentia uma imensa vergonha de mim. 
Queria voltar a ter a agilidade de outros tempos, agradar-me a mim próprio e agradar aos outros e parar de me esconder num mundo só meu e a cima de tudo ter saúde, seja ela física como mental. A vida é para ser vivida com a alegria!

Foi ai que enveredei pelo mundo da corrida e vim mais tarde conhecer esta malta do CNC. Porquê?

  • Pode ser feito em qualquer lado.
  • Podes iniciar facilmente sem gastar muito dinheiro
  • É uma das melhores formas de gastar mais energia em menos tempo.
  • Quanto mais peso tens mais energia gastas, mas também pode ser mais difícil fazeres exercício.
  • Podes começar devagar

Até cerca dos meus 85Kg, a minha perda de peso foi unica e exclusivamente recorrendo à corrida. Não propriamente porque gostasse mas a vontade e o foco eram maiores e porque não tinha dinheiro para suportar outras atividades. Ok, mas como lá chegar? 

Law of Conservation of Energy - Quem diria?!?!?!

 

Desculpem mas não resisti a fazer uma piada à engenheiro! Quem diria que os senhores Isaac Newton, Daniel Bernoulli, Lavoisier, Laplace e o senhor James Joule estavam corretos. Não há milagres! É tão simples quanto uma equação matemática:

 

Balanço = calorias que ingeres - calorias que gastas

 

Quanto mais cedo aceitares isto mais cedo mais cedo podes perder peso, ou seja ter um balanço negativo. Tens três hipóteses:

  1. Reduzir a ingestão de calorias e manter a atividade habitual.
  2. Aumentar a atividade atual e manter a alimentação.
  3. Ou usar a cabeça e dividir o mal pelas aldeias aumentando a atividade e reduzindo a ingestão calórica. What a genius!!!! (Modo sarcástico ON!) 

 

Foi exatamente o ponto 3 que fiz. Como meta tinha decido que queria ter um balanço negativo de aproximadamente 7000 a 7500 Cal. por semana. Porquê? Porque esse é o valor estimado da energia acumulada para 1kg de massa gorda (cerca de 7500~7700). Dividindo as 7000 pelos 7 dias dá 1000Cal por dia. 1000Cal pode parecer muito tendo em conta que em média se estima que um adulto necessita de cerca de 2000Cal por dia. Mas se reduzires apenas 500 na alimentação e aumentares o gasto diário em 500 afinal não custa assim tanto.

 

 

Antes de mais, desconfia de tudo o que vês na internet e das modas do costume! Lê muito e sê crítico! Se for caso disso procura um nutricionista, mas mesmo assim desconfia e investiga!

 

Reduzir 500 Cal diárias na alimentação é mais fácil do que pensam, especialmente por que hoje quase tudo vem carregado com uma dose extra de "veneno" chamado açúcar e estamos rodeados de má qualidade de comida. Habituem-se a ler os rótulos, escolham produtos simples e cozinhem vocês. Hoje em dia até existem apps que ajudam imenso a manter o registo calórico. Lembrem-se que o marketing não quer saber da vossa saúde! O marketing quer é vender. Os produtos que indicam dieta/slim/fit em geral não são os melhores para reduzir o gasto calórico. 

 

E quanto ao exercício? Quanto tempo afinal? Vai depender de várias coisas, mas para mim, a estimativa é de cerca 35min em corrida. E durante cerca de  6-7 meses praticamente todos os dias calçava os meus ténis e fazia 30min de corrida. Sim leram bem! Mesmo que não consigas atingir as 500 Calorias, qualquer que seja o gasto que tenhas é sempre melhor que zero!

 

Por cada 30 minutos desse dia que gastava sentia que era anos e qualidade que acrescentava à minha vida.  Libertem-se e deixem para trás uma parte de vós que não interessa. Mantenham o foco!

SAM_0558_composed.jpg

 

2 comentários

Comentar post