Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Preview: Kalenji Kiprun SD 2017

IMG_20170124_175238.jpg

O ano passado, em Janeiro, estive em Nice, na Run Blog Camp da Kalenji onde tive o privilégio de experimentar em primeira mão os Kalenji Kiprun SD 2016. Na preview sobre os Kiprun SD de 2016 podem descobrir quais são os outros modelos que fazem parte desta gama.

 

Os Kiprun do ano passado ajudaram-me a bater o meu recorde pessoal aos 10km, recorde que se mantem até hoje (podem ler a minha review final dos Kiprun SD de 2016 aqui). Vamos lá ver o que o modelo deste ano tem para oferecer!

 

 

As sapatilhas Kiprun SD 2017 já estão disponíveis no mercado em Portugal (mas o site da Decathlon online da França tem mais informação). O preço da gama Kiprun é 69,99€ para os SD (Short Distance), Race e LD (Long Distance). Há modelos masculinos e femininos e várias cores disponíveis.

 

Os Kiprun de 2017 apresentam um design mais moderno dos seus antecessores e, tal como os seus antecessores de 2016, incorporam o conceito K-Only. O “K” representa a marca Kalenji e o “Only” remete para “Só” ou “Único” porque este conceito é indicado para todos os tipos de passada: neutra, pronadora e supinadora.

IMG_20170124_172936.jpg

Tal como expliquei na preview deste modelo do ano passado, a Kalenji desenvolveu o conceito K-Only baseado num estudo biomecânico interno e ainda um inquérito de seis meses a quase 400 atletas pelo Instituto de Saúde de Luxemburgo. A Kalenji contratou uma instância externa para garantir resultados objetivos e neutros. A colaboração entre a Kalenji, o Sportslab da Decathlon e o Instituto permitiu estudar o impacto do tipo de calçado em lesões ocorridas durante a corrida. Assim, a Kalenji conseguiu identificar qual o modelo de calçado mais indicado a todos os tipos de passada.

 

A conclusão do estudo de seis meses com mais de 116 mil quilómetros percorridos no total confirma que o conceito K-Only é indicado para todos os tipos de passada. Corredores que usaram ténis com o conceito K-Only incorporado tinham um risco de lesão 30% menor do que aqueles que usavam outro calçado para corredores neutros (se tiverem interesse em saber mais sobre este estudo ou outro assunto relacionado com o calçado Kiprun, não hesitem em contactar-me).

IMG_20170124_175252.jpg

No site da Dectahlon França, podem encontrar a ficha técnica completa deste modelo. Os Kiprun SD apresentam um drop de 10mm e pesam 230 gramas no tamanho 39 e 280 no tamanho 43. Este peso é um pouco abaixo da média do mercado. Uma característica interessante que a Kalenji promete é que a durabilidade deste sapato é de 1000km e a marca oferece uma garantia de 2 anos.

 

Em termos da minha primeira impressão, achei os Kiprun SD super confortáveis. Corri 10km no primeiro treino e foi bastante agradável. Os sapatos, com um excelente preço, apresentam um bom amortecimento. Assim, candidatam-se a serem uma boa aposta para quem aprecia amortecimento e ataca o solo com o calcanhar. Vou correr mais uns quilómetros com eles e ver se faço uma prova também. Para já, os Kiprun SD 2017 parecem-me uma excelente oportunidade para quem começa a correr e ainda não sabe que tipo de calçado prefere e talvez nem a sua passada.

 

Boas corridas e até breve!