Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Reccua Douro Ultra Trail - Entrevista ao Diretor de Prova

Por: João Gonçalves

 

Após o período férias é altura para que calendário de provas de trail voltar a ficar bem preenchido e com ele os objetivos pessoais de cada um e nós não somos exceção.

 

No dia 3 de Outubro irá realizar-se a segunda edição do Reccua Douro Ultra Trail que irá contar com provas nas distâncias de 80, 45 e 15 km onde, segundo dizem “O percurso é a alma da prova.” e conta com a promessa de associar todos os componentes de uma prova de trail com a beleza das paisagens do Douro e do Marão, para além destes atrativos o DUT tem duas provas que garantem pontuação para o Ultra Trail of Mont Blanc (UTMB) - UltraTrail de 80Km garante 2 pontos e o Trail de 45Km garante 1 ponto – que é sempre uma mais valia e uma garantia de qualidade.

 

Capture.PNG

 

Dado isto, não foi à toa que o João Gonçalves e Rui Pinto escolheram esta prova para definirem uma nova meta dos seus objetivos pessoais e assim participarem até à data no maior desafio desportivo das suas vidas, participando na prova de 80km, cuja aventura iremos partilhar convosco.

 

Capture.1PNG.PNG

João e Rui num dos treinos na Serra de Sintra rumo ao DUT acompanhados pelo Tiago Portugal

 

Para recolhermos um pouco mais de informação sobre a prova, fomos falar com o Diretor da Prova, cuja conversa transcrevermos abaixo.

 

O Réccua Douro Ultra Trail é organizado pela Nexplore. Quem é a Nexplore?

 

​A Nexplore é uma empresa que existe desde 2009, inicialmente dedicada à comercialização de produtos desportivos, mas que neste momento se dedica à realização de eventos desportivos, tais como o Mountain Quest, Douro Bike Race e Réccua Douro Ultra Trail. Para além de ser uma empresa, ela é composta por um grupo de amigos, que em torno de algo superior procurar-se constantemente superar-se.

 

 Como nasceu e porque decidiram criar esta prova?

 

​Em função do conhecimento que alguns elementos da organização têm da zona do Douro, inicialmente feito em percursos de BTT e posteriormente em corrida de montanha, decidiu-se dar a conhecer a região do Douro ao mundo, através de uma prova de Trail.

 

Qual a diferença entre esta prova e a outras que já existem?

 

​Privilegiamos sobretudo os atletas e o ambiente que rodeia todo o evento. Procuramos que os atletas não compitam entre si mas com eles mesmo​s, superando-se.

 

É a segunda edição deste evento. Como correu a primeira edição e o que esperam da segunda?

 

​O feedback que temos foi bastante positivo. Sabemos que nunca será igual à primeira edição mas esperamos que sobretudo os atletas gostem do evento, das paisagens, das gentes e da cultura do Douro.​

 

Que recomendações podem dar aos atletas que irão participar no DUT 80k?

 

​Venham preparados para ver paisagens de cortar a respiração, mas também com alguma preparação física mas sobretudo mental para se divertirem.​

 

O que podem os atletas esperar desta prova? Como é o percurso (altimetria, locais emblemáticos, etc.) e quais são os abastecimentos?

 

​Com o DUT, os atletas ficaram a conhecer um pouco da região do Douro, será um sobe e desce constante por entre vinhas, casas senhoriais, quintas, aldeias típicas, lugares com história.​ Poderemos passar por zonas onde haja vindimas. Nos abastecimentos privilegiamos sempre produtos locais adequados à prova.

 

 

Em relação ao equipamento o que considera essencial para esta prova?

 

​Varia consoante a distância que os atletas iram fazer, mas consta no regulamento.

 

Que conselhos podem dar a quem esta agora a iniciar-se no mundo do trail?

 

​Preparem-se para superarem-se.

 

Uma frase de incentivo aos atletas.

Nada é impossível, basta acreditar​.

 

 

Nós vamos estar lá! E tu ficaste com vontade? Em breve teremos mais novidades.