Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Review: Compressport Quad Trail Running Underware Black/Red T4

 

Faz por esta semana 1 ano que comprei este acessório de corrida na SportExpo da Maratona de Lisboa. Objectivo principal era uma aposta mais forte no trail em 2014  e uma ajuda extra para os treinos e provas mais longos, devido a todas as vantagens que eram anunciadas pela marca. Depois de andar umas semanas a ler bastante sobre o que havia no mercado, lá me decidi por esta marca e este modelo.

 

 

Características base

O que era indicado na altura da compra como vantagens para quem usasse :

- pressão 360º em toda a perna superior reduzindo substancialmente as vibrações que a corrida produz nos musculos, veias e articulações

- ajuda na circulação sanguinea, provocando um maior fluxo no retorno venoso até o coração

- aumento na oxigenação dos músculos

- apoio extra para as mãos nas subidas mais íngremes

- peso reduzido e não acumulação de agua no tecido

- melhor regulação da temperatura do corpo com a optimização da circulação do calor e suor

 

Efeitos :

- Ajuda a libertar o excesso de acido láctico

- Ajuda a evitar cãibras

- Ajuda a reduzir as micro-rupturas musculares devido ao maior suporte

- Ajuda a reduzir no geral o risco de lesões

- Ajuda a reduzir o tempo de recuperação

- Aumenta a resistência ao esforço com a maior absorção dos choques

 

Isto é o que é comercializado pela marca. Na pratica será que faz mesmo isto tudo ?!?

Primeiro problema que tive, foi o tamanho escolhido. Como tenho uma perna forte, tive que ir pelo tamanho máximo, o T4, com o inconveniente de ser mais comprido do que o que seria recomendado para o tamanho da minha perna.

Existem 4 tamanhos desde o T1 ao T4, conforme o diâmetro dos dois pontos mais distantes da perna que ficam na zona de compressão e devido ao diâmetro, deu um tamanho T4.

 

Primeira vez que os usei, foi uma sensação interessante. O facto de os quadricipeds abanarem muito pouco, tem de facto alguns e bons efeitos no treino. Os impactos que se sentem são minorados, nas descidas íngremes por exemplo temos muito mais confiança a descer em alta velocidade. Pode ter algum efeito placebo, mas o que é um facto é que agora é quase obrigatório ir para um trail ou para um treino mais longo no centro de Lisboa a subir e descer e levar os quad's.

 

A recuperação muscular é de facto muito mais célere, não sei é em que percentagens entre o usar o Quad e o estar em melhor forma agora que há 12 meses atrás. O impacto que se sente nas pernas também é muito menor, não provocando aquela sensação de desconforto quando se desce muito depressa. O facto de tapar a perna toda até ao joelho também ajuda indirectamente a alguma protecção térmica naqueles dias mais frios, onde na parte inicial o corpo encontra-se sempre um pouco mais frio.

 

Em termos de utilização, é só vestir como se fosse um calção e ao fim de algumas semanas já nos esquecemos que eles estão lá tal a maneira como se acomoda na perna. Único reparo que tenho no meu caso, é a parte superior que serve de suporte para que não desça durante a sua utilização fazer um pouco mais de pressão do que o recomendado, mas outras pessoas com corpos diferentes podem não vir a sentir esse sintoma.

 

Qualidade do material

Em termos de qualidade do tecido, nada a apontar. Ainda está com quase a mesma qualidade e textura que tinha quando eram novos. O mesmo já não se pode dizer do efeito de compressão dos mesmos. É notório que vai-se degradando aos pouco a força que exerce nos músculos. O facto de ter perdido cerca de 10kg desde a compra também não ajuda, mas mesmo assim nota-se que está muito menos elástico e a força é bem menor. Relativamente aos decalques utilizados pela marca para a identificação e retro iluminação em sítios com pouca luz, já se começam a degradar aos poucos denotando algum uso, mas neste caso nada de extraordinário. Normalmente não é aconselhável lavar este tipo de vestuário na maquina devido ao desgaste que provoca nos tecidos elásticos e ás suas propriedades, mas com apenas 1 ano de uso e talvez uns 1500km em cima, a pressão mais fraca que é verificada prejudica um pouco todas as vantagens que foram enumeradas acima. Dentro de pouco tempo vou ter que procurar um substituto para eles. Talvez sejam uns iguais :)

 

Este fim-de-semana temos o Ultra Trail da Serra D'arga e as suas dificuldades inerentes aos 53km a subir e a descer varias vezes a Serra D'arga e as suas vertentes, e não poderia ter melhor companhia para os enfrentar do que estes calções em termos de conforto para as pernas. Gosto tanto deles e parecem-me tão mais eficazes que deixei de usar as perneiras da mesma marca.

E nunca mais tive lesões musculares relevantes desde que os comecei a usar.

 

Boas corridas para todos que vão entrar em competição este fim-de-semana nas diversas provas disponiveis ou se forem apenas treinar :)