Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Race report: Lisbon Eco Marathon 2019

Lisbon EcoMarathon 19 4.jpg

Que bela manhã de Domingo que se fazia sentir em Lisboa. Uma manhã perfeita para correr na cidade. Correr na cidade, mas na parte mais “verde” da cidade! As três provas competitivas da Lisbon Eco Marathon, 12K, 21K e 42K, decorrem maioritariamente no Parque Florestal de Monsanto.

 

Adoramos a zona da partida e meta da Eco Maratona de Lisboa, no cimo do Parque Eduardo VII. Dificilmente haverá lugar mais emblemático para começar uma prova em Lisboa: uma vista linda e boas condições.

Lisbon EcoMarathon 19 5.jpg

Soube-nos bem acordar apenas 1,5 antes da prova começar. É raro acontecer, pois “somos mais dos trilhos”, o que implica, normalmente, mais logística. Fomos ao local de partida de eCooltra, por preguiça e para não cansar as pernas. Encontramos um recinto muito animado e bem organizado.

 

A prova da Meia Maratona, na qual o Bruno, o Francisco e eu iríamos participar, arrancou às 9h30. É uma boa hora, tendo em conta o calor que se fez sentir (ao contrário da maioria das outras Meias Maratonas de Lisboa que arrancam às 10h30). O percurso começo pelo “Corredor Verde” em direção a Monsanto. No km 3 já estávamos a entrar no Parque Florestal e começamos logo a subir bem.

Lisbon EcoMarathon 19 2.jpg

Corremos então cerca de 15K pelos estradões de Monsanto. Foi um percurso muito bem desenhado, com muito pouco alcatrão para uma “Meia Maratona”, bem como nós gostamos. Rapidamente o Bruno e eu perdemos o Francisco da vista e decidimos manter o nosso ritmo confortável, em modo “treino”.

 

A prova estava muito bem sinalizada e tinha bastantes abastecimentos, tanto de líquidos como de sólidos, servidos pelos simpáticos voluntários da ReFood, sempre com um sorriso na cara e uma palavrinha de incentivo. O facto de corrermos por Monsanto foi ótimo por vários motivos: a sombrinha das árvores, o cheirinho a Primavera e vistas lindas!

Lisbon EcoMarathon 19 6.jpg

É uma prova que gostava de voltar a fazer. Gosto muito de correr em Monsanto. Engraçado que é um misto entre uma prova de estrada e de trail, pois, tem bastantes caminhos de terra batida e quase 500m de D+ (podem ver a prova no meu Strava aqui). Acho que é uma excelente aposta para quem quer experimentar correr em trilhos ou então quem já sabe que prefere correr em estrada mas ao mesmo tempo gosta de natureza.

 

Depois dos 3K finais pela cidade, voltamos ao recinto com um sorriso na cara. Mais uma vez encontramos um ambiente muito simpático. Além da medalha, tivemos direito a uma flor e uma cerveja fresquinha e ainda ganhei uma garrafa da Merrell na roda da sorte!

Lisbon EcoMarathon 19 3.jpg

Como nota de melhoria, sugiro apostarem mais no “eco”, que dá o nome à prova. Podia-se ter, por exemplo, bidons com água e isotónico, em vez de garrafinhas de 33cl e copos, e incentivar os participantes a levarem o seu próprio copo, como já se faz nalgumas provas de trail. Nesse sentido, na inscrição, também sugiro que o participante indique se quer ou não shirt e medalha, pois, nem toda a gente, como eu, faz questão de os receber.

 

De resto, penso que havia umas placas de sinalética, que na prova dos 21K estavam mal colocados. Acho que foi a partir do km 11, que aparecia 10 em vez de 11, dando a entender que ainda faltava mais um km do que era suposto! De resto, os nossos parabéns à organização, e até para o ano!