Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Correr na Rota Vicentina

Correr na Rota Vicentina 5.jpg

Este verão passamos uns dias em Odeceixe. Ficamos na parte de cima, na Urbanização de Malhadais, o local perfeito para umas férias ativas. Nas férias em família nem sempre é fácil manter o ritmo de treinos. Há que ser criativo!

Assim, optamos por um de nós ir a correr até a praia enquanto o outro levava a pequena (de bicicleta ou de carro) ou acordávamos cedo e um de nós ia correr enquanto a Luísa dormia. Também aproveitamos a proximidade ao mar para fazer um passeio de SUP em Aljezur, já que as ondas estavam muito pequenas para surfar. Além disso, conseguimos manter 1 ou 2 treinos de reforço muscular por semana! Não foi tão mau!

Correr na Rota Vicentina 7.jpg

Como a experiência de correr nas férias foi tão boa e porque ficamos muito impressionados com o potencial da Rota Vicentina para trail running, partilhamos alguns dos nossos treinos:

 

Correr na Rota Vicentina 1.jpg

Trilhos e estradões entre Odeceixe e a Praia da Amoreia - 12,5 km

Strava: https://www.strava.com/activities/2596687846

Fiz uma pequena pesquisa no site da Rota Vicentina e no Google Maps e orientei um percurso de Odeceixe à Praia da Amoreira, onde iríamos fazer o passeio de stand-up paddle. Foram 12,5 km, quase em linha reta e quase planos, entre estradões e trilhos. Infelizmente, também fiz alguns kms na estrada nacional, o que é algo perigoso e desagradável mas com algum cuidado, faz-se bem.

 

Correr na Rota Vicentina 2.jpg

 

 

 

Estradões entre a urbanização Malhadais e a Praia de Odeceixe - 7 km ida + 3,5 de volta

Strava: https://www.strava.com/activities/2602722477 e https://www.strava.com/activities/2602722396

Neste percurso, não optámos pelo percurso mais rápido, mas sim pelo percurso que me permitia fazer cerca de 10 km. O Xiko foi na bicicleta com a Luísa na cadeirinha. Foi um percurso muito giro por caminhos pequenos por campos agrícolas e pouco D+. Na praia, tomamos banho e comemos umas batatas cozidas com molho deliciosos no Bar da Praia.

 

 

 

Correr na Rota Vicentina 3.jpg

Trilhos de areia entre o Porto Côvo e São Torpes - 9 km

Strava: https://www.strava.com/activities/2609960918

Quando já estávamos a voltar para Lisboa, decidimos parar em São Torpes para o Xiko dar uma aula de surf à Luísa, pois nessa praia havia ondas perfeitinhas para isso e não há pedras. A caminho do Porto Côvo lembrei-me que podia aproveitar para correr parte do caminho e vi no mapa que do Porto Côvo até São Torpes seriam 9 km. Paramos o carro, mudei de roupa, e lá fui eu. Sem preparar o percurso, estava a contar ir à beira da estrada, mas quando vi a sinalética da Rota Vicentina, não hesitei e enfiei-me num trilho. O que era para ter sido um treino de velocidade passou a ser um treino de força em trilhos de areia com paisagens de cortar a respiração! Recomendo!

Correr na Rota Vicentina 6.jpg

Volta pelas arribas da Arrifana e Vale da Telha - 7 km

Strava: https://www.strava.com/activities/2627723880

Entretanto, também passamos uns dias na casa dos meus pais em Lagos e no caminho para Lisboa, fizemos uma paragem na Arrifana para jantar com amigos. Como não havia ondas e tínhamos algum tempo até ao jantar, equipamo-nos e fomos explorar os trilhos da zona. Foi um percurso sem preparação, apenas seguindo os trilhos e a nossa intuição. Acabou por ser um dos percursos mais bonitos que alguma vez corri! As falésias desta zona são incríveis e apanhamos a “golden hour”, pelo que a luz estava incrível. Pelo caminho, não encontramos pessoas, apenas cabras, vacas e cavalos. Que maravilha! Houve uns kms muitos duros de trilhos pelas dunas com areia muito solta. Foi um belo workout!

 

Queres-te aventurar nos trilhos, recomendo a não esquecer:

  • Boné e protetor solar
  • Telemóvel com bateria
  • Água e uma barra / gel / Tailwind

 

E tu, já te aventuraste sozinho/a por trilhos desconhecidos? É uma sensação maravilhosa, tanto sozinho como acompanhado, claro! Pura liberdade!

11 comentários

Comentar post