Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Decidiste começar a correr? Então isto é para ti!

18832496_Of8ui.jpeg

  

A regra diz que para mudar velhos hábitos são precisos 21 dias até que estes se tornem rotina. Como se come um elefante? Em dentadas pequeninas… Assim, aqui ficam as minhas dicas para quem quer começar a correr… e não… não vou falar de equipamento.

 

1. Vão ao médico!! Anos de sedentarismo podem causar muita mossa, por isso não arrisquem, consultem o vosso médico de família e peçam para fazer façam um check-up (análises, ecocardiograma e prova de esforço). Se estiverem o OK podem passar ao ponto seguinte; Leiam também este artigo.

 

2. Estabeleçam um objectivo. Definam um objetivo exequível (uma maratona ou uma meia não são objetivos exequíveis para quem começa a correr). Uma prova de 10km daqui a 5/6 meses poderá ser um objetivo coerente. Consultem o calendário www.followruns.pt;

 

3. Não alterem as vossas rotinas radicalmente. Não queiram começar a correr às 6 da manhã se não são seres matutinos, porque em vez de estarem a tentar alterar um hábito vão estar a lutar por alterar dois hábitos. Procurem uma altura do dia que seja confortável para vocês, em que sintam que o vosso corpo reage bem. Por exemplo para mim as melhores alturas são sempre a manhã ou a hora de almoço, ao final da tarde depois de um dia de trabalho o meu corpo começa a desligar. Quando não consigo treinar nas melhores horas simplesmente opto por fazer treinos menos exigentes ao final da tarde. 

 

4. Comecem por fazer um andar intercalado com correr: Sim resulta!! efetivamente para quem começa a correr, os primeiros treinos são sempre penosos (há um preço a pagar pelo longo tempo de inatividade) mas não se assustem, já que o nosso corpo e a sua fantástica capacidade de se adaptar supera tudo. Alternar (andar/correr) não só permite gerir melhor o esforço como dá tempo ao corpo para se ajustar. Experimentem este podcast http://www.c25k.com/ , é uma boa estrutura de treino.

 

5. Cada treino um objetivo: Estabeleçam um objetivo para cada treino seja ele 30m de corrida ou 3 voltas ao parque, quando têm um objetivo, têm um propósito e o treino torna-se mais fácil e interessante.

 

6. 3 é a conta que Deus fez: 3 dias por semana para quem começa é mais do que suficiente. Oiçam o vosso corpo, se está dorido não há problema, se têm dor dêem descanso (se a dor persistir consultem o médico).

 

7. Juntem-se a quem já corre: Neste momento existem por esse Portugal centenas de grupos de corridas com treinos e horários para todos os gostos. Correr em grupo alem de custar menos, dá-nos a sensação de pertença e de partilha. Experimentem! 

 

8. Há mais além para além de correr: Alongar e hidratar são essenciais à recuperação do nosso corpo por isso não descurem estes aspectos;

 

9. Preparem-se, pois o mundo vai tentar boicotar-vos. Quando alteramos os nossos hábitos, sejam eles quais forem e sempre que estes interferem com quem nos rodeia, a tendência natural vai ser que “o mundo” tente acabar com a "disfunção" e procure o status quo. Por outras palavras, consciente ou inconscientemente quem nos rodeia poderá tentar boicotar-nos (passei por isso na primeira pessoa).

 

Boas corridas!

3 comentários

Comentar post