Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Eu sei lá se é os chineses ou o #$&/=)

Untitled.jpg

Sim... Ainda continua a haver imenso o estereótipo de que o que vem das bandas do oriente, cunhado por uma empresa sediada na China é mau... Mas desenganem-se... Em todo lado há bons e maus produtos. Só temos de ter o trabalho de os procurar.  A cada produto que adquiro da Xiaomi (ou neste caso a sua subsidiária) cada vez me convenço que fazem coisas com qualidade a preços justos.

Um excelente exemplo disso é o Xiaomi Amazfit Stratos, a junção de relógio desportivo sem comprometer a vertente de smartwatch

Já há algum tempo que estava curioso em experimentar mas estava desconfiado do valor baixo dada as características que anuncia. Neste momento deve estar a fazer cerca de 6 meses que anda comigo e acho que foi uma aposta ganha, tendo um relógio de qualidade igual ( ou se calhar até melhor) que muitas das populares marcas mas sem comprometer o orçamento e sem me sentir "roubado".

 

Bom vamos por partes. Em primeiro o que me levou há escolha. Semelhante ao meu antigo relógio multi desportos, queria garantir que tinha Bluetooth para permitir colocar músicas e ouvi-las enquanto corro sozinho ou no ginásio sem ter de andar com o telemóvel atrás de mim. Seguia-se o pulsómetro para medição da frequência cardíaca no pulso e, para além disso, queria fazer um pequeno upgrade e garantir que pelo menos, o relógio iria conter magnetómetro e se possível barómetro. O magnetómetro para além de melhorar a estimação da orientação permitindo o seguimento de rotas, serve também como bússola. Já o barómetro permite melhorar a precisão da altitude durante as corridas, especialmente útil nos treinos de trail, como já expliquei  aqui. E por último, algo que fosse mais smartwatch!

 

Principais características

Ora bem então temos:

  • Variedade de registo de desportos: corrida, caminhada, bicicleta, natação, bicicleta elíptica, montanhismo, trail, triatlo, ténis, futebol e ski. 
  • Registo automático de atividades e afins: número de passos, distância percorrida, calorias, ritmo cardíaco e qualidade do sono.
  • Alertas para quando estamos há demasiado tempo sentados.
  • Alertas de notificações e chamadas através do telemóvel.
  • Resistente à agua.
  • Pulsómetro
  • Bluetooth Low Energy
  • GPS+Glonass
  • Sensores inerciais (Acelerómetro, giroscópio, magnetometro)
  • barómetro
  • 4GB de memoria dos quais cerca de dois podem ser usados para música.
  • WiFi
  • Múltiplas "skins" do visor principal
  • Personalizar o fundo com imagem pessoal
  • follow back ( "guia" para retornar ao ponto inicial)
  • training center (planos genéricos de treino)

Ok, mas e para a corrida?

A maioria das configurações são realizadas através da aplicação de telemóvel. Com esta podem configurar as informações que surgem no ecrã por defeito associada a um determinado modo de desporto. No entanto o mesmo também pode ser feito no próprio relógio. Apenas se torna um pouco mais penoso.

As informações dadas durante a corrida, por exemplo, de zona alvo de velocidade, zona alvo de ritmo cardíaco, alerta de tempo e ainda distância são configuradas no relógio. Podem ainda ativar a auto-pausa automática, que se ativa sempre que for detetado um nível de movimento baixo. Na galeria em cima tem alguns exemplos das informações que podem consultar durante o treino.

Após a realização de cada treino, aparece  um resumo do mesmo, onde se pode visualizar as estatísticas e também os gráficos de ritmo cardíaco, passada, altitude, distribuição do terreno em percentagem e o mapa do treino.

 

E a bateria?

Em utilização regular, e defina-se por utilização regular como medição do ritmo cardíaco e 30min de exercício com uso de GPS, dura cerca de 5 dias. Com 93% de bateria, o relógio estima que a permite correr durante 32h. Será? Não sei, mas também vos garanto que não serei eu a comprová-lo :)

IMG_20181227_191323.jpg

 

Mas é tudo bom?

Não, mas sinceramente creio que é o que é mau, são simples pormenores.  Por enquanto ainda só é possível conectar ao Strava para sincronização automática.  Por outro lado creio que está em falta o chamado estilo livre, que é útil para quando se faz alguma rotina no ginásio que não seja exclusivamente máquinas de cardio. 

Então e o preço?

Na altura da minha compra, ficou em cerca de 170€ através dos sites online chamados "chinocas". Hoje numa pesquisa rápida vi que rondava os 150€. Não se esqueçam é dos "problemas" que podem estar associados a essas compras. Actualmente já se encontra a esses valores (170~200) em lojas online portuguesas ou mesmo da vizinha Espanha, basta fazer uma pesquisa. 

Bons treinos e boas corridas :D