Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Perto das nuvens - Sky Trail Camp 2017

Tivemos o prazer de participar no passado fim de semana no Sky Trail Camp 2017, que se realizou em Porto da Cruz na ilha da Madeira e foi mesmo um prazer, pois só temos a dizer bem deste evento, organizado com o total apoio da Junta de de Freguesia da Porto da Cruz. Regressamos ao continente de coração cheio, não só pela beleza natural incontornável da ilha da Madeira, bem como pela simpatia das pessoas desta Freguesia e da organização do evento que tudo fizeram para que nos sentissemos em casa e podemos dizer que conseguiram.
 

Capa.jpg

 

 
Vivemos também com um belo empeno nas pernas, empeno esse que vamos ter de aguentar durante os próximos dias, fruto das "ligeiras" subidas desta ilha maravilhosa e das suas escadinhas e veredas infindáveis, que reforçam a imagem que temos um pais maravilhoso para a pratica de trail running.
 
Porto da Cruz por aquilo que conhecemos é uma das freguesias mais "desportivas" senão a mais da ilha da Madeira, para além de ser conhecida para a pratica de surf, oferece também condições unicas para a pratica de Trail, oferecendo aos visitantes três percursos marcados, cada um com grau de dificuldade diferente para que uma pessoa que chegue aqui possa usufruir dos trilhos da Madeira de forma autónoma, contudo a nossa sugestão é que falem um com a malta do Porto da Cruz Trail Team que com toda a certeza vos acompanharão num treino.
 
 

2.jpg

 

Também é daqui que parte da prova dos 16k do MIUT e pra além de todas as outras distância desta emblemática prova cruzarem os trilhos desta freguesia. Mas Madeira não é só MIUT e a oferta de Porto da Cruz não fica por aqui, estes senhores realizam no final de Julho o Trail Porto da Cruz Natura, com provas a contar para o campeonato nacional de Trail.
 
 
Voltando ao Sky Trail Camp o objectivo era simples, ou não (!), praticamente 6000 metros de desnível acumulado em 3 etapas, começando na sexta feira com um treino noturno de cerca de 9k em trilhos mistos num percurso que percorreu o interior da freguesia, onde destaco um troço fantástico por uma das inúmeras levadas da ilha onde as vistas eram de tirar o fôlego. No dia seguinte e logo de manhã etapa rainha um treino longo de 22km aproximadamente, com 1700d+ que nos levou inicialmente ao topo da Pena de Águia, uma subida de 538 metros em cerca de 3.5k, como se isto não bastasse ainda tivemos a subida até ao topo do Pico do Suna, cerca a de 1k vertical por um trilho nublado e verdejante. A fechar o dia e já no Domingo uma pequena voltinha de 10km que incluí a famosa subida do Lombinho um 1/2k vertical em cerca de 2k (ufa!!) voltando a Porto da Cruz pela descida da Degolada pelo sitio do Larano.
 
 

4.png

 

Em todos os treinos os percursos estavam exemplarmente marcados (melhor do que em algumas provas que já participei, para além de os participantes serem divididos em três grupos de progressão, rápidos, médios e menos rápidos e terem sido disponibizados os tracks em .gpx para que ninguém se perdesse, para não falar dos abastecimentos existentes nos treinos e da simpatia e apoio dos voluntários.
 

penha.jpg

 

Mas como trail não é só corrida e o Sky Trail Camp é a prova disso, o convívio entre participantes ficou garantido pela animação no final de cada treino, bem como, alimentação garantida pelos restaurantes Praia da Alagoa e Praça do Engenho. Durante a noite a animação ficou garantida sob forma de Poncha Party no Dinos Bar bem no centro de Porto da Cruz. Por último queremos dar um apontamento às unidade hoteleiras (Hotel Costa Linda, Hotel Vila Bela, Dom Pedro Baia) que receberam os participante que segundo o feedback que recebemos, fizeram de tudo para o bem estar dos participantes.
 

1.jpg

 

Escrevemos este post logo que possivel dentro do avião já na viagem de regresso e confesso que já sinto saudades de Porto da Cruz e estamos ansiosos de voltar a participar neste Sky Trail Camp no proximo ano e espero que também ficado com vontade, pois vale muito a pena. Para nos ficou também o treino para MIUT e promessa de voltar em Maio e passar de novo por muitos destes voluntarios que farao parte também desta prova. Para quem nao tenha conseguido uma entrada no MIUT e queria muito correr na Madeira sugerimos a participacao no Trail Porto da Cruz Natura.
 
Para finalizar deixamos um agradecimento à organizacao e voluntarios um obrigado e à Junta de Freguesia de Porto da Cruz pela mao do seu Presidente o Sr.Duarte Fernandes que muito tem feito pelo desenvolvimento desta atividade na ilha da Madeira. Obrigado.
 
Deixamos para além de algumas fotos tiradas os links para os albuns oficiais do evento para que possam roer-se de inveja.
 
 
 
 
 
 
 

 

1 comentário

Comentar post