Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

"Estou com os pés todos #%didos!" - Dez dicas para que não digas mais isto.

Os pés são uma parte fantástica do nosso corpo devido à sua complexidade, se pensarem bem nos mais diversos de movimentos que conseguimos fazer com eles, talvez tenham uma noção o que quero dizer.

 

pes1.jpg

 

O nosso pé composto por 26 ossos, tendões, músculos, ligamentos, arterias, entre outros, sendo que a sua função primária é nos dar condições para sustentar o corpo, para caminhar, saltar, correr, etc... Basicamente todos os movimentos que estejam relacionados com o equilíbrio o pé está envolvido, daí ser da máxima importância que cuidemos bem deles, principalmente nós que os usamos de uma forma mais "viva".

 

Deixo seguir uma lista de dez dicas de cuidados com os pés:

 

1. Sapatilhas adequadas

Correr com o calçado adequado para a nossa morfologia e de acordo com a actividade que estamos a desempenhar é fundamental para não termos desconforto nos pés e isso não progredir e resultar em lesões, pois são as sapatilhas que nos vão ajudar e muito na absorção do impacto.

Façam o teste da passada, invistam algum tempo a pesquisar ou procurem alguém com mais experiência para vos aconselhar e leiam o que o Tiago escreveu neste magnifico post, pois acredito que vai ajudar. Fora da actividade física, devem devem importar esta boa prática.

 

pes2.jpg

 

 

2. Meias

Por vezes são negligênciadas, mas um bom para de meias é quase tão importante como as sapatilhas, por sorte são mais baratas o que possibilita que exprimentemos mais modelos e marcas até encontramos a que funciona bem connosco. Elas são uma das principais aliadas para evitar o aparecimento de bolhas, mas devem prestar atenção à sua composição, devem ser leves, de preferência sem costuras e de material que não absorva muita água, para promover a transpiração, por isso atenção ao algodão.

 

3. Unhas

Unhas grandes e compridas são para as meninas da Ribeira do Sado, as unhas de um corredor devem sempre estar bem aparadas para que não toquem na zona frontal da sapatilha, mas ao mesmo tempo, não muito curtas de forma a que não se cravem no dedo do pé ao fazer pressão sobre este.

 

4. Hidratar os pés

Manter a elasticidade da pele na zona dos pés é essencial, para evitar o aparecimento dos calos, gretas e bolhas durante a actividade física. Aplicar um diariamenete creme hidratante, próprio para pés, resolve facilmente esta situação e rtambém é uma boa pratica reforçar esta aplicação antes de ir treinar.

 

pes3.jpg

 

5. Relaxamento

Correr provoca bastante stress na zona dos pés, pois é a primeira parte do nosso corpo a "levar com a pancada". É uma boa prática após uma actividade física mais intensa ou uma vez por semana, colocar basicamente os pés a " marinar". Encham um recipiente com água morna e temperada com sal, isto vai promover uma melhor circulação sanguínea e relaxar os pés. Sugestão, para activar ainda mais a sensação de relaxamento coloquem um pouco essência de lavanda na água e uma pedras redondas tipo aquário no fundo e brinquem com elas enquanto relaxam.

 

6. Massagem terapêutica

Muitas vezes só nos lembramos delas quando temos uma lesão, contudo e acima de tudo elas devem ser usadas como prevenção. Fazer uma massagem terapêutica regularmente vai permitir que tudo esteja no sitio certo.

Sim, as massagens custam dinheiro, mas como prevenção podem usar uma bola de ténis ou um rolo da massa e rolar a planta do pé neste objectos, no YouTube encontram vários exemplos que podem seguir.

 

7. Gelo

Treinos mais longos ou mais puxados, podem provocar um certo inchaço nos pés e sensação de quente, um boa forma de colmatar estes sintomas rapidamente é mergulhar os pés em gelo ou água bem fria, para além de diminuir o pico de inflamação contribui para uma sensação de bem estar imediato.

 

pes4.jpg

 

8. Fortalecer

Como já referi acima, os pés tem um papel predominante na corrida, logo os seus musculos devem estar bem fortalecidos para um melhor desempenho. Como? Deixo aqui umas sugestões de exercicios.

Andar em bicos de pé: Um exercicicio que pode ser feito com toda a facilidade em casa.

Apanha o lápis: Colocar um lápis no chão e tentar apanha-lo com os dedos dos pés;

Puxar uma toalha: Com um conceito semelhante ao do lápis, colocar uma toalha no chão e começar a puxa-la para debaixo da planta do pé com os dedos;

Andar sobre os extremos: É basicamente andar muito de devagar e com movimento muito prenunciados, atacando o solo com o calcanhar depois ir desenrolando até aos bicos dos pés;

 

9. Fungos e Bactérias

Seja nas unhas, entre os dedos, os fungos são sempre indesejáveis mas para quem pratica desporto, pelo menos uma vez já nos deparamos com eles. O procedimento para prevenir passa por lavar os pés diariamente com um sabão anti bacteriano, isto vai prevenir o aparecimento de bactérias e evitar aquele "cheirinho bom" proveniente dos pés. Para além disso as sapatilhas deve ser desinfectadas no seu interior com um spray higienizante.

Caso queiram ser mais rigidos no aparecimento de fungos devem usar um spray antifúngico aos primeiro sinais de comichão.

 

10. O mais importante

Revisitar esta lista com regularidade, se me perguntarem se cumpro estes passos todos, obvio que não, por isso estou a escrever este post quase como um recordatório do que tenho também eu de fazer.

 

Boas corridas e cuidem dos vossos pés.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D