Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Jenn Shelton - a recordista nas 100 milhas

Por Bo Irik:

 

Desafiei os vários elementos da crew do Correr na Cidade a partilhar no blogue quem nos inspira, aquela pessoa do mundo da corrida que é um exemplo para nós, um ídolo, uma musa corredora. Assim, o Filipe já falou do Hal Koerner aqui

 

No meu caso não havia dúvidas de quem seria, e é com muito gosto que vos apresento a Jenn Shelton, uma ultra-maratonista americana. Já tinha ouvido falar dela enquanto heroína de grandes provas de ultra trail do continente americano, mas foi ao ler o livro Born to Run que me identifiquei mesmo com ela.

6a00d83453140969e201310f906001970c.jpg

É uma pessoa muito layed back, que gosta de curtir a vida e fazer aquilo que lhe apetece. Não liga muito àquilo que a sociedade pensa sobre ela. Para além de ser uma atleta de referência, é muito cool: uma mulher bonita e que impõe respeito, é tatuada, simples, não liga às marcas nem procura ser famosa, gosta de uma noite louca de copos. Adoro o perfil humilde dela no que toca à sua fama; ela não é patrocinada, raramente aparece nos media e quando aparece é sem marcas e no-nonsense*.

tim-olson-jen-shelton.jpg

 

Outra coisa que me fascina é que quando a desafiaram para se qualificar para os jogos olímpicos, a resposta foi que, embora satisfizesse as 2h48min que era o requisito para a Maratona na altura, ela não tinha interesse em seguir um plano de treinos, de deixar os copos e de acordar cedo (em 2012 mudou de ideias e tentou qualificar-se mas lesionou-se). Ela quer é correr nos trilhos porque lhe dá prazer e mais nada.

 

Eu também sou assim. É claro que não me qualifico para a maratona olímpica, mas é certo que não estou disposta a fazer alguns sacrifícios para melhorar o meu desempenho na corrida. Gosto de copos, de noitadas e não gosto de acordar cedo mas em paralelo gosto de correr e, com os meus objetivos, é perfeitamente compatível :)

 

A Jenn corre por prazer. Antes de descobrir o trail running, Jenn era surfista, curiosamente eu também, e afirma que se um dia se fartar dos trilhos, volta ao surf; não vale a pena praticar um desporto contra a nossa vontade. E mais nada!

jenn-shelton-pear.jpg

 

Vamos lá conhecer um pouco melhor a Jenn, então:

 

Jenn Shelton (1983) é uma ultra-maratonista dos EUA que detém em seu nome vários recordes nas ultra-maratonas mais desafiantes do mundo. Na Universidade era jogadora de Rugby mas rapidamente trocou a bola pelos trilhos e começou a ganhar notoriedade enquanto ultra maratonista. A sua paixão pelo calçado leve e minimalista levou-a a viajar, em 2006, com Scott Jurek, Christopher McDougall, e mais alguns ultrarunners (era a única mulher no grupo) a Copper Canyon no estado de Chihuahua no México para correr com os Tarahumara**, para o livro de McDougall. "Born to Run". Crítica como a Jenn é, acusou McDougall de "romantizar" o estilo de vida dos Tarahumaras e não descrever devidamente a pobreza na qual se sustentam. Em Maio de 2007 a Jenn participou pela primeira vez na Frederick Marathon, tendo batido o recorde feminino com 2:53:44, recorde que se mantém ainda hoje e fazendo a prova de bikini.  

 

Hoje, Jenn continua a ser a mulher mais rápida na distância de 100 milhas em trilhos. Wow.

 

"When I'm out running in the mountains and I get that fear that a cougar is following me and I'm going to die, I think, 'It's OK if the cougar eats me because I've done some really cool things."

 

* Atualmente é patrocinada pela Patagonia, mas quando bateu o recorde das 100 milhas não era patrocinada.

** Os  Tarahumara são um povo nativo do Noroeste do México, conhecidos pela sua capacidade de correr distâncias muito longas.