Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

"Não gosto de correr, porque fico muito cansado"... A sério?

 

 

Gostava de experimentar a correr mas...

 

Este post é para quem nunca correu, para quem só faz aquelas caminhadas junto ao rio, mas que lá num fundo tem um bocadinho de vontade de experimentar a correr e diz aquela frase genial "não gosto de correr, porque fico muito cansado"... A sério? Nunca imaginaria isso...

 

pos1.jpg

 

Em vez de arranjarem desculpas, deixem-se levar pela vontade e experimentem e deixo aqui alguns conselhos.

 

 

"Só tens algo a provar a ti próprio"

 

 

Primeiro que tudo... Parabéns!! Já venceste a primeira barreira, aquela que a tua mente te constrói cada vez que tentas sair da tua zona de conforto.

 

Segundo, tem a consciência que no início te vai custar um pouco, não é fácil, cansaço, algumas dores musculares, faz tudo parte do processo de adaptação e toma esta fase como normal e lembra-te até o melhor corredor do mundo já teve aí nesse estágio.

 

Terceiro, não querias fazer o que ainda não estás preparado, vai com calma, começa devagar e com pouca distância... Mesmo assim custa? OK! Intercalada periodos de caminhada com corrida e vai aumentando o nível quando já te sentires à vontade.

 

Quarto, não fiques frustrado se o teu vizinho do rés do chão corre mais do que tu e ou se existem pessoas que te ultrapassam em Belém, com o tempo vais chegar lá e se não chegares qual é o problema. Só tens algo a provar a ti próprio.

 

2013-05-28-db-nikeplusrun.78f3d.jpg

 

Quinto, faz um teste passada para saber que tipo de passada tens, o que é importante na escolha das sapatilhas.

 

Sexto, lá está... Compra uma sapatilhas de corrida, sim umas simples feitas para correr e não umas sapatilhas normais, vai a uma loja especializada e tenta aconselhar-te, pergunta a uma pessoa amiga que já corra, lê algumas das nossas reviews, mas por favor não compres com base somente "porque são tão lindas".

 

Sétimo... Meias, vais precisar de uma meias de boa qualidade para evitar assaduras, calor, desconforto, dá preferência a tecidos mais sintéticos se tiverem algodão na composição a sua percentagem deve ser baixa.

 

Oitavo, não é preciso gastares uma fortuna em equipamento, hoje em dia existe equipamento, mesmo de linha branca de boa qualidade a baixo custo e aproveita as promoções.

 

Nono, se alguém "gozar" por ainda não estares em forma, "Sacode" essa pessoa é um frustrado... Tu é que contas!

 

Décimo, hidrata bem os pés antes de começar a correr, com um creme especializado ou então vaselina ou creme gordo, isto vai prevenir o aparecimento de bolas.

 

 

 

"Tu é que contas!"

 

 

 

Décimo primeiro, com ajuda é mais fácil, convence um amigo ou amiga a ir contigo ou então procura uma grupo de corrida e junta-te a ele... Dou-te uma ajuda "Correr na Cidade".

 

Decimo segundo, faz perguntas a quem tem mais experiência, ajuda a evoluires mais rápido, é certo que existem alguns charlatões, mas rapidamente te vais aperceber disso e começas a filtrar a informação.

 

Décimo terceiro, já que estás a querer mudar de vida começa bem e faz um check up médico antes de iniciares a actividade.

 

14 (cansei -me de escrever por extenso) - Instala uma aplicação de corrida no teu smarphone e acompanha o teu desenvolvimento, as aplicações hoje em dia tem um conjunto de funcionalidades variado que permitem desafiar-te, algumas até já vem com planos de treino, esquece o relógio de corrida, ainda é cedo para isso, a aplicação chega e sobra para já.

 

15 - Tenta criar uma rotina, assim que se torne um habito para o teu corpo, tudo se torna muito mais fácil.

 

16 - Põe já um objectivo atingível em cima da mesa, por exemplo uma prova pequena que gostasse de fazer e compra a entrada para essa prova assim que possas... "Atreve-te".

 

joggingstayingfit.jpeg

 

17 - Não te esqueças de te hidratar, é comum ver corredores no inicio a correrem sem beber nada, cuidado com isto, um golo de água de dez em dez minutos é mais que suficiente.

 

18 - Cuidado com o sol, protector sol, óculos escuros e chapéu... Protejam-se pela vossa saúde.

 

19 - Tenta trazer um amigo, que como vocês gostava de começar a correr e ainda não teve aquela força de vontade que já tiveste.

 

20 - Já que vão ter uma vida mais saudável, tentem, levem esse mote para outras áreas da vossa vida, alimentação, saude, dêm mais tempo às vossas famílias de sangue e coração e desliguem mais do stress do dia a dia e do trabalho.

 

Havia muitoooooooooo mais mais para escrever, mas tens de descobrir alguma coisa por ti e lembra-te que é um período novo e de muita descoberta, por acima de tudo:

 

21 - Coloca sempre com um sorriso no rosto, podem nunca vencer uma prova, certamente serão pessoas mais saudáveis e isso é motivo de alegria.

 

Que este post seja o início de várias corrida... Run Happy.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D