Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Arrábida SwimRun: saiba tudo sobre esta nova prova

DSC_0030.jpg

Gostas de desafios novos? Se sim, então esta prova é para ti.

 

Vais ou estás a pensar em participar na primeira prova em Portugal de SwimRun? Lê a entrevista com um dos organizadores, Bruno Safara, e fica a saber tudo o que precisas sobre esta modalide e sobre a prova. Dia 4 de junho nós vamos lá estar e vocês? 

 

  1. Como nasceu e porque decidiram criar o Arrábida SwimRun?

A ideia da realização do Arrábida Swimrun surgiu após um evento de Swimrun realizado na Escócia chamado “Loch gu Loch”. Estava um pouco saturado dos desafios que já tinha realizado até à data, quer no campo das ultras distâncias quer no triatlo e queria fazer algo diferente. Sou um apaixonado pelo desporto em geral, pela natação (que foi o 1º desporto que pratiquei) e pela corrida off road ou “trail” como também conhecida.

 

A experiência lá fora foi muito positiva e resolvemos organizar um evento no nosso País, de modo a apresentar a modalidade que, apesar de já ter cerca de 10 anos, ainda não é conhecida pela maioria da comunidade desportiva em Portugal. A escolha da região da Arrábida para o 1º evento ficou a dever-se ao facto que conhecer bem a serra, os seus trilhos e por nadar frequente nas águas do Sado.

 

  1. O que define o SwimRun?

O Swimrun é definido pela conjugação de natação em águas abertas e corrida em trilhos onde todo o percurso é feito com o material com que se começa. Não há mudança de equipamento aquando da transição da água para a corrida e vice-versa - é aí que está o desafio. É baseado na paixão pelo desporto e proximidade pela natureza.

DSC_0550.jpg

  1. Quais as grandes valias e as principais dificuldades desta modalidade?

A principal mais valia é a possibilidade de competirmos em locais idílicos, tanto na água como na terra e não termos que parar nas transições (para mudança de equipamento, etc) o que torna a prova mais rápida.

 

O que é uma mais valia para a prova é também uma dificuldade pois sair da água com o equipamento molhado assim como o calçado, poderá gerar algum desconforto para aqueles que não o estão habituados a fazer. A tecnicidade do percurso e condições atmosféricas também poderão torná-lo mais desafiante assim como a altimetria e distância do mesmo.

 

  1. Como achas que o swimrun se vai desenvolver nos próximos 5-10 anos? Portugal tem condições para aderir a esta modalidade?

Acho que o Swimrun tem tudo para ser um sucesso em Portugal nos próximos anos, visto ser uma modalidade que conjuga dois elementos que temos de forma natural na geografia do nosso País Portugal apresenta todas as condições atmosféricas e de relevo para a realização deste desporto. Deste as praias mais bonitas da Europa, rios, lagos, serras de cortar a respiração e Sol a maioria do ano, com temperaturas amenas quando comparadas com os países nórdicos onde o movimento Swimrun se iniciou.

DSC_0555.jpg

  1. O swimrun está mais direcionado para antigos nadadores, triatletas ou corredores?

O Swimrun está direcionado para todos aqueles que adorem nadar e correr ao ar livre. Talvez os triatletas tenham mais à vontade na modalidade pois o triatlo já contempla as modalidades de natação e corrida, no entanto não estão habituados a correr em trilhos somente os que praticam a vertente X-Terra.

 

  1. O que podem os atletas esperar desta prova? Como é o percurso, abastecimentos, segurança?

Os atletas podem esperar uma prova a ser realizada num cenário perfeito: natação numa das mais belas baías do mundo e corrida numa serra com características de flora e fauna únicas. O percurso é desafiante, principalmente a parte de corrida que terá algum desnível. Os trilhos contarão com algum declive acentuado em certas zonas e com abastecimentos de água e sólidos em mais que um local. A nível de segurança, contaremos com o apoio de canoas e alguns SUP’s na água, bombeiros e muitos voluntários de forma a garantir que tudo corre bem.

 

  1. Existe algum momento da prova que se destaque? E quais são as principais dificuldades desta prova?

O percurso tem alguns pontos de interesse onde podem ver uma vista privilegiada sobre Troia e sobre a Serra de S. Luis bem como irão passar junto ao Palácio da Comenda nos segmentos de natação. A principal dificuldade desta prova poderá ser alguma corrente devido à maré e claro o segmento mais longo de natação estimado em 700m.

DSC_0797.jpg

  1. Preciso de algum equipamento especifico para realizar a prova, ou basta uns calções de banho e umas sapatilhas?

Esta 1ª edição foi pensada para ser acessível a todos os que quiserem experimentar a modalidade sem terem que adquirir equipamento especifico. Daí a sua realização em tempo mais quente onde o fato neoprene não é um acessório obrigatório. No entanto, Portanto, no limite, uns calções e t-shirt de compressão ou o vulgo trisuit usado no triatlo serão suficientes para poderem participar.

DSC_0336.jpg

  1. Que recomendações podem dar aos atletas que irão participar nesta modalidade, muitos deles pela primeira vez?

Que não descurem a segurança e saúde acima de tudo, nomeadamente, não entrar na água de barriga cheia para não causar uma paragem de digestão, que usem calçado apropriado de modo a ter mais aderência ao solo e que tenham cuidado em trilhos mais técnicos, caso sejam estreantes em trilhos. Que não ponham em causa a segurança dos outros participantes e que ajudem o próximo em caso de dificuldades. É importante também que tenham fair play, que contribuam para que a nossa serra permaneça limpa e, acima de tudo, que desfrutem da prova e da vista.

 

  1. Uma frase de incentivo aos atletas. 

We swim we run, we are “swimrunners”!