Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

O que vestir na Meia Maratona de Lisboa?

16570324_hCUS6.jpeg

É já este domingo! Aliás, por esta altura, daqui a 24 horas, já a maioria de nós estará em casa a recuperar dos 21km da Meia Maratona de Lisboa.Uns muito contentes por terem batido recordes pessoais, outros por terem acabado e ainda outros com aquela sensação de que podiam ter feito melhor. E alguns dos corredores da Mini Maratona que, olhando para os da Meia, ficaram a pensar que da próxima vez irão tentar a distância mais longa.


Contudo, certamente que todos estão felizes – mesmo aqueles que ficaram com uma dorzita aqui ou acolá e que os vai fazer parar durante uns dias, poucos.

 

A Meia Maratona, e em especial esta que atravessa a Ponte 25 de abril é uma festa! Uma festa da corrida amadora e popular e que é também uma festa da cidade de Lisboa com milhares de turísticas a visitarem-nos por causa do evento. 

16570317_mkgBB.jpeg

Filipe Gil, Nuno Espadinha e Bruno Andrade na Meia Maratona de Lisboa em 2013


Eu, por mim, estou muito entusiasmado. Faz precisamente três anos que não faça a minha Meia Maratona preferida. Sim, é esta. E amanhã lá estarei, sem grandes objetivos, sem grandes ideias a não ser divertir-me a cada passada. Mas, este post não é só sobre isso, mas também ajudar os nossos leitores a escolherem o que vestir amanhã para a prova.


Os últimos dias tem sido de incerteza meteorológicas e não sabemos muito bem se iremos correr com chuva ou com tempo seco. As previsões dos nossos smartphones mudam a cada hora. Contudo, para os menos experientes nestas andanças aqui vão as nossas dicas:

 

16569955_zeYIG.jpeg

 

T-SHIRT:

  1. Para os “friorentos”:

O corta-vento vai ser essencial, certo? Claro que lá para o quilómetro 8, a não ser que chova muito, vem parar à cintura. Certo? E não tem mal nenhum. Apenas escolham um corta-vento muito leve e testem, em casa, a forma como o vão colocar a cintura. Assim, irão perder menos tempo quando o fizerem e não vão ter de parar para o colocar – acreditem que recomeçar a correr numa prova desta é terrível.

 

  1. Para os mais “encalorados

Correr com mais do que uma t-shirt é impensável. Este tipo de corredor irá levar a t-shirt mais fina possível (e alguns preferem ainda vai levar as de alças). Só que desde a saída de casa até ao início da prova ainda vão andar de transportes públicos e esperar uns largos minutos na praça da Portagem - onde fez sempre vento e frio. A nossa sugestão é que levem aquela t-shirt velha, normal, não técnica, que têm na gaveta, (sim, mesmo essa que já tem alguns buracos), e venham com ela vestida por cima da t-shirt com o qual vão fazer a prova. Depois, minutos antes do tiro de partida, tirem-na e coloquem-na longe do caminho dos outros corredores. Nesta altura já fez o aquecimento e só irá precisar da t-shirt que escolheu para fazer os 21km.

 

puma-training-actv-pwr-2-in-1-shorts.jpg

 

CALÇÕES:

Mais curtos, mais compridos. Depende dos gostos. Mas muitos dos estreantes nesta prova ainda têm uns quilinhos a mais e por vezes chegam ao fim da prova completamente massacrados pelo roçar das pernas uma da outra – o que garante um par de dias a andar à “cowboy”. Para estes corredores aconselhamos o uso de calções que tenham calções interiores (de perna) por debaixo. Ou então, usarem uns calções de lycra por baixo dos vossos calções. Atenção, não há vergonha nenhuma. Eu só ao fim de 1 ano de corrida consegui correr sem esta ajuda.

 

Stance-Socks-Featured-760x434.jpg

MEIAS:

Aqui a regra é não inventar. Mesmo! Olhem as bolhas….Por isso, usem as meias que vos são mais confortáveis e que têm usados nos vossos treinos, sobretudo nos mais longos. E meias de compressão, perguntam vocês? Pessoalmente, apenas uso compressão no pós corrida (2 a 3 horas depois do banho, fazem milagres). Mas isto vai do gosto de cada um, se sempre treinou distâncias maiores de compressão, então deve usá-las. Se vai fazer a estreia na prova e nunca as usou, não o faça.

 

AdidasUB4

 

CALÇADO:

A regra aqui é a mais seguida pelos corredores: não estrear nada. Nós compreendemos que é um dia especial e que vai querer usar as sapatilhas acabadas de comprar, mas isso pode ser má ideia. Tenho para mim que estrear material em provas acima dos 15km nunca dá bom resultado. No meu caso, sinto que o material “muda” um pouco depois dessa distância. Assim, leve as sapatilhas com que tem treinado nos últimos tempos. Se for mais pesado, precisará de proteger os joelhos do impacto, se for mais leve, pode arriscar e levar as suas sapatilhas mais leves (desde que já as tenha experimentando antes). Para os “vaidosos” que mesmo assim vão querer levar os novos acabados de comprar, um pequeno truque que não vos livrará de eventuais surpresas mas que pode ajudar: andem calçados o dia todo com os tais novos sapatos que vão usar na prova, para tanto os sapatos se adaptaram ao vosso pé, como o contrário.

 

E, basicamente, é isto. Pensamento positivo. Muita força, e diversão. A parte mais difícil para a maioria dos corredores é passar “ao lado” da meta, perto dos 13/14km e ainda ter que ir dar a volta ao Dafundo. É aqui que a maioria quebra o ritmo e começa a pensar: “Que raio faço aqui a um domingo de manhã”. Por isso, mais uma dica, nem olhe para o lado. Esqueça o Mosteiro dos Jerónimos, o CCB, a festa que alguns já fazem do outro lado. Vá olhando para o Tejo, que é lindo. E, pense, que apesar de custar um pouco, vai ter uma história fantástica para contar aos seus colegas de trabalho na segunda-feira.

 

Sobretudo divirtam-se a correr na cidade.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D