Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Equilibrium - Um novo conceito de loja de desporto

Equilibrium 1.jpg

Por: Tiago Portugal

 

Aos poucos os portugueses estão a ganhar consciência da importância da prática de atividade física. Os hábitos e as rotinas alteram-se e cada vez mais o exercício faz parte do quotidiano de muitos portugueses.

 

Fomos conhecer uma nova loja em Algés, a Equilibirium, que pretende ser além de uma referência nas áreas da corrida, trail, natação, triatlo, um ponto de encontro para todos os apaixonados por estas modalidades.

 

Localizada na Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés,38-A em Algés, a Equilibrium - Soluções Desportivas, abriu portas em Março de 2015. 

FullSizeRender (9).jpg

Leia a entrevista a Sérgio Dias, um dos sócios fundadores.

 

1. Qual o conceito da vossa loja?

 

A Equilibrium é um espaço com múltiplas vertentes, que permite servir atletas de modalidades como o Ciclismo, Corrida, Trail, Natação e Triatlo, desde o atleta iniciado até ao profissional. Num só lugar os atletas terão acesso a uma oficina de mecânica, às melhores marcas especializadas, nutrição, massagem, bikefits e a profissionais conhecedores e apaixonados, que serão um auxílio precioso na resolução de quaisquer situações ou no esclarecimento de dúvidas e aconselhamento técnico.

 

2. Como nasceu a ideia deste projeto e quando foi lançado? 

 

Este projeto nasceu dos sonhos dos dois sócios fundadores (Bruno Bastos da Silva e Sérgio Dias,) de tornar real um espaço de qualidade e profissional dedicado aos três desportos que compõem o Triatlo, não só com os produtos necessários à prática dos mesmos, mas também com todos os serviços associados. A Equilibrium - Soluções Desportivas, abriu portas em Março de 2015 na Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés,38-A em Algés, contudo o projeto já existia "no papel" há mais de um ano.

 

3. A vossa loja é enquadrada nas várias modalidades do triatlo ao trail, porque apostaram nestas modalidades? São as que apresentam maior crescimento?

 

Efetivamente a corrida em primeiro lugar, o ciclismo logo a seguir e nos últimos dois anos também o triatlo (numa vertente mais popular), apresentam crescimentos muito significativos, contudo não foi esse o motivo para apostarmos nestas modalidades.

 

A aposta nestas modalidades prende-se em primeiro lugar com o gosto e profundo conhecimento deste mercado por parte das pessoas envolvidas na Equilibrium. Por outro lado, os atletas alvo são um nicho de pessoas apaixonadas pelas suas modalidades e pelo treino, que procuram sempre as últimas novidades em termos de tecnologia e performance, algo que as lojas generalistas têm dificuldade em alcançar e que nos propomos fazer.

 

eq2.jpg

4. Qual a tipologia de produtos que vendem no vosso espaço?

 

A Equilibrium tem um espaço com uma área de 140m2 em que se distribuem diversos produtos, dos quais realçamos as bicicletas, desde a BTT mais simples ao topo de gama de Contra Relógio, equipamentos de treino e de competição de Triatlo, Trail, Ciclismo e Natação, Nutrição, relógios desportivos com GPS para treino e competição, calçado desportivo para corrida urbana e de trail e material para manutenção e reparação de bicicletas, entre outros.

Só trabalhamos com marcas de qualidade e de referência na área como Boardman Bikes, ZeroD, Suunto, Adidas, Salomon, Compressport, ZipVit, .....

 

5. E que tipo de serviços disponibilizam aos vossos clientes?

 

Temos um espaço próprio para massagem desportiva e avaliação de lesão, onde os nossos profissionais realizam o seu trabalho proporcionado aos nossos clientes as melhores condições.

Existe ainda uma sala de exercício que está preparada para treinos em grupo (rolos) e outros tipos de treino indoor, bikefittings, ou palestras direcionadas para temas relevantes na área desportiva.

 

6. A Equilibrium quer ser mais do que uma loja, certo? E quer ser uma referência, um ponto de encontro. Como o vão fazer?

 

O objetivo sempre foi ser uma referência para estas modalidades, sendo também um local onde se pode ter acesso aos melhores produtos do mercado. Será um ponto de partida para treinos de corrida e ciclismo para grupos de vários níveis, um local de encontro e de saber onde os atletas podem trocar impressões sobre as suas experiências e contactar com outras pessoas do meio.

FullSizeRender (3).jpg

7. A loja está localizada entre Algés e Miraflores. Existe alguma razão específica para esse local? 

 

Para nós era importante que a Equilibrium fosse num local onde o acesso de bicicleta fosse fácil, perto do centro de Lisboa, mas fora de Lisboa, com estacionamento automóvel fácil.

 

Esta zona tem uma densidade populacional elevada, tem serviços, empresas e é muito próxima de centros desportivos fulcrais como Monsanto e o Jamor, onde a prática de corrida urbana e de trail, o ciclismo e a natação estão muito presentes.

De referir que a Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, é um ponto de passagem muito frequente de ciclistas que se dirigem depois à estrada marginal ou a Monsanto, para a partir dali organizarem as suas voltas.

 

8. Irão ter atividades ou treinos regulares?

 

Sim, está neste momento a ser planeado o calendário para a época que aí vem, mas podemos desde já adiantar que iremos ter treinos semanais de corrida e uma volta de bicicleta ao fim de semana, entre outros eventos pontuais.

 

eq3.jpg

9. Será uma única loja ou vão expandir para mais locais em Lisboa ou Porto?

 

Para já pensamos em centrar-nos na zona da Grande Lisboa e a partir da recetividade e do crescimento do projeto que formos tendo, avaliar uma possível expansão para outros mercados do País.

 

10. Também vão apostar o e-commerce?

 

Uma das grandes mais-valias da Equilibrium é o conhecimento das pessoas que aqui trabalham e o tratamento personalizado e cuidado que damos aos nossos clientes. 

É também isso que faz com que tenhamos sempre clientes satisfeitos, pois recebem um aconselhamento de topo em relação aos produtos e serviços que realmente se adaptam a cada atleta em cada situação.

 

Tudo isso se perde na relação impessoal da internet, pelo que não será à partida um caminho a seguir, contudo temos feito algumas vendas para alguns pontos do País mais distantes, cuja origem foi na nossa página do Facebook ou por telefone. Brevemente na nossa página de internet, que se encontra em construção, teremos os produtos que comercializamos e que poderemos enviar por via postal.

 

Nota: Durante o mês de Agosto, todos os produtos de running estão em promoção (promoções de 30% em todos os produtos de running em stock das marcas Adidas e Salomon: calçado, têxtil e acessórios).