Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

De volta aos treinos, Pokemom Go Style!

tpg.jpg

Como prometido, passaram praticamente 2 meses desde que voltei a treinar, e aqui estou para partilhar com vocês como tem sido. E quero saber quem, como eu, voltou aos treinos.

 

Depois de 3 meses parado paradinho, como vos contei no final de Julho, voltei a correr. Já recuperado sabia que tanto tempo de paragem ia significar uma grande baixa de forma física, e foi o que aconteceu.

 

Nos primeiros dias que pude sair de casa, houve a coincidência de ter sido lançado o jogo Pokemon Go. Com a febre que existiu à volta do jogo, a minha curiosidade aumentou e quis perceber a mecânica do mesmo.

 

 

O conhecimento da realidade dos Pokemons até aí para mim era inexistente. Sabia apenas que existia um boneco estranho e com ar simpático, de seu nome Pikachu, nome pelo qual, carinhosamente, a minha respetiva me trata.

 

Jogo instalado no smarthphone, a primeira coisa que percebo é que tenho andar pelas ruas para caçar os ditos Pokemons e recolher objetos úteis em pontos específicos de interesse (Pokestops).

 

Se a necessidade de sair de casa para retomar alguma atividade física era grande, a vontade e a força, sobretudo com os dias quentes, era muito pouca.

 

Assim, a conjugação desta necessidade de me mexer com a curiosidade pelo jogo e em evoluir nele caçando criaturas e "chocando ovos", foi o quanto baste para em cada dia, andar mais um pouco.

 

Ao final de 2 semanas, aos poucos, comecei a incluir pequenos momentos de corrida lenta no meio das caminhadas de smartphone em punho. Aproveitava as "caçadas" para andar ou descansar, e momentos de percurso sem criaturas para corrida lenta.

 

Em treinos de cerca de 1h, fui passando de 4km a 5km, até 6km percorridos.

IMG_8027.PNG

A 8 de Agosto fiz o primeiro treino de corrida, digno desse nome, pelo Jamor. Corrida lenta, com períodos de caminhada quando a frequência cardíaca já era demasiado. Fiz uns orgulhosos 7Km em 1 hora.

 

Aos poucos fui largando as sessões de Pokemon Go e tenho evoluído aos poucos o ritmo, dando sempre preferência a treinos de grupo ou acompanhado, que me dão uma motivação muito maior e custam muito menos.

 

Nas últimas semanas nos treinos de 1h passei dos 7 para os 8km até aos 9km, e fiz alguns treinos de 10km em cerca de 1h10m/1h15m.

 

Recentemente estive a passar alguns dias em Hannover com a Joana, e aproveitei 2 manhãs, que ela estava no trabalho, para conhecer partes da cidade correndo. Em Hannover anda tudo de bicicleta, é fantástico e dá uma vontade brutal de fazer este estilo de vida.

IMG_8215.JPG

A cidade é completamente plana, e entre paragens para tirar algumas fotos e outras para me orientar, fiz um treino de 13km pelas ruas e parques da cidade, e um treino de 10km num dos maiores e mais bonitos parques da cidade, o Herrenhausen Garten.

IMG_8252.JPG

E assim, 2 meses depois, continuo com grandes dificuldades, cada treino requer muito boa recuperação, alongamento e descanso, porque fico sempre muito cansado muscularmente e mesmo articularmente, mas a evolução é significativa.

 

Também já incluí 2 treinos de bicicleta nas ultimas 3 semanas e voltarei em breve a nadar, para não exagerar nos treinos de corrida e no impacto que a corrida ainda tem no meu corpo.

 

O melhor das últimas 2 semanas foi ter, finalmente, voltado a participar nos treinos abertos do Correr na Cidade, um como guia para iniciados no meu quintal no Jamor e outro de regresso aos trilhos de Monsanto com bastante esforço mas com um sorriso gigante.

IMG_8283.JPG

Voltando ao jogo, o Pokemon Go. Embora as críticas ao mesmo sejam mais que muitas, e como tudo o que é em exagero, enjoa, seja no meu caso, seja em outros, o jogo tem tido os seus méritos, e não falo apenas dos comerciais.

 

No final de Julho o post do João inspirou-me e deu-me "juízo", o equilíbrio é sempre o melhor. Hoje troquei as sessões de treino Pokemon Go Style pelas sessões de treino com amigos, mas no inicio o jogo foi uma boa companhia e motivação para me por a mexer.

 

Em breve terei o tão ansiado regresso a uma prova, a Corrida do Tejo, uma prova que tanto gosto, e onde curiosamente o ano passado fiz o regresso após um período longo de lesão, será uma sensação de deja vu, mas das boas :)

 

E vocês? Quem de vocês neste início de época tem conseguido superar a inércia e voltar a treinar com regularidade?

 

Fico a aguardar o vosso feedback nos comentários.

 

Bons treinos!

 

2 comentários

Comentar post