Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Faltam dois dias para a Meia Maratona! E agora?

Por Bo Irik:

Meia Maratona1.jpg

 O ano passado na Meia Maratona da Ponte 25 de Abril

 

Ontem o Tiago partilhou algumas dicas para a vossa primeira meia maratona: aquecer, começar devagar, estabelecer objetivos, dividir a prova em etapas, combater o tédio, hidratar, usar roupa confortável e divertir-te. Fácil!

 

E agora? Agora que ainda faltam dois dias para a prova, o que fazer? Digo “ainda faltam” em vez de “já só faltam” porque nesta fase já deves estar mega ansioso/a!

 

Entretanto, já com algumas provas de 21km + no meu currículo, partilho convosco algumas das que eu considero as boas práticas nos dias que precedem uma prova. Estas dicas podem, obviamente, ser aplicadas a provas de qualquer distância. Sublinho que são dicas resultantes da minha experiência própria e que eu não sou nenhuma perita no assunto e cada caso é um caso.

 

  1. Come muitos hidratos de carbono!

Yes! Esquece a dieta, ataca a massa! Temos a mania de que a comida pre-prova devia ser massa pelos hidratos de carbono,mas sabias que duas carcaças contêm mas hidratos de carbono do que um prato de massa? Mais informação sobre o que comer antes de uma Meia Maratona pode ser lido aqui, escrito pela Ana, a nossa especialista neste âmbito.

 

A ingestão de hidratos deve ser iniciada alguns dias antes da prova, não só na véspera, e cuidado, não comas demasiado na véspera, isso também pode causar efeitos adversos! Come quantidades que comerias normalmente, mas carrega nos hidratos.

 

  1. Evita alimentos estranhos.

Se puderes come em casa e come coisas que estás habituado a comer, preferencialmente coisas que costumas comer antes de treinos longos. Agora não é o momento para experimentar o restaurante chinês clandestino na Mouraria :p

 

  1. Hidrata-te!

Sim, sei que o Tiago também já falou da hidratação durante a prova e a Ana sobre a hidratação antes, mas é tão tão tão importante, que repito: bebe água! Eu bebo muita água por natureza, tenho uma garrafinha no meu trabalho que vou enchendo de forma a beber 2 a 3 litros de água por dia, consoante o calor e previsão de exercício intenso. Mais uma vez, não basta beber no dia antes da prova e durante. Começa a hidratar bem 2 a 3 dias antes e não menos importante, depois da prova! Em paralelo, recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas por terem um efeito contrário à hidratação e porque não é propriamente agradável fazer uma prova com uma ressaca :p

 

  1. Prepara o equipamento.

Garante que tens todo o equipamento lavadinho e preparado. Não te esqueças:

  • Dorsal e alfinetes ou porta-dorsal;
  • Chip (se não estiver integrado no dorsal);
  • Equipamento, boné e meias (o tempo está algo imprevisível e o boné ajuda a proteger contra o sol e a chuva);
  • Relógio e/ou telemóvel;
  • Géis ou outras fontes de energia (se bem que a Meia Maratona de Lisboa tem bastantes abastecimentos);
  • Protetor solar e vaselina ou outro crème para evitar assaduras (caso costumas usar).

17466405_zgVVl.png

Acima de tudo... diverte-te! (foto por Miguel Batista)

  1. Não exageres.

Relaxa, relaxa as pernas. Na Sport Expo, onde se levantam os dorsais, evita andar muito, evita participar em workshops que possam ser exigentes para o teu corpo e evita provar amostras de comida que não conheces. Usa calçado confortável e descansa muito.

 

  1. Se sentires necessidade, corre.

Mas só um bocadinho! Há quem goste de soltar um pouco as pernas na véspera de prova. Tudo bem, desde que seja calminho e curto e não faças coisas “esquisitas” como experimentar calçado novo por exemplo.

 

  1. Ter as unhas cortadas.

Recomendo cortar as unhas, não na véspera da prova, mas uns dias antes, para dar tempo aos dedos do pé habituarem-se ao “novo corte”. Mantem as unhas dos pés bem curtinhas de forma a evitar as famosas unhas negras (o que aconteceu à Natália na sua primeira meia maratona). Outra dica preciosa é hidratar a pele dos pés com creme hidratante (eu própria uso um creme de mãos de marca branca).

 

  1. Pensamento positivo.

Não stresses. Treinaste o que pudeste e estás bem preparado/a. Descansa. No dia da prova, como esta envolve alguma logística, vai com tempo para evitar stresses e filas. Enjoy!

 

Boa prova a todos! E depois contem-me como foi!

(eu não irei estar presente este ano, pois irei participar nos 30km do Trail de Almeirim).

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D