Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Correr descalço...

Convidamos o Tiago Pereira, do site www.correrbarefoot.com,  a falar um pouco sobre o seu projeto e do movimento barefoot.

 

 

O que é correr barefoot?

Tal como o nome indica é correr descalço, ou com sapatilhas que simula ao màximo as sensações de correr descalço, também conhecidos como calçado minimalista.

Entende-se por sapatilhas de corrida minimalistas, sapatos desportivos com uma sola muito reduzida, com “zero drop” (sem diferença de altura entre o calcanhar e o frente do sapato) ou com um drop mínimo. Outra caracteristica é um “toe box” amplo, a parte frontal da sapatilha alargada, posibilitando a utilzação de toda a amplitude dos dedos dos pês para ajudar na projecção para a frente enquanto corremos. Alguns modelos, como os Vibram FiveFinger vão um passo a frente e têm os dedos completamente independentes .

Regra geral as sapatilhas minimalistas não têm suporte para o arco do pé.

O objectivo das sapatilhas barefoot é proporcionar um movimento mais natural de corrida, sem ter uma sola amortecedora de umas sapatilhas de corrida “modernas” acabando assim por utilizar mais a parte frontal e meio do pé na corrida, dependendo pouco ou nada  do calcanhar. Utiliza-se uma passada mais suave, com mais passos por minuto, recorrendo assim, mais aos músculos e tendões da parte inferior da perna para amortecer o impacto.

 

Mas porque barefoot?

Sabias que as sapatilhas de corrida “modernas”, das conhecidas marcas são uma invenção dos anos ’70? A tecnologia de corrida como a conhecemos hoje e dependemos tanto têm somente 40 anos… E antes disso? Como é que as pessoas corriam sem ter um belo par de sapatilhas com um calcanhar de 8cm? 

 

Usavam os pês e pernas da forma que o ser humano foi “concebido” para as fazer! Durante milhares de anos, o ser humano evoluìu as suas pernas e pês para correr longas e curtas distâncias, principalmente devido a necessidade de caçar para sobreviver que teve no passado.


Dr. Daniel Lieberman, professor do Departamento de Evolução Biológica Humana da Universidade de Harvard (e também corredor) recolheu em conjunto com os seus colegas dados de força durante a pisada, com pés descalços e com sapatilhas de amortecimento.

 

 

Foram filmados corredores norte-americanos que correm com e sem sapatilhas, e adolescentes quenianos da região do Rift Valley (o berço dos corredores de longa distância do Quênia) que nunca calçaram sapatilhas na vida. Constataram que mesmo em superfícies mais rijas (alcatrão e terra batida) a pisada descalça é feita com a planta do pé e gera menos impacto do que com a de uma sapatilha tradicional de corrida (onde a pisada se inicia pelo calcanhar e é distribuida para a frente do pé). Em resultado deste estudo surge a hipótese de que as sapatilhas de corrida possam ser responsáveis por causar mais lesões do que evitá-las.

 

Sabias que o corredor Abebe Bikila, o etíope que ganhou a maratona dos jogos olímpicos de Roma em 1960, bateu o record mundial descalço? ;)

Junta-te a este movimento e vem descobrir o prazer de correr natural! É tão simples como descalçar as tuas sapatilhas e correr, simplesmente correr :D

 

www.correrbarefoot.com é um site dedicado ao movimento de corrida barefoot, ou natural e minimalista em Portugal.

 

Tiago Pereira

tiagorunlx@gmail.com