Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Objetivos e treinos para 2019

Correr na Cidade.jpeg

É engraçado olhar para trás e refletir sobre o nosso percurso de corrida. Houve anos em que corria muito e queria correr mais e mais. Ultras e ultras. Também é engraçado observar que existem padrões na minha rotina de running. No verão tendo a correr muito menos do que no inverno. Isto é fácil de explicar, pois trabalho no setor de turismo, onde no verão a pressão aumenta muito e por isso, tendo a correr menos. Enfim, há muitos fatores que influenciam a nossa rotina de running.

 

2018 foi claramente o ano em que fiz menos quilómetros desde que comecei a correr em 2013. Acredito que foi porque mudei de casa. Foi uma mudança estrutural no meu dia-a-dia. Mudei da minha vida de solteira para uma vida de casal. Fui viver com o meu namorado. Penso que foi esta mudança que me fez perder a minha rotina de corrida e de treinos. Demorei algum tempo a habituar-me e a voltar a treinar como de antes. É curioso porque o Francisco também corre e pratica desporto, mas mesmo assim passei a treinar menos.

 

Agora finalmente sinto que voltei à minha rotina de treinos e estou super contente! É claro que também ajuda ter objetivos desafiantes. Dependendo do nível de corrida, um objetivo pode ser conseguir correr determinada prova de 10K em menos de 60 min. No meu caso, tenho 3 objetivos concretos:

 

Running Bo.jpeg

  1. Meia Maratona de Milão dia 24/3 em menos de 2 horas;
  2. Maratona de Amsterdão dia 20/10 em menos de 4 horas;
  3. Divertir-me muito nalgumas outras provas (de trail e SwimRun) pelo meio: Proença-a-Nova, Piódão…

 

Para atingir esses objetivos vou ter que treinar muito, pois encontro-me em baixo de forma. Tendo em conta os treinos que fiz para as duas maratonas que já fiz, Sevilla em 2015 e Barcelona em 2016, sei muito bem o que funciona bem para mim. Preciso de um treino variado e complementar. Vou fazer, por semana:

 

  1. 3 treinos de corrida: um de subidas, um plano e um livre (pode ser uma prova, por exemplo). E é claro, que mais perto da Maratona irei começar os longões, até os 30-24km uma vez por semana;
  2. Pelo menos uma aula de yoga;
  3. Pelo menos uma aula de RPM ou Spinning;
  4. Pelo menos 40 min de natação;
  5. Reforço muscular com treinos de alta intensidade com a Move HIIT.

 

São 7 treinos, mas posso fazer alguns no mesmo dia, ficando com 5 dias ativos e 2 de recuperação por semana. Penso que esta receita funciona bem comigo. A natação faz-me super bem mas nem sempre tenho disponibilidade. A boa notícia é que o Francisco me acompanha em quase todos os treinos (exceto o yoga e RPM).

 

Acho que é bom estabelecer objetivos de treino concretos e partilhá-los com os nossos amigos dos treinos para criar mais compromisso e motivação e quem sabe, inspiração!

 

E vocês, quais os vossos grandes objetivos para este ano? E como complementam os vossos treinos de corrida?

4 comentários

Comentar post